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Os cinco melhores negócios do futebol em 2023

A Trivela, nesta reta final de ano, lista cinco grandes negócios do ano que sacudiram positivamente o mercado do futebol

Poucas coisas são melhores para os dirigentes do que uma contratação com impacto imediato. Justificar o investimento com gols, assistências e atuações de alto nível surge como uma das melhores maneiras de o atleta conquistar o respeito do torcedor e rapidamente se candidatar ao posto de ídolo.

Casos sob esse contexto não faltaram em 2023. A Trivela, nesta reta final de ano, lista cinco grandes negócios do ano, que vão desde o resultado esportivo até um impacto mercadológico que esquentou o gosto de um país pelo esporte mais popular do planeta.

5) Mitrovic (Al-Hilal)

Comprado por 50 milhões de euros (R$ 540 milhões), Aleksandar Mitrovic foi um reforço muito acertado do Al-Hilal. A equipe saudita, que foi com muita sede ao mercado, fez uma ótima aquisição ao contratar o centroavante sérvio, que estava no Fulham

Aos 28 anos de idade, Mitrovic assinou contrato por três temporadas, para ser coadjuvante de Neymar no ataque. No entanto, com a lesão da estrela brasileira, rapidamente ele ganhou espaço sob o comando de Jorge Jesus e virou o cara na equipe.

Em 16 partidas na Liga Saudita, Mitrovic tem 16 gols marcados e quatro assistências. Na Champions League Asiática, ele tem cinco gols em seis jogos, além de um passe decisivo.

4) Declan Rice (Arsenal)

Destaque do Arsenal, o meio-campista Declan Rice foi contratado em julho deste ano por 105 milhões de libras (R$ 660 milhões). Mas diante da campanha impressionante que faz o Arsenal na Premier League e as ótimas atuações do inglês, a contratação se mostra muito acertada.

Em menos de seis meses no time de Mikel Arteta, o meia de 24 anos soma 29 partidas – 18 vitórias, sete empates e quatro derrotas – e 2.338 minutos em campo. Ele marcou três gols, deu duas assistências e tem sido peça fundamental no esquema tático.

3) Messi (Inter Miami)

Messi terminou a carreira na Europa e decidiu aceitar a proposta de David Beckham para reforçar o projeto do Inter Miami, nos Estados Unidos. O efeito do melhor do mundo no futebol estadunidense foi gigante, comparável ao de Pelé na passagem pelo New York Cosmos, na década de 1970.

O craque argentino conseguiu um troféu ao levar o Inter Miami ao título da Leagues Cup, obtendo o 44º título da vitoriosa carreira. Em campo, o camisa 10 atuou em 14 vezes e combinou para 11 gols e cinco assistências neste período de MLS, Leagues Cup e Copa dos Estados Unidos.

Fora de campo, Messi virou garoto-propaganda da liga e um sucesso de marketing para atrair público. Todos os ingressos do Inter Miami para 2024 estão esgotados, por exemplo. Os bilhetes para visitas do argentino na temporada custam dez vezes mais na comparação com outras partidas.

No ano que vem, além de Jordi Alba e Sergio Busquets, Messi ainda deve ter a companhia do amigo Luis Suárez, destaque do Brasileirão pelo Grêmio. O impacto tende a crescer, ainda mais com a disputa da Champions League da Concacaf à vista.

2) Kane (Bayern de Munique)

Poucos investimentos eram tratados como tão certo de retorno quanto a compra de Harry Kane pelo Bayern de Munique. Os alemães pagaram 100 milhões de euros (R$ 538 mi) ao Tottenham, da Inglaterra, pelo atacante de 30 anos e rapidamente encontraram um jogador com potencial para se tornar ídolo na Baviera.

Bastou meio ano para Kane começar a bater recordes e tornar-se o protagonista do Bayern de Munique na temporada. São 25 gols e oito assistências em apenas 22 partidas com a camisa do atual vice-líder da Bundesliga.

Nenhum jogador na história da Bundesliga anotou tantos gols em tão poucos jogos. O início de Harry Kane no Bayern justifica o apelido de “Hurricane”, ou furacão, em tradição para o português. É esse o tamanho do impacto do inglês na Alemanha.

1) Bellingham (Real Madrid)

Poucos casos na história recente do futebol são tão chamativos quando o de Jude Bellingham. O Real Madrid gastou 103 milhões de euros (R$ 543 milhões, na cotação de junho) e estima ter recuperado boa parte do investimento, tanto fora quanto dentro de campo.

Em menos de seis meses, o meio-campista de apenas 20 anos tornou-se o grande protagonista do maior campeão europeu. O inglês é o artilheiro de La Liga com 13 gols em 16 jogos e soma ainda mais quatro bolas nas redes adversárias contando os duelos de Champions League.

Além dos gols e atuações decisivas em grandes jogos, como na vitória fora de casa sobre o Barcelona, Bellingham se tornou um produto de marketing a ser explorado pelo Real Madrid, que investe neste ponto no inglês, assim como nos brasileiros Vini Jr e Rodrygo.

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