Olimpíadas

Com Endrick e John Kennedy, esta é a lista de Ramon Menezes para o Pré-Olímpico de 2024

Endrick, John Kennedy e 11 remanescentes do Pan-Americano estão entre os convocados da Seleção Brasileira para o Pré-Olímpico, que acontecerá na Venezuela entre janeiro e fevereiro

O Brasil terá a presença de grandes destaques da atualidade na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Nesta quinta-feira (21), o técnico Ramon Menezes convocou os 23 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira sub-23 no Torneio Pré-Olímpico do ano que vem, que será realizado de 20 de janeiro a 11 de fevereiro na Venezuela. Entre eles estão Endrick, do Palmeiras, e John Kennedy, do Fluminense, além de 11 campeões Pan-Americanos nos Jogos de Santiago deste ano.

Vendido ao Real Madrid por €72 milhões, Endrick foi um dos principais destaques na conquista do Brasileirão pelo Palmeiras e recebeu seu primeiro chamado para a Seleção principal na Data Fifa de novembro, saindo do banco de reservas nas derrotas para Colômbia e Argentina. Esta, no entanto, é sua primeira convocação para a equipe sub-23. De acordo com o ge, CBF e Palmeiras tiveram uma longa negociação até a liberação do jogador de 17 anos para a disputa do Pré-Olímpico.

Outro nome da lista de Ramon Menezes que chamou a atenção foi o de John Kennedy, que disputará a final do Mundial de Clubes com o Fluminense nesta sexta-feira (22) diante do Manchester City, na Arábia Saudita. Com o bom desempenho pelo Tricolor Carioca, sobretudo no mata-mata da Libertadores, o atacante já havia sido chamado para um período de treinos com a seleção olímpica durante a Data Fifa de novembro.

De acordo com a CBF, 80 atletas foram monitorados até a convocação final para o Pré-Olímpico de 2024. Dentre os 23 convocados, 14 atuam por clubes do Brasil, 11 sagraram-se campeões Pan-Americanos nos Jogos de Santiago e nove estiveram na conquista do Sul-Americano sub-20 no início de 2023.

O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico, junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. A preparação para a competição será iniciada no dia 8 de janeiro, na Granja Comary. Já a estreia da equipe comandada por Ramon Menezes será no dia 23 contra a Bolívia, em Caracas. Os dois primeiros colocados do grupo avançam para a fase final, que determinará os dois representantes sul-americanos no futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Paris.

Atual bicampeão da modalidade, o Brasil vai em busca da classificação para, quem sabe, conquistar a medalha de ouro pela terceira vez consecutiva. Apenas Grã-Bretanha e Hungria ficaram três vezes no lugar mais alto do pódio com as equipes de futebol masculino em Jogos Olímpicos, mas não em edições seguidas.

Confira os 23 convocados:

  • Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente-POR) e Matheus Donelli (Corinthians);
  • Laterais: Vinícius Tobias (Real Madrid-ESP), Matheus Dias (Internacional), Luan Cândido (Red Bull Bragantino) e Patryck (São Paulo);
  • Zagueiros: Kaiky Fernandes (Almeria-ESP), Arthur Chaves (Acadêmico de Viseu-POR), Robert Renan (Zenit-RUS) e Michel (Palmeiras);
  • Meio-campistas: Andrey Santos (Nottingham Forest-ING), Marlon Gomes (Vasco da Gama), Aleksander (Fluminense), Ronald (Grêmio), Gabriel Pirani (DC United-EUA) e Danilo (Nottingham Forest-ING);
  • Atacantes: Marquinhos (Nantes-FRA), Giovane (Corinthians), Gabriel Pec (Vasco da Gama), Guilherme Biro (Corinthians), Endrick (Palmeiras) e John Kennedy (Fluminense).

Os remanescentes do Pan e do Sul-Americano sub-20

A convocação para o Torneio Pré-Olímpico da Venezuela encerra um ano vitorioso para as equipes de base do Brasil comandadas por Ramon Menezes. No início de 2023, a Seleção Brasileira sub-20 conquistou o Campeonato Sul-Americano da categoria de forma invicta, com sete vitórias e dois empates no total, na Colômbia.

Dentre aqueles que estiveram na conquista continental, nove estarão na Venezuela na busca pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris: o goleiro Mycael, o lateral-esquerdo Patryck, o zagueiro Robert Renan, os meias Andrey Santos, Marlon Gomes, Ronald e Alexsander e os atacantes Guilherme Biro e Giovane.

Mycael, Patryck, Ronald e Guilherme Biro são os únicos que ainda estiveram no grupo vencedor dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, realizados de 20 de outubro a 5 de novembro. Outros sete jogadores convocados para o Pré-Olímpico também ganharam a medalha de ouro no mês passado: os goleiros Andrew e Matheus Donelli, o lateral-esquerdo Matheus Dias, os zagueiros Arthur Chaves e Michel, o meio-campista Gabriel Pirani e o atacante Marquinhos.

Também em 2023, Ramon Menezes comandou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20. Mycael, Robert Renan, Marlon Gomes, Andrey Santos, Ronald Guilherme Biro, Marquinhos e Giovane estavam no grupo que chegou até as quartas de final e acabou eliminado na prorrogação por Israel.

Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo