Fluminense é exaltado na imprensa europeia por jogo ‘grandioso’ contra o Dortmund
Tricolor Carioca entra em campo muito comprometido e 'ofusca' estreia de Jobe Bellingham
Nem o estrelado reforço Jobe Bellingham conseguiu fazer o cenário ser favorável ao Borussia Dortmund no jogo contra o Fluminense nesta terça-feira (17) no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A equipe brasileira comandou as ações e se sobressaiu diante do time alemão no Mundial de Clubes, desempenho que foi classificado como “grandioso” por jornal europeu.
A análise do jornalista José Carlos Menzel, correspondente do futebol alemão no periódico espanhol “as”, ressaltou que Jobe ficou incrédulo com o placar de 0 a 0 dada a superioridade do Tricolor Carioca. O recém-contratado estreou com a camisa do Dortmund apenas aos 14 minutos da etapa final e, àquela altura, o ímpeto dos comandados por Renato Gaúcho já havia se instaurado.
Dortmund detonado e Fluminense enaltecido: a repercussão na Europa

Menzel afirmou que o Borussia Dortmund não teve convicção e jogou “sem determinação”. Além disso, elevou Jhon Arias ao patamar de destaque da partida. O colombiano foi bastante elogiado nesta segunda-feira.
— Arias levou (Daniel) Svensson à loucura pela direita, liderando um grandioso Fluminense que sufocou o Borussia e não conseguiu abrir o placar devido à falta de precisão nos terços finais.
O jornalista ressaltou ainda boas intervenções do goleiro Gregor Kobel para impedir o gol do Tricolor das Laranjeiras, como na finalização de Everaldo na marca dos 24 minutos da segunda etapa. O rebote de Nonato também foi defendido, mas havia impedimento no lance.
Jornais da Alemanha enfatizaram a importância do arqueiro para impedir a derrota Black Yellow, no entanto, não negaram os méritos do Flu. “O Borussia não criou uma única chance clara no primeiro tempo contra o comprometido Fluminense”, escreveu a revista “Kicker” em artigo.
— O fato de o placar final ficar em 0 a 0 deve ser mais positivo do que negativo ao fraco Dortmund.
A “Sky Sport” afirmou que o Fluminense era “o adversário indiscutivelmente mais forte” no caminho de Niko Kovac no grupo F e, apesar de levar em consideração que a última partida oficial do time alemão havia sido há um mês (17 de maio, contra o Holstein Kiel, na Bundesliga), entendeu que a equipe “deixou a desejar”.
Por fim, o “Bild” alertou para a dificuldade do Dortmund em encontrar “ritmo de jogo” contra um Tricolor Carioca muito “focado”. “O Flu certamente merecia a vitória no MetLife Stadium”.
O Borussia Dortmund agora muda a página para o duelo diante do sul-africano Mamelodi Sundowns no sábado (21), às 13h (de Brasília), no TQL Stadium, em Cincinnati. No mesmo dia, às 19h (de Brasília), o Fluminense encara o sul-coreano Ulsan HD no MetLife. Ambos os jogos são válidos pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial.



