AlemanhaBundesliga

Ela voltou! Um roteiro sobre o que você deve ficar de olho no retorno da Bundesliga

A espera acabou, meu amigo! A Bundesliga está de volta nesta sexta-feira. Você pode até querer rebater a minha empolgação, dizendo que o título está praticamente resolvido, com o Bayern anos-luz na frente dos outros. O que eu penso disso? Concordo, claro! Mas, convenhamos, um campeonato não se faz apenas de um time, mas também de outros 17. E, mesmo os bávaros, terão os seus “subobjetivos” a cumprir.

>>> Os alemães produziram um trailer digno de Hollywood para o retorno da Bundesliga

O equilíbrio pode não ser o forte da Bundesliga no topo da tabela, mas segue grande entre os outros times. Afinal, nenhuma outra grande liga europeia (eu repito, nenhuma outra, e isso é só minha opinião) possui jogos tão bons entre clubes aleatórios. Dá para se divertir até em um Paderborn x Freiburg qualquer. A média de gols é um elemento que ajuda, com 2,82 gols por partida. Além disso, há o ambiente, com a incrível média de 43 mil torcedores. E sem falar no bom nível técnico dos jogadores. Nem todo mundo é um Bayern, é verdade, mas a capacidade de formação dos alemães é excelente, e os resultados na base só corroboram isso.

Para melhorar ainda mais, a tabela está bastante embolada – do Bayern e do Wolfsburg para baixo, claro. Até o nono colocado, a máxima distância para a zona de classificação à Champions é de quatro pontos. E, do décimo para baixo, ninguém está a mais do que míseros dois pontos da zona de rebaixamento. Como vai dizer que um campeonato desses está decidido? Abaixo, separamos mais outros oito detalhes para reparar neste reinício de Bundesliga:

O Bayern vai ser campeão, mas com quantos gols sofridos?

Germany Bundesliga Soccer

Não vamos te iludir, caro leitor. A gente pode até falar que ainda existem mais 17 rodadas pela frente, que os 11 pontos de vantagem são reversíveis, mas… não vai acontecer. A chance do Bayern perder o tricampeonato é a mesma de reerguerem o Muro de Berlim. Ou seja, só acontece se rolar uma revolução. O negócio agora, então, é prestar atenção nos detalhes. Sabe quando você dá final em um jogo de videogame e fica cumprindo as missões secundárias até chegar a 100%? Então, vai ser a mesma coisa. Ver quantos recordes o time de Guardiola irá quebrar, e tal. E o mais impressionante está nas mãos (e nos pés) de Manuel Neuer.

>>> Bayern sofreu apenas quatro gols em um turno completo, e isso é fantástico

Ao longo do primeiro turno, o melhor goleiro do mundo só sofreu quatro gols. Tem noção do que é isso? O camisa 1 passou 13 partidas inteiras, 1170 minutos, sem buscar uma bola sequer nas redes. Tudo bem que o estilo de jogo do Bayern, com muita posse, dá menos espaço aos chutes adversários. Mesmo assim, Neuer teve atuações espetaculares nos últimos meses – contra Gladbach e Hertha, por exemplo, só para ficar em duas. Se mantiverem o atual ritmo de gols tomados, os bávaros se tornam não apenas a melhor defesa da história da Bundesliga em uma temporada, mas também das cinco grandes ligas europeias.

O que vai ser do Borussia Dortmund?

Germany Soccer Bundesliga

Se o campeonato está decidido para o Bayern, as atenções no segundo turno se voltarão ao Borussia Dortmund. Afinal, a urucubaca do time de Jürgen Klopp parecia ser só passageira, mas entrou em uma espiral cósmica. Elenco, sem dúvidas, os aurinegros possuem para sair dessa. O problema é engrenar, algo que o time não fez, mesmo tendo tanto tempo. Klopp teve vários dias para trabalhar os problemas do time na intertemporada, em especial a falta de efetividade no ataque, a falta de controle no meio-campo e os erros quase sempre fatais na defesa. Defeitos em todos os setores, que, como se não bastassem, ainda vêm com a pressão no cangote de quem só não está na lanterna pelo número de gols marcados.

>>> O Dortmund passou um mês na zona de rebaixamento, um mês para tentar acordar de vez

O alerta vermelho, aliás, deve ser o maior adversário do Dortmund nos próximos meses. As chances de ir à Champions são microscópicas. Isso significa menos dinheiro em caixa no próximo ano e, consequentemente, a perda de alguma estrela do elenco. Por isso mesmo, os rumores de mercado serão constantes no Signal Iduna Park. Da mesma maneira, Klopp ainda terá que driblar mais algumas vezes as suspeitas sobre sua saída, e as críticas merecidas a quem tem mexido mal demais no time. Por sorte, ao menos a torcida continua ao lado dos aurinegros, com provas constantes de apoio da Muralha Amarela.

O Wolfsburg vai finalmente conseguir um grande resultado?

wolfsburg

A Volkswagen investe pesado em futebol há uma década. Entretanto, desde o título de 2008/09, o Wolfsburg patina para justificar o dinheiro gasto pela montadora. Nas últimas seis temporadas, o clube foi o que mais trouxe jogadores (125) e o segundo que mais torrou grana em transferências (€ 250 milhões, atrás apenas do Bayern). Mas conseguiu no máximo uma vaga na Liga Europa. Ao menos a ascensão vem dando resultados e os Lobos parecem firmes a retornar ao torneio continental em 2015/16.

Segundo colocado, o Wolfsburg aparece seis pontos à frente do Bayer Leverkusen. E possui um elenco forte o suficiente para seguir nesse passo até o final da campanha. A equipe estrelada por Perisic e De Bruyne chegou a emendar seis vitórias seguidas e terminou o primeiro turno com cinco jogos de invencibilidade. Resta saber como lidará com a morte de Malanda e a venda de Olic, perdas que tendem a mexer mais com o psicológico do que com o que acontece dentro de campo.

Quem mais vai ficar com a Champions?

Germany Soccer Bundesliga

A matemática é simples: se o Bayern vai ser campeão, e o Wolfsburg caminha a passos firmes para voltar à Champions, restam duas vagas. E sem contar o Dortmund, distante demais. Então, além de uma disputa acirrada pelas vagas restantes na LC, podemos contar ainda com novidades. Por enquanto, o Bayer Leverkusen ocupa a terceira posição, confiando bastante na jovem e talentosa trinca de meias composta por Bellarabi, Son e Çalhanoglu. O Gladbach de Lucien Favre também demonstra muitíssima consistência, sobretudo por sua solidez defensiva. Entre trocas de técnicos e várias contratações no começo da temporada, o Schalke 04 aparece logo atrás, enquanto o Augsburg dá corda à campanha surpreendente e sem empates. Ainda há o Hoffenheim, o Hannover e o Eintracht Frankfurt. Apenas cinco pontos separam o terceiro colocado do nono. Teremos briga de foice, inclusive pelos dois lugares na Liga Europa.

Qual grande vai cair dessa vez?

Germany Soccer Bundesliga

Achou que a briga pela Champions está apertada? Então olhe para a metade inferior da tabela. São apenas QUATRO pontos do 10º ao 18º. Portanto, o velho ditado imperará no segundo turno: escreveu, não leu, o pau comeu. O Borussia Dortmund, dentre os grandes, é quem está na situação mais grave, mas também quem tem mais recursos para sair dessa. A questão é que vários gigantes flertaram com a segundona nos últimos tempos. E cada vez parece mais difícil que todos escapem novamente. A situação é mais grave no Mar Hanseático, onde Werder Bremen e Hamburgo, outra vez, fazem papelão. O Stuttgart também está distante de uma situação confortável, enquanto Colônia e Hertha Berlim ameaçam suas torcidas com mais um bate-volta ao segundo nível. Apostas? Difícil fazer,para times que, nas últimas cinco rodadas, só venceram dois de 22 confrontos contra quem estava na parte de cima da tabela.

Quem vai ser a nova pérola do campeonato?

Germany Bundesliga Soccer

Não estamos discutindo aqui quem vai ser o melhor jogador, e sim qual nome que estourará no mercado ao final da Bundesliga. Porque, nos últimos anos, o campeonato tem revelado diversos craques cobiçados por gigantes europeus. Reus, Götze, Kroos, Lewandowski, Ter Stegen, Özil… – por mais que, na maioria das vezes, eles acabem parando mesmo no Bayern. Quem não deve demorar mais mudar de clube é Alexander Meier, meia completo e com ótimo poder de definição do Eintracht Frankfurt, apesar dos 32 anos nas costas. Choupo-Moting chegou só agora no Schalke 04, mas vem jogando demais. No Leverkusen, as pérolas são Bellarabi e Çalhanoglu. Embora o Wolfsburg tenha grana para segurar os seus destaques, De Bruyne e Ricardo Rodríguez estão entre os melhores do mundo em suas funções. E ainda há o garoto Juan Bernat, que já está no Bayern, mas supera todas as expectativas.

Qual o limite para Xabi Alonso?

Xabi Alonso é cumprimentado por Pep Guardiola no Bayern de Munique

Já que eu toquei no assunto, vamos falar sobre o melhor jogador da Bundesliga. E, ainda que Neuer venha pegando muito, e Robben destoe em uma equipe tão coletiva, o destaque (na minha humilde opinião, que fique claro) é mesmo Xabi Alonso. Mais do que se adaptar ao estilo de jogo de Guardiola, o meio-campista o aprimorou. E registra recital após recital a cada rodada da competição. São 109 passes e 11 lançamentos por partida, líder das cinco grandes ligas nos dois quesitos.  Se o tiki-taka pode ser cansativo, a técnica de Xabi é o deleite que transforma o marasmo. E as atuações no meio-campo tendem a melhor ainda mais, com o retorno de Bastian Schweinsteiger após lesão.

Uma rodada para observar além do campo

94c70e32-9e84-11e4-b1ff-21e1497e0e16_web_scale_0.0352444_0.0352444__

Aqui, apenas mais uma dica: preste atenção também no que deverá acontecer quando a bola estiver parada na Bundesliga. Esta é a primeira rodada desde a morte de Junior Malanda, o que significa várias homenagens ao promissor meio-campista. Além disso, o país organiza o tributo aos mortos de Auschwitz, 70 anos depois da libertação do campo de concentração. E o jogo mais emblemático neste sentido acontece nesta sexta: Wolfsburg x Bayern, o time de Malanda contra o “clube de judeus” perseguido por Hitler.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo