Olimpíadas

Caça pela terceira medalha de ouro do Brasil tem data e local para começar com Pré-Olímpico marcado

De olho na presença em Paris-2024, Brasil jogará o Pré-Olímpico, que acontecerá na Venezuela, em busca de uma das vagas da América do Sul

A contagem regressiva para as Olimpíadas de Paris, que acontecerá entre julho e agosto de 2024, já começou. Neste sábado (14), a Conmebol anunciou que o Torneio Pré-Olímpico do futebol masculino será realizado na Venezuela entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro do ano que vem.

Caracas, Valencia e Barquisimeto serão as sedes da competição, que dará duas vagas para as Olimpíadas de Paris. O formato, no entanto, ainda não foi divulgado pela entidade sul-americana.

Esta será a primeira vez que a Venezuela receberá o Torneio Pré-Olímpico. A última edição, realizada em 2020 e válida para os Jogos de Tóquio que aconteceram em 2021, foi disputada na Colômbia e vencida pela Argentina, com o Brasil terminando em segundo lugar.

Atual bicampeão olímpico, Brasil tem bons nomes para brigar por vaga

Depois de duas pratas e dois bronzes em suas primeiras 12 participações, o futebol masculino do Brasil enfim faturou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Com a conquista em Tóquio em 2021, a seleção olímpica brasileira empatou com Argentina, União Soviética (hoje representada pela Rússia) e Uruguai como bicampeãs da modalidade. Hungria e Grã-Bretanha, ambas vencedoras em três ocasiões, são as recordistas.

Como foi o desempenho no Pré-Olímpico de 2020?

O Brasil ficou em segundo lugar no Pré-Olímpico de 2020, com nomes como Bruno Guimarães, Ayrton Lucas, Caio Henrique, Nino e Matheus Cunha no elenco. Daqueles que estiveram no grupo na Colômbia, quatro ainda terão 23 anos ou menos durante a edição na Venezuela: Reinier (Girona), Antony (Manchester United), Yuri Alberto (Corinthians) e Paulinho (Atlético-MG).

Quem tem idade para jogar o Pré-Olímpico de 2024?

Na disputa por uma vaga nos próximos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira sub-23 poderá contar com jogadores que já foram convocados pelo técnico Fernando Diniz para servir a equipe principal. São os casos dos laterais Vanderson (Monaco) e Yan Couto (Girona), do volante André (Fluminense) e dos atacantes Rodrygo, Vinícius Júnior (Real Madrid) e Gabriel Martinelli (Arsenal).

Bruno Guimarães (Newcastle) e Reinier (Girona) estiveram no vice-campeonato do Brasil no último Pré-Olímpico. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

No entanto, dificilmente todos estes disputarão o Pré-Olímpico, já que precisariam da liberação de seus clubes. Durante a competição, as equipes europeias estarão disputando os campeonatos nacionais, ao contrário dos times brasileiros que estarão em pré-temporada e início de estaduais.

Mesmo assim, nomes de qualidade não faltam para o Brasil. Recentemente, Ramo Menezes convocou 18 atletas sub-23 para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que será realizado entre os dias 20 de outubro a 5 de novembro deste ano. Nomes conhecidos no cenário nacional estiveram na lista, como Matheus Nascimento, do Botafogo, Figueiredo, do Vasco, e Gabriel Veron, campeão mundial sub-17 em 2019 com a seleção e atualmente no Porto, de Portugal.

Apesar de ser o atual bicampeão olímpico, o último título do Brasil no Torneio Pré-Olímpico foi em 2000. A Argentina venceu as edições de 2020 e 2004. A competição deixou de ser disputada entre 2007 e 2015 porque a Conmebol decididu mudar o sistema classificatório, que aconteceu no Campeonato Sul-Americano Sub-20 durante o período.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Convocados para os Jogos Pan-Americanos de 2023

  • Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente – POR) e Matheus Donelli (Corinthians);
  • Laterais: João Moreira (São Paulo), Rikelme (Cuiabá) e Patryck (São Paulo);
  • Zagueiros: Lucas Halter (Goiás), Gustavo Martins (Grêmio), Arthur Chaves (Acadêmico de Viseu – POR);
  • Meio-campistas: Matheus Dias (Internacional), Guilherme Biro (Corinthians), Marquinhos (Nantes – FRA) e Igor Jesus (Flamengo);
  • Atacantes: Gabriel Veron (Porto – POR), Matheus Nascimento (Botafogo), Figueiredo (Vasco) e Kaio (Coritiba).
Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo