Copa América 2024

‘Vou abandonar’: Ronaldinho detona Seleção Brasileira às vésperas da Copa América

Campeão do mundo em 2002, ídolo brasileiro não está nada satisfeito com o atual momento da Canarinho

A Seleção Brasileira não contará com a torcida de um de seus maiores ídolos na Copa América. Em entrevista ao canal Cartoloucos, Ronaldinho Gaúcho criticou veementemente o atual momento da Canarinho e disse que abandonará o time comandado por Dorival Júnior.

— Não vou assistir a nenhum jogo. Está faltando tudo: garra, alegria, jogar bem. Então não assistirei a nenhum jogo (…) Vou abandonar o Brasil — disse Ronaldinho.

Ao receber a resposta de Ronaldinho, Cartolouco reagiu com certa estranheza. O influencer então insistiu e perguntou o porquê de tamanha descrença do ex-camisa 10 do Brasil.

— Porque (vai abandonar o Brasil) as coisas não estão andando bem. Está faltando garra, faltando entrega, faltando tudo — concluiu o ex-meia.

Campeão do mundo em 2022, Ronaldinho Gaúcho tem um título de Copa América pela Seleção Brasileira, conquistado em 1999, no Paraguai.

O que explica a frustração de Ronaldinho?

De certo modo, a forte declaração de Ronaldinho Gaúcho tem embasamento. Depois da eliminação para a Croácia na Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira acumulou resultados negativos e atuações desastrosas.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, tratou de piorar as coisas. O mandatário chegou a garantir a contratação de Carlo Ancelotti, mas passou vergonha ao ver o técnico italiano renovar com o Real Madrid.

Enquanto aguardava a suposta chegada de Ancelotti, Ednaldo resolveu nomear Fernando Diniz como treinador interino da Canarinho. Não deu certo e a seleção se complicou nas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2026.

Com Diniz no comando, o Brasil venceu dois jogos (Bolívia e Peru), empatou um (Venezuela) e perdeu três (Uruguai, Colômbia e Argentina). O desempenho sofrível da Amarelinha culminou na demissão do técnico, que seguiu no Fluminense.

Apresentado em janeiro, Dorival Júnior assumiu a Seleção Brasileira com a missão de recuperar a confiança dos jogadores e recolocar o time no caminho das vitórias. Quatro amistosos foram realizados desde sua chegada: triunfos sobre Inglaterra e México e empates contra Espanha e Estados Unidos.

Copa América será o primeiro grande desafio de Dorival Júnior à frente da Seleção Brasileira (Foto: Icon Sport)

Para qual seleção Ronaldinho torcerá?

Depois de surpreendentemente ‘desprezar’ o Brasil, Ronaldinho foi questionado se irá torcer por alguma outra seleção que estará nos Estados Unidos para disputa da Copa América. O bruxo mais uma vez foi enfático e afirmou que não assistirá à competição.

— Não (não vou torcer por nenhuma seleção), não assistirei a nenhum jogo.

Além do Brasil, estas são as outras seleções que participarão da Copa América 2024: Argentina, Peru, Chile, Canadá, México, Equador, Venezuela, Jamaica, Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Costa Rica. 

Brasil na Copa América

A Seleção Brasileira integra o Grupo D da Copa América, ao lado de Costa Rica, Colômbia e Paraguai. Invicta sob o comando de Dorival Júnior, a Amarelinha estreia no dia 24 de junho, quando encara os costarriquenhos, a partir das 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles.

Nove vezes campeão da Copa América, o Brasil quer voltar a vencer o torneio após cinco anos. Na última edição da competição, em 2021, a Canarinho foi derrotada pela arquirrival Argentina em pleno Maracanã.

Jogos do Brasil

  • Brasil x Costa Rica – 24/06 – 22h – SoFi Stadium
  • Paraguai x Brasil – 28/06 – 22h – Allegiant Stadium
  • Brasil x Colômbia – 02/07 – 22h – Levi’s Stadium
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo