A resposta está na Bundesliga: Xabi Alonso tem que ser plano A, B e C do Liverpool para substituir Jürgen Klopp
Com a saída inesperada de Klopp já agendada, o Liverpool tem motivos de sobra para acreditar que Xabi Alonso é o substituto natural
O mundo do futebol foi surpreendido nesta sexta-feira (26) com o anúncio de Jürgen Klopp sobre sua saída do Liverpool no final da temporada. O técnico alemão apontou a “falta de energia” como sua justificativa para interromper o ciclo de quase 10 anos. Agora, o clube de Merseyside precisa encontrar um novo nome para o cargo. E a resposta está na Bundesliga, já que Xabi Alonso precisa ser o plano A, B e C.
O espanhol está vivendo sua primeira experiência como treinador no Bayer Leverkusen, onde tem feito um trabalho sólido e apresentado um futebol vistoso. Aos 42 anos, Xabi dá indícios de que terá uma carreira de sucesso na área técnica, assim como teve nos tempos de jogadores. Aliás, o ex-volante tem uma história especial no próprio Liverpool, onde jogou entre 2004 e 2009.
Assim como Klopp deixou a Alemanha para fazer história nos Reds, Xabi Alonso faz os torcedores acreditarem que ele é o substituto natural a partir de 2024/25. Mesmo no início da jornada como técnico, o espanhol tem potencial para criar uma linda história no Liverpool após a saída do alemão. Conheça as credenciais do ex-volante e por que ele se encaixa na função.
O anúncio de Jürgen Klopp aos torcedores do Liverpool legendado em português. pic.twitter.com/IZH28zLu07
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) January 26, 2024
O Bayer Leverkusen de Xabi Alonso
Como Xabi Alonso dispensa apresentações dos feitos que realizou como atleta, é mais fácil começar explicando seu Leverkusen. O espanhol assumiu a equipe em outubro de 2022 como uma missão para lá de complicada: o Bayer estava na zona de rebaixamento da Bundesliga. Em sua primeira temporada, o treinador não só garantiu a permanência na elite alemã como também finalizou o campeonato em 6º lugar.
Eliminado na fase de grupos da Champions League 2022/23, Xabi e companhia foram para os playoffs da Liga Europa, e só não ficaram com o título, pois foram eliminados para a Roma na semifinal. Nesta temporada, o Bayer Leverkusen melhorou ainda mais seu desempenho, ao ponto de que é o único time invicto em 2023/24 entre todos os clubes das principais ligas europeias.
Não à toa, Xabi Alonso lidera a Bundesliga com 48 pontos em 18 rodadas, superando o poderoso (e sempre favorito) Bayern de Munique, que está na 2ª posição com quatro pontos a menos. Na Europa League, o Leverkusen se classificou às oitavas de final com uma campanha de 100% de aproveitamento: seis jogos, seis vitórias, 19 gols marcados e apenas três sofridos.
No Campeonato Alemão, o Bayer já balançou as redes incríveis 50 vezes, enquanto teve sua defesa vazada em apenas 14 oportunidades. Por conta disso, Xabi renovou seu contrato na Alemanha até junho de 2026. Entretanto, o espanhol tem uma cláusula que permite que ele saia para assumir um de seus três clubes que atuou nos tempos de jogador: Real Madrid, Bayern de Munique e… o Liverpool, onde disputou 210 partidas.
"What’s going to happen in the future I don’t know"
Xabi Alonso reacting to Jurgen Klopp's decision to leave Liverpool 💭 pic.twitter.com/dKGbqyyFuk
— Sky Sports News (@SkySportsNews) January 26, 2024
Klopp saiu da Bundesliga para fazer história no Liverpool
Antes dos rumores envolvendo Xabi Alonso no Liverpool, Jürgen Klopp começou sua carreira como treinador em 2001 no Mainz, onde ficou por sete anos. Na sequência, o alemão assumiu o Borussia Dortmund, onde conquistou duas Bundesligas, uma Copa da Alemanha e duas Supercopas da Alemanha. Em 2015, o técnico se mudou para Liverpool também para fazer história.
Contudo, Klopp demorou até levantar seu primeiro troféu nos Reds. E não poderia vir em maior estilo, já que foi campeão da Champions League em 2018/19. Depois, o treinador foi campeão da Supercopa da Uefa, do Mundial de Clubes, da Premier League (inédita para o Liverpool), da Copa da Liga Inglesa, da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra.
Uma semelhança que Xabi carrega ao lado de Jürgen Klopp é começar a carreira na difícil Alemanha, que tem os Bávaros como gigantes (quase) inalcançáveis. O técnico do Liverpool conseguiu interromper a hegemonia do Bayern com o Borussia, enquanto o espanhol caminha para repetir essa marca com o modesto Bayer Leverkusen, mas ainda existe metade de uma temporada para ser cumprida.
Em resumo, Xabi Alonso tem o currículo que já o credencia à vaga para substituir Klopp na área técnica, além da ligação histórica com o Liverpool. Caso o treinador troque o Leverkusen pelos Reds, pode ser que ele não tenha resultados convicentes a curto prazo. Contudo, assim como aconteceu com o alemão, o ex-volante só precisa de tempo para implementar sua (vistosa) filosofia de jogo. Os títulos viram consequência.
O que Xabi diz em relação à saída de Jürgen Klopp?
Xabi foi perguntado pelos jornalistas em coletiva no Bayer Leverkusen sobre as especulações envolvendo seu nome no Liverpool após a saída com data marcada de Jürgen Klopp. Em meio às competições de 2023/24, o técnico espanhol desconversou sobre a possibilidade de assumir os Reds a partir da próxima temporada. Mesmo assim, ele não fechou as portas para um eventual retorno.
“Tenho muito respeito e grande admiração pelo que Jurgen fez no Liverpool nos últimos anos. Ele conquistou muito. (Mas) meu foco está aqui no Bayer Leverkusen. Tenho muita motivação para fazer um bom trabalho aqui. Meu foco está em ajudar meus jogadores a estarem prontos. Veremos o que acontece no Liverpool. Não estou no momento em que estou pensando no meu próximo passo. Estou pensando sobre onde estou agora e acho que estou em um ótimo lugar. O que vai acontecer no futuro eu não sei e realmente não me importo no momento”.