Mundo

Fim de semana tem El Clasico na Espanha, jogão na Inglaterra e decisões nos estaduais pelo Brasil

O feriado de Tiradentes está aí e se você quer futebol para acompanhar no fim de semana, há excelentes opções. O jogo que mais chama a atenção é o clássico entre Real Madrid e Barcelona, na Espanha, que vale muito na disputa pelo Campeonato Espanhol. Tem ainda as semifinais da Copa da Inglaterra, com Chelsea e Tottenham, primeiro e segundos colocados na Premier League, se enfrentando em Wembley. Estádio, aliás, que deve ser casa de ambos nos próximos anos com as reformas dos seus estádios. E ainda tem muitos jogos decisivos nos estaduais pelo Brasil.

Sempre lembrando: a lista de jogos que você abaixo é só uma parte dos jogos que serão transmitidos. A programação de TV completa, com todos os jogos que serão transmitidos ao vivo, você vê no link abaixo:

VEJA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA

O clássico

Real Madrid x Barcelona
Domingo, 15h45 (Fox Sports)
Cotações Oddsshark: 2.09 Real Madrid x Barcelona 3.27; E: 3.93

É o jogo da temporada para o Barcelona. A última chance de salvar alguma coisa dela, depois da eliminação para a Juventus, nas quartas de final da Champions League. Os últimos meses não têm sido fáceis para os desgastados homens de Luis Enrique, cuja saída do cargo de técnico foi anunciada no começo de março. Pobre coletivamente, a equipe depende demais de suas principais peças e terá que encarar o Real Madrid sem uma das mais importantes: a Federação Espanhola negou recurso, e Neymar estará suspenso no Superclássico.

O Barça conseguiu encostar no Real Madrid com seis vitórias seguidas entre fevereiro e março, mas foi derrotado duas vezes desde então e segue a três pontos do maior rival, que ainda tem um jogo a mais a ser disputado. Por isso, a vitória é essencial para os catalães manterem a esperança de serem campeões espanhóis. O Real Madrid, por outro lado, pode muito bem empatar, mesmo em casa, que continuaria muito bem encaminhado. Ainda mais que as possibilidades de conquistar a décima segunda taça europeia seguem vivas, depois de eliminarem o Bayern de Munique, no meio de semana.

O jogão

Chelsea x Tottenham
Sábado, 13h15 (ESPN Brasil)
Cotações Oddsshark: 2.67 Chelsea x Tottenham 2.75; E: 3.25

Um duelo que infelizmente não será disputado pela Premier League. O título inglês, que parecia destinado a ficar com o Chelsea, de repente abriu concorrência, e o Tottenham aparece como o segundo mais interessado. A diferença na tabela caiu para apenas quatro pontos. Neste domingo, os líderes da Inglaterra enfrentam-se em Wembley, pelas semifinais da Copa da Inglaterra.

A chance de os Blues mostrarem força, depois da derrota para o Manchester United que permitiu a aproximação dos Spurs, e mandarem a mensagem: não será fácil tirá-los da liderança. O Tottenham vê na FA Cup a oportunidade de conquistar um título importante, o que não acontece desde 1991 – venceram duas edições da menos importante Copa da Liga neste período, em 1999 e 2008.

Fique de olho

Paris Saint-Germain x Montpellier
Sábado, 12h (SporTV e ESPN+)
Cotações Oddsshark: 1.17 Paris Saint-Germain x Montpellier 14.61; E: 8.16

Fora da Champions League, o Paris Saint-Germain tem um grande objetivo na temporada: ainda pode vencer a Copa da França, mas quer mesmo é manter a hegemonia no Campeonato Francês. Para isso, precisa vencer a corrida cabeça a cabeça com o Monaco, líder da Ligue 1, com os mesmos 77 pontos do PSG, melhor saldo de gols e um jogo a menos. Recebe o Montpellier, que depois de cinco jogos sem vitória ganhou do Caen e do Lorient nas últimas rodadas. Já os parisienses estão em uma sequência de sete triunfos seguidos e invictos há 15 jogos pela liga francesa.

Lyon x Monaco
Sábado, 16h15 (ESPN Brasil)
Cotações Oddsshark: 2.66 Lyon x Monaco 2.59; E: 3.52

Debaixo dos holofotes, o Monaco pode conquistar um feito raro nesta temporada: a Tríplice Coroa. Está nas semifinais da Copa da França e da Champions League e lidera o Campeonato Francês, empatado em pontos com o PSG, mas com um jogo a menos. Para não perder essa folga precisa ganhar do Lyon, fora de casa, um desafio difícil.

O Lyon, embalado pela classificação épica na Liga Europa, é forte em seu estádio, apesar de ter sofrido cinco derrotas nesta Ligue 1. A última delas foi no sábado passado, por 4 a 1, para o Lorient, um tropeço bem pesado. O Monaco, por sua vez, está invicto há 14 rodadas.

O cara

Marco Reus
Borussia Monchengladbach x Borussia Dortmund

Sábado, 13h30 (ESPN)
Cotações Oddsshark: 3.49 Borussia Mönchengladbach x Borussia Dortmund 2.05; E: 3.72

Marco Reus voltou de mais uma lesão e marcou em duas partidas seguidas pelo Borussia Dortmund. Seu gol, no entanto, não foi suficiente para manter os alemães na Champions League, eliminados pelo Monaco. Restam as campanhas domésticas: o Dortmund ainda tem chances reais de ser terceiro colocado, superando o Hoffenheim, e até mesmo de tirar o RB Leipzig da segunda posição, embora essa última tarefa seja bem mais difícil (são oito pontos de distância, a cinco rodadas do final). Encara o Borussia Monchengladbach, que ainda tenta ficar entre os seis primeiros para jogar a próxima Liga Europa. Dista dois pontos do Freiburg.

Vale uma zapeada

Sporting x Benfica
Sábado, 16h15 (EI Maxx 2)
Cotações Oddsshark: 22.72 Sporting x Benfica 2.67; E: 3.15

Será a 300ª edição do dérbi de Lisboa, com o título português em jogo. Não para o Sporting, terceiro colocado com 63 pontos, mas para o Benfica, líder do torneio com 71 pontos, três a mais que o Porto, a cinco rodadas do fim. Uma vitória no clássico deixaria tudo muito bem encaminhado, já que é o duelo mais difícil dos Encarnados daqui para frente. Ao Sporting, resta o prazer de tentar atrapalhar a vida do rival, já que não deve nem cair para a quarta posição, nem alcançar a segunda.

Fiorentina x Internazionale
Sábado, 15h45 (ESPN)
Cotações Oddsshark: 2.71 Fiorentina x Internazionale 2.60; E: 3.45

A seis rodadas do fim do Campeonato Italiano, a Internazionale não está tão bem posicionada quanto gostaria. A campanha que tinha tudo para terminar com vaga em competições europeias foi atrapalhada por uma sequência de quatro jogos sem vitória, que inclui o empate com o Milan, no dérbi do último final de semana.

A Inter está em sétimo lugar, a quatro pontos da próxima Liga Europa, e não pode nem pensar em não vencer a Fiorentina, oitava colocada, quatro pontos atrás. A Viola estava invicta em seus domínios pela Serie A até ser derrotada pelo Empoli, no último sábado, e também precisa se reabilitar.

Pelo Brasil

Fluminense x Vasco
Sábado, 19h00 – SporTV, Premiere
Cotações Oddsshark: 2.42 Fluminense x Vasco 2.96; E: 3.08

A primeira semifinal do Campeonato Carioca será no sábado, com transmissão do SporTV. Depois de um logo (e chato?) torneio, chegou a hora da decisão, que será em jogo único. Isso mesmo: todos os jogos anteriores somados não valem nada. O Fluminense tem a vantagem do empate para ir à final. O Vasco precisa da vitória.

Palmeiras x Ponte Preta
Sábado, 19h00 – Premiere
Cotações Oddsshark: 1.32 Palmeiras x Ponte Preta 9.15; E: 4.93

O Palmeiras tem uma montanha para escalar. Perder por 3 a 0 no Moisés Lucarelli faz com que o time precise correr atrás de um placar grande contra um time que vem em ótima fase. Que o alviverde tem capacidade disso pouca gente duvida, mas a questão é ter que fazer isso, com a Ponte podendo até perder por dois gols.

Flamengo x Botafogo
Domingo, 16h – Globo (RJ e rede), Premiere
Cotações Oddsshark: 1.61 Flamengo x Botafogo 5.37; E: 3.69

Flamengo e Botafogo fazem um confronto pela semifinal que pode ser bem interessante. Depende se o Botafogo entrará completo em campo, o que é improvável. O time jogou com o Barcelona de Guaiaquil nesta quinta e terá outro jogo importante na próxima semana. O Flamengo também joga no meio da semana e ainda tem a vantagem do empate para ir à final.

Corinthians x São Paulo
Domingo, 16h – Globo (SP e PR), SporTV
Cotações Oddsshark: 2.35 Corinthians x São Paulo 3.08; E: 3.11

As semanas de Corinthians e São Paulo foram bem agitadas com os confrontos da Copa do Brasil, mas a vantagem corintiana sobre o tricolor ainda é bem grande. Será preciso algo inédito para reverter isso: tomar três gols na Arena Corinthians e perder para o São Paulo no estádio. Isso sem falar que o São Paulo não vence o Corinthians em um confronto eliminatório desde 2000. Possível, porém, continua sendo. Só é improvável.

Atlético Mineiro x URT
Domingo, 16h – Globo (MG), Premiere
Cotações Oddsshark: 1.20 Atlético Mineiro x URT 12.99; E: 5.53

Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida, chegou a hora de decidir quem vai para a decisão do Mineiro. Em caso de novo empate, o Atlético Mineiro avança por ter a melhor campanha na fase de classificação. Depois da derrota para o Libertad no Paraguaio no meio da semana, o Galo precisa de uma resposta à torcida pelo baixo desempenho do time na competição sul-americana.

Cruzeiro x América Mineiro
Domingo, 18h – Premiere
Cotações Oddsshark: 1.36 Cruzeiro x América Mineiro 8.16: E: 4.36

Cruzeiro e América empataram também por 1 a 1 no jogo de ida e a Raposa tem a vantagem por ter a melhor campanha. Isso significa que um novo empate leva o time azul celeste à final do Mineiro. O time vem empolgado depois de conseguir a classificação às oitavas de final da copa do Brasil, apesar da derrota para o São Paulo no Mineirão ter tirado a invencibilidade do time.

Caxias x Internacional
Domingo, 16h – Globo (RS), Premiere
Cotações Oddsshark: 3.29 Caxias x Internacional 2.11; E: 3.52

O Internacional ganhou o primeiro jogo pelo placar mínimo, 1 a 0, e vai a Caxias do Sul precisando só do empate para se classificar. No Gauchão há gol fora de casa, o que significa que se o Inter marcar um gol, o Caxias terá que vencer por dois gols de diferença. Vitória do Caxias pelo mesmo placar do primeiro jogo leva a disputa aos pênaltis.

Novo Hamburgo x Grêmio
Domingo, 19h – SporTV
Cotações Oddsshark: 3.94 Novo Hamburgo x Grêmio 2.01; E: 3.22

Depois de poupar jogadores na Libertadores (sim, isso aconteceu), o Grêmio vai a Nova Hamburgo precisando vencer para avançar no Campeonato Gaúcho. O jogo de ida acabou em um empate por 1 a 1 na Arena Grêmio. Com sua força total e concentrado no jogo, o Grêmio terá condições, mas a missão é difícil, porque o Nóia foi a melhor campanha na primeira fase. Novo empate por 1 a 1 leva aos pênaltis e, sempre é bom lembrar, gol fora é critério de desempate.

Campinense x Treze
Domingo, 18h15 – EI Maxx

É clássico no Campeonato Paraibano. Será o jogo de volta da semifinal, depois do Treze vencer em casa por 2 a 1 o jogo de ida. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Campinense só precisa igualar o saldo de gols para avançar. Ou seja: vitória por um gol de diferença classifica o time à final. O jogo de ida do Clássico dos Maiorais, nesta quinta, já deixou sequelas: o clube demitiu o técnico Ney da Matta. O auxiliar técnico Dinho é quem comanda a Raposa na partida de volta.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo