Último artilheiro da Europa e sonho do Arsenal começou a temporada com tudo no Sporting
Viktor Gyokeres marcou hat-trick nesta sexta e já tem 9 participações em gols em 4 jogos na temporada 2024/25
O futebol português começou 2024/25 sem novidades. O atual campeão nacional, o Sporting, já lidera a competição, enquanto Viktor Gyokeres segue como um artilheiro implacável.
Nesta sexta-feira (23), pela 3ª rodada da Liga Portugal, o atacante sueco marcou um hat-trick explorando muito bem suas características na vitória por 5 a 0 sobre o Farense.
Primeiro, oportunista dentro da área, aproveitou o bate e rebate para abrir o placar aos 26. Cerca de 14 minutos depois, como um bom cobrador de pênaltis, converteu com convicção.
Ainda deu tempo no segundo tempo de colocar a defesa adversária para correr, levar para canhota (a perna “errada”) e bater cruzado.
A temporada mal começou e Gyokeres já soma incríveis 9 participações em gols. Antes de hoje, tinha marcado dois gols na última rodada do Campeonato Português e um na abertura, quando também deu uma assistência.
Na Supercopa de Portugal, mesmo com a derrota do Sporting para o Porto, saiu com outros dois passes para gol.
Isso que o jogador de 26 anos afirmou em 9 de agosto que ainda estava “voltando ao ritmo” — imagina quando estiver 100%.
— Tenho de voltar ao meu ritmo. Não tive muito tempo de jogo na pré-temporada, o que não é normal. Estou menos intenso, também é normal, mas as coisas vão correr bem. Tem sido diferente: curto e intenso. — falou à Sporting TV.
O mágico 2023/24 de Gyokeres, despertando interesse de gigantes europeus
Em 23/24, logo sua primeira temporada em solo português, como a maior contratação da história do Sporting (20 milhões de euros), brilhou com incríveis 43 gols e 15 assistências em 50 jogos, maior artilheiro de toda Europa.
Além dos números, o centroavante chama atenção pelo porte físico e a altura de 1,85m.
Engana-se que pensa que é desajeitado: tem agilidade e muita velocidade, marcando muitas vezes ao atacar às costas da linha de defesa adversárias. Foi assim que terminou como artilheiro da Liga Portugal, com 29 bolas nas redes pela competição.
𝐆𝐨𝐚𝐥 𝐌𝐚𝐜𝐡𝐢𝐧𝐞 🫱🫲
Os 4⃣3⃣ golos de @viktor_gyokeres de Leão ao peito em 2023/2024 ⚽ pic.twitter.com/4mdZbMEH0O
— Sporting CP (@SportingCP) June 4, 2024
Tudo isso não passaria despercebido pelos maiores times da Europa. Milan e Chelsea sondaram rapidamente a situação do sueco, mas só o Arsenal sustenta o interesse até hoje.
Os Leões de Lisboa sabem, como os rivais Benfica e Porto, valorizar um jogador e colocam 100 milhões de euros (R$ 615 milhões) como o mínimo para negociar Viktor.
Na entrevista após o hat-trick contra o Farense, o atacante não cravou sua permanência, apesar de exaltar que se sente bem em Portugal.
— Nunca sabemos o que vai acontecer. Não depende só de mim. Veremos, mas me sinto bem aqui. Não sinto qualquer stress para fazer qualquer outra coisa. No futebol, na janela de transferências, é normal, há coisas que não sabemos, que acontecem rapidamente. — revelou à Sport TV.
Antes, Rúben Amorim tinha adotado o mesmo discurso. Experiente, o técnico do Sporting sabe que não pode firmar nenhuma permanência até o fim da janela, em 30 de agosto.
— Não podemos garantir nada [sobre permanências no elenco], e já aprendi isso, não podemos garantir nada até o mercado estar fechado. […] Se temos que segurar o Viktor [Gyokeres], digo que temos que de segurar o Viktor e, portanto, temos de fazer escolhas, […] eu como treinador também as faço. — disse em coletiva de imprensa.
💰 Arsenal e Chelsea devem travar briga milionária por destaque do futebol sueco
Enquanto os Gunners precisam aguardar a venda de Nketiah, o dinheiro não seria um problema para os Blues https://t.co/Mo6l20bI3M
— Trivela (@trivela) July 24, 2024
Sporting tentou Vitor Roque, mas terá que se contentar com a base caso sueco saia
Sabendo que pode perder seu craque, o Sporting tentou contratar em definitivo o brasileiro Vitor Roque, do Barcelona. No entanto, o desejo do jogador foi permanecer no futebol espanhol, sendo emprestado ao Betis.
Neste cenário, se não trouxer nenhum novo atleta e perder Gyokeres, o time de Amorim precisaria contar com dois promissores garotos da base.
Um deles é Rafael Nel, de 19 anos, que acabou de renovar o contrato até 2029 e tem multa rescisória de 60 milhões de euros.
O outro é Rodrigo Ribeiro, da mesma idade. O jovem atacante, com passagem por seleções de base de Portugal, passou os últimos meses emprestado ao Nottingham Forest, mas está de volta e já tem duas partidas.
A ver se com Gyokeres ou não, o Leão enfrenta o rival Porto em 31 de agosto. A equipe de Ruben Amorim também estará na Champions League nesta temporada.