O que muda na Bola de Ouro a partir da parceria com a Uefa?
A partir de 2024, a entidade máxima do futebol europeu organizará a Bola de Ouro com a France Football
A Uefa anunciou nesta sexta-feira (3) que, a partir do próximo ano, organizará a Bola de Ouro em conjunto do Groupe Amaury, dono da Revista France Football, responsável pela premiação de melhor jogador do mundo. A entidade máxima do futebol europeu promete contribuir ao histórico troféu, entregue desde 1956, com sua “experiência futebolística”, além de organizar a festa de gala e comercializar os direitos comerciais globais. Sobre a eleição de melhor do mundo, se manterá da mesma forma, supervisionado pelo Groupe Amaury.
A co-organização acrescenta ao prêmio da France Football as eleições de melhor técnico de futebol masculino e feminino, além de permanecer as premiações de Bola de Ouro Masculina, Bola de Ouro Feminina, Troféu Kopa (melhor jogador com menos de 21 anos), Troféu Yashin (melhor goleiro), Troféu Gerd Müller (maior artilheiro da temporada anterior), Troféu Clube Masculino da Temporada, Troféu Clube Feminino da Temporada e Prêmio Sócrates (trabalho humanitário).
Com essa mudança, o prêmio de Melhor Jogador e Jogadora da Europa, entregue pela Uefa, não acontecerá mais, sendo Erling Haaland, do Manchester City, o último vencedor.
✨ @ballondor x UEFA ✨
🤝 From 2024, we will co-organise the most prestigious award ceremony in football, honouring the finest players of our sport alongside Groupe Amaury.
We will also introduce a new #ballondor award for Men’s and Women’s Coach of the Year.
More: ⬇️
— UEFA (@UEFA) November 3, 2023
O presidente da Uefa, Aleksander Čeferin, destacou que a Champions League e a Eurocopa, competições organizadas pela entidade, normalmente pesam nas escolhas da Bola de Ouro.
– Por quase 70 anos, a Bola de Ouro tem sido o prêmio individual de maior prestígio no mundo do futebol e atesta a extraordinária habilidade, dedicação e impacto das lendas do esporte e da sua marca duradoura na história do esporte. As competições de clubes e de seleções nacionais da UEFA, como a UEFA Champions League e o UEFA EURO, são consideradas os palcos globais mais elevados para jogadores de elite, desempenhando muitas vezes um papel fundamental na candidatura dos jogadores a grandes honras e no seu lugar no panteão do futebol. – exaltou Čeferin, em comunicado no site da Uefa.
No mesmo comunicado do anúncio da parceria, a Uefa destacou os “laços históricos” entre as organizações, porque o jornalista Gabriel Hanot, editor do L'Equipe, jornal do Groupe Amaury, deu a ideia para criação da Copa dos Campeões em 1955, competição que é a Champions League atualmente. Vale destacar que Hanot é também o “pai” da premiação da Bola de Ouro.