América do Sul

Clubes e Conmebol lamentam morte de Juan Izquierdo, do Nacional

Uruguaio de 27 anos teve morte anunciada pelo clube e pelo Hospital Albert Einstein nesta terça (27)

Clubes brasileiros e de todos os países prestaram suas homenagens a Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional morto na noite desta terça-feira (27), depois de cinco dias internado em estado grave no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O jogador teve a sua morte anunciada pelo clube e pelo hospital por às 22h33 desta terça-feira.

O comunicado do Nacional

Com a profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento de nosso querido jogador Juan Izquierdo.

Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas.

Todo Nacional está de luto por sua perda irreparável.

Que descanse em paz. Juan, sempre estará conosco.

As homenagens para Izquierdo

O São Paulo, que desde a última quinta-feira (22) estava mobilizado em uma corrente por Izquierdo, manifestou condolências e “profunda tristeza” pelo morte do jogador.

O Peñarol, arquirrival do Nacional no Uruguai, também prestou condolências pela morte de Izquierdo. O jogador teve uma passagem pelo clube no início da carreira.

Demais clubes de todas as divisões do país usaram as redes sociais para prestar uma homenagem a Izquierdo.

A Conmebol também se manifestou em solidariedade ao Nacional, a familiares e amigos do zagueiro.

A morte de Izquierdo

Izquierdo estava internado em estado grave no Hospital Albert Einstein desde a última quinta-feira (22) após passar mal em campo durante a vitória do Tricolor por 2 a 0 pela Libertadores.

O jogador caiu no gramado do MorumBIS aos 39 minutos do segundo tempo, para desespero de companheiros e jogadores do São Paulo. A ambulância entrou em campo imediatamente e o levou direto para o hospital.

O uruguaio saiu do estádio consciente. Mas sofreu uma parada cardíaca e ficou alguns minutos entre a vida e a morte, conforme relato ouvido pela Trivela ainda na última quinta-feira.

Ele precisou de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação”, de acordo com comunicado do hospital.

Juan Manuel Izquierdo em ação pelo Nacional (Foto: Nacional)
Nacional anunciou morte de Juan Manuel Izquierdo nesta terça (Foto: Nacional)

Na chegada ao Albert Einstein, Izquierdo estava inconsciente e foi sedado e estabilizado. Ele está internado em estado grave desde então.

No último domingo (25), o Hospital Albert Einstein emitiu comunicado em que informou que Izquierdo apresentava “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.

Na segunda-feira (26), o hospital atualizou o quadro de saúde do jogador. O boletim médico dizia que o jogador seguia “dependente de ventilação mecânica, com quadro neurológico crítico”.

O hospital e o Albert Einstein anunciaram a morte do jogador na noite desta terça-feira (27).

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo