Se Thomas Tuchel for embora, Bayern de Munique vai tentar Xabi Alonso
Com a batata de Tuchel assando, o Bayern de Munique promete ir atrás de Xabi Alonso, que faz um trabalho magnífico no Bayer Leverkusen

As coisas não vão nada bem no Bayern de Munique. Campeão das últimas 11 edições da Bundesliga, os Bávaros estão na vice-liderança do campeonato com 50 pontos, oito atrás do líder Bayer Leverkusen. Para piorar, a derrota no jogo de ida das oitavas de final da Champions League para a Lazio trouxe ares de dramaticidade. Em meio a esse cenário, a batata de Thomas Tuchel está assando na Alemanha.
Isso porque a sequência de três derrotas do Bayern – para Werkself, Biancocelesti e Bochum – ligou um sinal de alerta para o treinador, que pode deixar o cargo antes do final de 2023/24. E se Tuchel for embora, os Bávaros vão tentar trazer Xabi. A informação é do jornal The Athletic. O espanhol se tornou um dos queridinhos do mercado europeu graças a seu trabalho de peso no Leverkusen.
Xabi Alonso assumiu os Werkself em outubro de 2022, à época, na vice-lanterna do Campeonato Alemão. Só que o rebaixamento na Bundesliga passou longe, já que o técnico levou o Bayer Leverkusen à 6ª posição em 2022/23, garantindo vaga na Liga Europa. Nesta temporada, o espanhol superou todas as expectativas a transformar a equipe na única invicta das principais ligas do continente – além de apresentar um futebol gostoso de se ver.
Mesmo com o CEO do Bayern, Jan-Christian Dreesen, reforçando que Thomas Tuchel será mantido no cargo, a diretoria estuda trocar o comando se as coisas não melhorarem. Nesse cenário, Xabi Alonso aparece no topo da lista dos Bávaros. Contudo, o treinador dos Werkself não é o único monitorado no mercado, já que a concorrência pode ser um dificultador nas negociações.
Xabi Alonso assumiu o Leverkusen na vice-lanterna da Bundesliga.
Pouco mais de 1 ano e meio depois, o Leverkusen lidera a Bundesliga.
OITO pontos de vantagem sobre o Bayern. Faltam 12 rodadas.
Seria a 1ª Bundesliga da HISTÓRIA do Bayer Leverkusen pic.twitter.com/xAl9hhLl70
— Sala12 (@OficialSala12) February 19, 2024
Xabi Alonso na mira do Bayern de Munique, que também é esperto
O técnico alemão tem contrato com o Bayern de Munique até junho de 2025, mas a tendência é que Thomas Tuchel não cumpra o vínculo até o fim. Uma eliminação nas oitavas da Liga dos Campeões pode acelerar ainda mais a demissão. Com isso, os Bávaros podem terminar uma temporada sem levantar um título sequer, pois foram eliminados na Copa da Alemanha e não dão indícios de reverter o cenário contra o Bayer Leverkusen.
Com essa situação caótica, Xabi parece ser a melhor opção para suceder Tuchel no Bayern. O problema é que tirar o técnico dos Werkself não deve ser uma tarefa fácil. Primeiro porque ele renovou seu contrato em maio do ano passado, cuja nova validade vai até o final da temporada 2025/2026. Mais do que isso, o espanhol também é o plano A do Liverpool para substituir Jürgen Klopp.
O treinador alemão já anunciou que vai deixar o time da Premier League ao final desta temporada para tirar um período sabático longe do futebol. Além da campanha fenomenal no Bayer, Xabi Alonso também já jogou nos Reds nos tempos de jogador e visto como o grande nome para suprir a saída de Klopp. O Bayern de Munique, por sua vez, também aposta na ligação que tem com o espanhol.
Xabi defendeu as cores dos Bávaros como volante entre 2014 a 2017, quando foi dirigido por Pep Guardiola. Ao todo, Xabi venceu três Bundesligas, uma Copa da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha. Caso o técnico do Bayer Leverkusen não aceite o desafio, o Bayern de Munique já sondou Hansi Flick, que está livre no mercado desde o final de 2023 após ser demitido da seleção alemã.
??| Bayern has already approached Hansi Flick as an emergency replacement for Tuchel.
[@honigstein] pic.twitter.com/OY1uzzVGhj
— CentreGoals. (@centregoals) February 19, 2024
Vale lembrar que o treinador já comandou os Bávaros e teve uma sequência multicampeão entre 2020 e o início de 2021, quando inclusive levantou a taça da Champions League. Uma ala dos poderosos do Bayern é a favor da volta de Flick. Do outro, existe uma resistência com o retorno do alemão, que pode não repetir o mesmo sucesso da primeira passagem devido a seu trabalho ruim com a Alemanha.