Mundo

No dia da luta do século, relembre o dia que Brian Clough desafiou Muhammad Ali

Brian Clough é um dos maiores nomes da história do futebol. Um trecho da sua história foi imortalizada no filme “Damned United” (“Maldito Futebol Clube”, na versão em português). Era um técnico que reunia enorme competência, um ego gigantesco e uma certa arrogância. E, no dia 20 de outubro de 1973, em um programa de televisão, ele teve a coragem de desafiar Muhammad Ali, talvez o maior boxeador da história, para uma luta. É claro que foi tudo em um tom de bom humor, mas cá entre nós, é preciso ter coragem. E isso nunca faltou o lendário técnico.

SAIBA MAIS SOBRE BRIAN CLOUGH:
– Brian Clough: polêmico e histórico
– 20 frases inesquecíveis de Brian Clough nos 10 anos sem o técnico lendário
– Maldito Futebol Clube: Os piores 44 dias de Brian Clough

 

 

Em um artigo escrito para o jornal Guardian, em 2002, ele contou sobre uma conversa que teve com Ali. “Eu conversei com Muhammad Ali e ele me chamou de Cloughie. Ele disse: ‘Você é muito jovem para ser técnico’. Ele disse: ‘Você deveria lutar boxe’. Eu dei um soco em Roy Keane uma vez, mas não foi muito forte”, escreveu o então treinador.

A entrevista abaixo foi dada depois do grande sucesso do treinador no Derby County. Ele estava no Brighton & Hove Albion. Ele ainda viveria o seu inferno no Leeds em 1974, antes de assumir o Nottingham Forest, em 1975, e o resto é história.

Veja o trecho que Muhammad Ali fala sobre Clough, brincando, e o técnico responde:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo