Após estreia em alto nível do Fluminense, Renato não pensa em dinheiro e só quer amar
Treinador fez mistério sobre presença de Cano no time titular do Tricolor diante do Ulsan neste sábado (21)

Foram algumas vezes nos últimos anos que o técnico Renato Gaúcho usou a parte financeira para justificar a disparidade de desempenhos no futebol brasileiro – principalmente se tratando do Flamengo.
No entanto, o treinador, hoje no Fluminense, se mostra com um pensamento diferente. E o Mundial de Clubes tem contribuído para isso.
Comandado por Renato, o Flu estreou na competição continental contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, na terça-feira (17). E mesmo com um plantel cinco vezes mais barato que o dos alemães, o time carioca foi amplamente superior e só não venceu por não converter o volume ofensivo em gols.
A partida terminou empatada por 0 a 0, mas foi uma das primeiras mostras de que, mesmo com bem menos investimento, os clubes brasileiros poderiam fazer frente aos europeus. Algo que se confirmou nos dias seguintes com as vitórias de Botafogo e Flamengo sobre PSG e Chelsea, respectivamente.
– Isso mostra que nem sempre só o dinheiro ganha as partidas. Não dá para brigar com eles na parte financeira, mas o futebol é decidido dentro de campo. O povo brasileiro tem que estar se sentindo muito orgulhoso do que os times estão fazendo nesta Copa do Mundo. Quando muita gente acreditava que isso não iria acontecer, está acontecendo. Onde vão chegar, não se sabe. No momento, os quatro estão de parabéns – disse Renato em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (20).
Desta forma, parafraseando a famosa canção de Tim Maia, Renato Gaúcho não pensa em dinheiro e só quer amar. E neste caso o amor, da torcida tricolor para com ele, está atrelado aos resultados.
Neste sábado (21), o Fluminense pode encaminhar a classificação às oitavas de final do Mundial de Clubes. A equipe das Laranjeiras enfrenta o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul,
– O objetivo é conseguir um resultado que nos interessa, para na última rodada saber o que a gente precisa. Porque o nosso objetivo é conseguir a classificação para a próxima fase.
Fluminense deve ter volta de Ganso ao time titular, mas Cano ainda é dúvida
Reservas no empate sem gols do Fluminense com o Borussia, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Germán Cano têm perspectivas diferentes para o duelo contra o Ulsan.
Ganso, que sequer entrou contra os alemães, deve ser titular diante dos coreanos. Essa decisão foi indicada por Renato Gaúcho na coletiva.
– O Ganso faz parte do grupo, está 100%. Tenho conversado com ele. Acrescenta bastante e é um dos líderes. Ele entende as situações em que não começa jogando. Tem grandes chances de começar o jogo de amanhã – disse o treinador do Flu.

No caso de Cano, a presença na escalação inicial é mais incerta.
O argentino está recuperado de uma lesão no joelho e atuou por pouco mais de 20 minutos contra o Borussia Dortmund. Ainda assim, Renato garante que o atacante está plenamente recuperado do problema físico. Cabe ao jogador agora recuperar o ritmo de jogo.
– O Cano, ele tem treinado bem, não está sentindo mais nada, está 100%, está à disposição, totalmente recuperado, se sentindo bem. Então ele está à disposição. Vamos ver se amanhã ele começa o jogo ou não. (…) É lógico que ainda falta aquele ritmo de jogo para ele, é normal, mas o ritmo de jogo, para o jogador, ele vai somente readquirir jogando, né? Mas o importante é que ele está totalmente recuperado da lesão e está à disposição – destacou o Renato Portaluppi.

Além de Borussia e Ulsan, o grupo F do Mundial de Clubes também tem o Mamelodi Sundowns, da África do Sul. O Flu enfrenta os sul-africanos na terceira rodada da chave. A partida está marcada para a próxima quarta-feira (25), às 16h (horário de Brasília).