‘O nome é Jobe’: Como novo Bellingham do Borussia Dortmund se diferencia do irmão
Ambos são meias, mas características distintas do recém-contratado podem se tornar trunfo de Niko Kovac

O Borussia Dortmund anunciou novo reforço nesta terça-feira (10) e, no vídeo, destacou: “o nome é Jobe“. O jovem meio-campista de 19 anos faz movimento semelhante ao do irmão mais velho, Jude Bellingham, ao se transferir para o clube alemão, mas não quer ser definido por isso.
Há algumas similaridades nas histórias dos irmãos Bellingham, inclusive a posição em que atuam em campo — ambos são meias. No entanto, a dupla tem diferentes características e Jobe deve proporcionar outras possibilidades ao técnico Niko Kovac.
Jobe tende a traçar caminho diferente de Jude Bellingham no Borussia Dortmund
Jude Bellingham deixou o Birmingham City para ir ao Dortmund em julho de 2020 e passou boa parte da primeira temporada mais recuado no meio-campo, de modo a registrar oito participações em gols em 46 aparições.
O ciclo 2021/22 foi diferente e, ora mais avançado, o inglês viu os pontos fortes serem amplificados com os passes calibrados para servir companheiros 14 vezes e ainda balançar as redes em outras seis oportunidades em 44 jogos.

A disposição tática de Marco Rose também lhe dava mais liberdade para flutuar do meio às laterais e permitiu cobrir uma distância de 333,8 km na campanha, além de ajudar a equipe com 433 duelos ganhos — o terceiro melhor da Bundesliga no quesito naquela temporada.
Esse foi o cartão de visitas do Jude mais ofensivo. O então camisa 22 brilhou ao destilar a habilidade para encontrar espaços e o repertório técnico nas atuações com o Dortmund.
— Jude é um garoto extraordinário. Ele nos entrega muito. Nunca para de correr e joga muito bem — elogiou Rose em 2021.
Phenomenal. 🤩@BellinghamJude, that is out of this world. 💫 pic.twitter.com/Qzl4EhtE0N
— Bundesliga English (@Bundesliga_EN) October 23, 2021
O ano derradeiro no Signal Iduna Park teve aumento no número de gols marcados (14 em 42 partidas) e, apesar da queda nas assistências (7), exibiu a veia goleadora do jogador — característica impulsionada logo no ciclo de estreia no Real Madrid com 23 bolas na rede.
Atualmente, Jude Bellingham pode ser definido como meia-atacante na equipe Merengue e na seleção inglesa.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Chegada de Jobe ao Dortmund deixa Kovac com curinga na manga
Jobe ressaltou no vídeo de apresentação no Borussia Dortmund que “não está seguindo os passos de ninguém”, e as atuações e preferências o desprendem das comparações com o irmão.
O jovem estava no recém-promovido Sunderland desde 2023 com a versatilidade na lista de qualidades. Para se ter ideia, ele chegou a ficar na posição de atacante nos Black Cats em alguns momentos e somou oito participações em gols nos 47 duelos feitos na temporada inaugural.
Just ridiculous, @j_bellingham 🤌#EFL | @SunderlandAFC pic.twitter.com/OeG5jYbRwl
— Sky Bet Championship (@SkyBetChamp) March 10, 2024
A campanha posterior teve Jobe mais recuado e mostrou que o inglês pode ocupar também a função de volante. A promessa registrou o maior número de desarmes (79) na Championship, a segunda divisão inglesa, no recorte de jogadores com 21 anos ou menos.
Ele também foi o jogador com mais passes decisivos (48) entre atletas sub-21 da competição e se envolveu diretamente em sete gols ao longo dos 43 jogos. Todas essas experiências proporcionaram autoconhecimento, ao mesmo tempo em que abrem leque de possibilidades a Kovac no time alemão.
— Sei que jogar box-to-box é o que eu mais gosto porque se pode começar as jogadas e avançar. Posso mostrar mais do que sou capaz nesta posição, mas acho que tenho boas habilidades como atacante ou camisa 10 — afirmou Jobe à “Sky Sports” em 2023.

Kovac assumiu o Dortmund em fevereiro de 2025 e implementou algumas mudanças, como o esquema tático formado por três defensores. Uma das características de atuar no 3-4-3 ou no 3-4-2-1, como o técnico tem feito, é solidificar a defesa, mas isso requer muita adaptabilidade por parte do elenco.
Ter Jobe, um jogador moldável e com categoria para se encaixar em qualquer sistema, é importante. O recém-contratado pode flutuar na faixa central e realizar a tarefa que mais gosta — ajudar na transição ao ataque — e ainda contribuir na defesa em momentos sem a posse de bola.
— Ele é um jogador jovem com capacidade de atuar em muitas funções diferentes. (…) Tem potencial em muitas áreas. Ele ainda tem elementos a desenvolver, então ainda podemos ser surpreendidos com suas outras qualidades — disse Régis Le Bris, treinador do Sunderland, à “Sky Sports”.
A comissão técnica, o elenco e os torcedores do Borussia Dortmund certamente mal podem esperar para ver Jobe escrever a própria história no clube. O — agora — meia tem contrato até junho de 2030 e deve estrear no Mundial de Clubes, onde a equipe alemã enfrenta Fluminense, Mamelodi Sundowns e Ulsan no grupo F.