Mundo

Vini Jr., Gavi, Camavinga e muito mais: a Data Fifa deixou terra arrasada com muitas lesões

Lesões assombram clubes por toda Europa após 'epidemia' de jogadores machucados na Data Fifa

Com o fim da Data Fifa, os principais campeonatos ao redor do mundo podem ser retomados. Entretanto, os clubes têm motivos de sobra para se preocupar após receberem seus craques machucados devido a uma ‘epidemia' de lesões durante os compromissos com as seleções.

Vini Jr., Gavi, Camavinga são apenas alguns dos exemplos. A serviço de seus países, os jogadores lesionados irão voltar para seus respectivos times diretamente para o departamento médico. A FIFA, por sua vez, se limita a pagar uma indenização aos clubes para cobrir os salários daqueles que se machucaram nas seleções. Só que o teto do Programa de Proteção do Clube é € 7,5 milhões (cerca de R$ 40 milhões) por atleta.

A disputa da Copa do Mundo no Catar em novembro e dezembro de 2022, no meio da temporada europeia, também foi um agravante. Segundo o estudo Índice Europeu de Lesões no Futebol para a temporada 2022-23, da seguradora Howden, os jogadores precisaram de oito dias a mais – em média – para se recuperar de lesões após o Mundial.

Isso ajuda a explicar o Vírus Fifa, nome pejorativo que a imprensa global usa para referenciar os inúmeros atletas machucados após a janela de partidas entre seleções. Em meio a esse cenário, confira um levantamento do saldo de lesões e desfalques importantes durante a última Data Fifa.

Saldo de lesões e desfalques importantes durante Data Fifa

Vinicius Júnior

Na derrota do Brasil para a Colômbia por 2 x 1 na última quinta (16), em Barranquilla, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, Vinicius Júnior precisou ser substituído ainda no primeiro tempo após se machucar. Após voltar para a Espanha, o Real Madrid realizou exames para verificar a gravidade da lesão.

O atacante brasileiro sofreu uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda, com envolvimento do tendão distal. A imprensa espanhola divulgou que o tempo de recuperação deve ser de dois meses e meio. Ou seja, Vini Jr. só deve voltar a jogar pelos Merengues em fevereiro de 2024. Nesse meio tempo, ele vai perder jogos importantes de LaLiga, Champions League, Supercopa da Espanha e Copa do Rei.

Eduardo Camavinga

Quem também virou motivo de dor de cabeça para o Real durante a Data Fifa foi Eduardo Camavinga. Na última quarta-feira (15), o meia torceu o joelho direito em uma dividida com Dembele, no treino da seleção da França. A imprensa europeia especula que ele só deva voltar a jogar daqui a dois meses, em janeiro do próximo ano. Com isso, ele deve perder o restante da fase de grupos da Champions e algumas rodadas do Espanhol.

Gavi

Ainda na Espanha, o Barcelona sofreu o pior golpe de todas as seleções na última Data Fifa. Durante a vitória sobre a Geórgia por 3 x 1, no último domingo (20), pelas Eliminatórias para a Eurocopa 2024, Gavi teve um rompimento completo do ligamento cruzado anterior do joelho direito e lesão associada no menisco lateral.

Como a lesão é grave, o meia vai precisar passar por cirurgia e não deve mais atuar nesta temporada. A imprensa catalã informa que Gavi vai precisar de seis a oito meses para voltar a atuar. Com isso, ele deve perder os Jogos Olímpicos de Paris e até mesmo a Euro.

Ter Stegen

O Barça também perdeu seu goleiro titular nesse período. Ter Stegen foi cortado da seleção alemã na última sexta-feira (17) após reclamar de dores nas costas. O problema não é considerado grave, mas ele deve ser substituído na Catalunha até que esteja 100% fisicamente.

Alessandro Bastoni

Já na Itália, Alessandro Bastoni se machucou durante um treino de sua seleção durante as Eliminatórias da Euro. De acordo com a Sky Sports, exames realizados na última terça-feira (21) confirmaram uma lesão na panturrilha direita do zagueiro. Ele não deve ir a campo na próxima rodada da Serie A, nem da Champions League. O defensor da Inter de Milão só deve voltar em dezembro.

Zaïre-Emery

Após ser convocado pela primeira vez para a seleção francesa, Zaïre-Emery retorna da Data Fifa lesionado. Na goleada sobre Gibraltar por 14 x 0 no último sábado (18), pelas Eliminatórias para a Eurocopa, o meia sofreu uma torção no tornozelo direito de grau médio. A tendência é que ele fique à disposição do PSG somente em 2024.

André Onana

Na vitória de Camarões sobre as Ilhas Maurício por 3 x 0, no último domingo (19), pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026, André Onana sofreu uma lesão no púbis. O goleiro já está se recuperando no Manchester United, mas sua presença na próxima rodada da Premier League ainda não é certa.

Erling Haaland

Em relação ao lado azul de Manchester, Erling Haaland machucou o tornozelo esquerdo na última quinta-feira (16), durante um amistoso entre Noruega e Ilhas Faroé, que terminou 2 x 0. O centroavante não tem um problema grave, mas ainda sente dores no local e está com funções limitadas. Ele pode desfalcar o City na próxima rodada do Campeonato Inglês.

Michail Antonio

Na vitória da Jamaica sobre o Canadá por 3 x 2, pela Liga das Nações da CONCAF, na última terça-feira (22), Michail Antonio sofreu uma distensão no ligamento medial do joelho. O atacante deve ficar de fora dos próximos jogos do West Ham de duas a três semanas.

Lionel Messi

Por fim, quem também não escapou do ‘vírus da Data Fifa foi Lionel Messi. Na vitória da Argentina sobre o Brasil por 1 x 0, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o craque sentiu um desconforto no adutor e dor na virilha. Exames no Inter Miami devem ser feitos, mas ele só volta a jogar na segunda semana de janeiro, data prevista para o início da pré-temporada nos Estados Unidos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo