Copa América 2024 vive mistério em datas, sedes e até técnico do Brasil a meses da disputa
Sorteio em dezembro deve trazer luz, mas ainda há muitas dúvidas sobre a Copa América de 2024
Hoje, segunda-feira, 20 de novembro, faltam exatamente sete meses (30 semanas ou 213 dias) para a disputa da Copa América de 2024, marcada para iniciar em 20 de junho do próximo ano nos Estados Unidos. Apesar dessa proximidade, a Conmebol tem mantido “mistério” em diversos pontos importantes da competição, como cidades-sedes (o que ajuda torcedores a se programarem), as datas dos confrontos (com exceção do jogo inicial e da final, disputada em 14 de julho), ainda faltam definir as seis últimas classificadas – isso, por responsabilidade da Concacaf – e até o técnico da Seleção Brasileira é uma incógnita.
Os classificados da América do Norte e Caribe
Além dos 10 países filiados à Conmebol (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Venezuela), mais seis seleções da América do Norte e Central, além do Caribe entrarão na competição via Liga das Nações da Concacaf. Por incrível que pareça, os Estados Unidos, país-sede da Copa América, não está confirmado e precisará lutar pela vaga.
Nesse momento, o torneio da Concacaf está nas quartas de final e as quatro seleções que avançarem confirmam a vaga na competição sul-americana. Nas partidas de ida, EUA, Canadá, Honduras e Panamá venceram os rivais Trinidad e Tobago, Jamaica, México e Costa Rica, respectivamente.
Os quatro perdedores das quartas de final da Liga das Nações ainda farão uma partida eliminatória (sem data confirmada) e os dois vencedores serão os últimos classificados para Copa América 2024.
Veja em detalhe os confrontos da Liga das Nações:
- Ida: Estados Unidos 3 x 0 Trinidad e Tobago. Volta em 20 de novembro, às 21h (horário de Brasília);
- Ida: Costa Rica 0 x 3 Panamá. Volta em 20 de novembro, às 23h;
- Ida: Jamaica 1 x 2 Canadá. Volta em 21 de novembro, às 21h30;
- Ida: Honduras 2 x 0 México. Volta em 21 de novembro, às 23h30.
Quais serão as cidades-sedes da Copa América 2024?
Talvez só a Conmebol e a Concacaf saibam, mas, publicamente, ninguém tem ideia de quais estádios receberão os jogos da Copa América 2024. Como os Estados Unidos receberão a Copa do Mundo de 2026 (junto de México e Canadá), especula-se que os estádios do Mundial, já anunciados três anos antes da disputa, sejam boa parte das sedes do torneio sul-americano.
Os estádios dos EUA na Copa do Mundo de 2026
- Estádio AT&T (Dallas);
- Estádio MetLife (Nova York/Nova Jersey);
- Estádio Arrowhead (Kansas City);
- Estádio Mercedes-Benz (Atlanta);
- Estádio NRG (Houston);
- Levi's Stadium (São Francisco);
- Estádio SoFi (Los Angeles);
- Estádio Gillette (Boston);
- Lincoln Financial Field (Filadélfia);
- Campo Lumen (Seattle);
- Estádio Hard Rock (Miami).
O que sabemos de grupos e formato?
Talvez, tudo que os torcedores querem saber seja esclarecido em 7 de dezembro, às 16h30 (horário de Brasília), quando serão sorteados os grupos da Copa América 2024 em Miami.
O formato da competição retornará ao que foi em 2016 (justamente, quando os EUA foram sede pela primeira vez), de quatro grupos com quatro seleções cada. Os países serão divididos em potes a partir do ranking da Fifa de novembro e dezembro. Os dois primeiros de cada chave avançam e vão às quartas de final. Como de praxe, todo o mata-mata será apenas em jogos de ida.
Até para Seleção Brasileira há mistério: quem será o técnico na competição?
Além de todas as dúvidas envolvendo a organização da Copa América, o torcedor brasileiro ainda não sabe quem será o técnico do Brasil na competição. O atual treinador, Fernando Diniz, tem contrato até junho de 2024, mês no qual, a partir do dia 20, inicia o torneio.
Fontes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cravam que Carlo Ancelotti, do Real Madrid, tem acordo verbal para ser o próximo comandante da Seleção Brasileiro ao término do contrato com o clube, mas o experiente técnico italiano tem vínculo com o gigante espanhol até 30 de junho de 2024 – quando a Copa América já estará em disputa.
Ainda tem o fator temporada europeia. Em 26 de maio do próximo ano, acontece a última rodada do Campeonato Espanhol. Nesse caso, se o ano do clube merengue realmente terminar há um mês do término do contrato, talvez não tenha problema em liberar Ancelotti mais cedo. Porém, uma possível final da Champions League poderia atrapalhar esse planejamento, visto que na última temporada aconteceu em 10 de junho.
Tem também a questão da continuidade do trabalho e respeito ao técnico atual. Diniz está construindo sua trajetória – mesma com diversos problemas – desde setembro desse ano, seria justo deixá-lo finalizar a passagem na Seleção Brasileira com a Copa América.
Vencedor da Copa América 2024 enfrentará campeão da Eurocopa na finalíssima
A Copa dos Campeões Conmebol-Uefa, conhecida como Finalíssima, foi retomada no ano passado com o título da Argentina, campeã da Copa América, em cima da Itália, vencedora da Eurocopa.
Em 2025, acontecerá a quarta edição da competição, com quem levantar o caneco da Euro, disputada no mesmo período de 2024 na Alemanha, e da Copa América.
Antes de 2022, a última Finalíssima tinha acontecido em 1993, ano no qual, novamente, a Argentina venceu a Copa América e o duelo contra o vencedor europeu, no caso, foi a Dinamarca naquela oportunidade. Oito anos antes, em 1985, foi disputada a primeira edição, vencida pela França em cima do Uruguai.
Os maiores campeões da Copa América
- Argentina e Uruguai – ambos com 15;
- Brasil – 9;
- Paraguai, Chile e Peru – todos com 2;
- Bolívia e Colômbia – ambos com 1.