Mundial de Clubes

‘O nome é Jobe’: Como novo Bellingham do Borussia Dortmund se diferencia do irmão

Ambos são meias, mas características distintas do recém-contratado podem se tornar trunfo de Niko Kovac

O Borussia Dortmund anunciou novo reforço nesta terça-feira (10) e, no vídeo, destacou: “o nome é Jobe“. O jovem meio-campista de 19 anos faz movimento semelhante ao do irmão mais velho, Jude Bellingham, ao se transferir para o clube alemão, mas não quer ser definido por isso.

Há algumas similaridades nas histórias dos irmãos Bellingham, inclusive a posição em que atuam em campo — ambos são meias. No entanto, a dupla tem diferentes características e Jobe deve proporcionar outras possibilidades ao técnico Niko Kovac.

Jobe tende a traçar caminho diferente de Jude Bellingham no Borussia Dortmund

Jude Bellingham deixou o Birmingham City para ir ao Dortmund em julho de 2020 e passou boa parte da primeira temporada mais recuado no meio-campo, de modo a registrar oito participações em gols em 46 aparições.

O ciclo 2021/22 foi diferente e, ora mais avançado, o inglês viu os pontos fortes serem amplificados com os passes calibrados para servir companheiros 14 vezes e ainda balançar as redes em outras seis oportunidades em 44 jogos.

Jude Bellingham no Borussia Dortmund (Foto: Icon Sport)

A disposição tática de Marco Rose também lhe dava mais liberdade para flutuar do meio às laterais e permitiu cobrir uma distância de 333,8 km na campanha, além de ajudar a equipe com 433 duelos ganhos — o terceiro melhor da Bundesliga no quesito naquela temporada.

Esse foi o cartão de visitas do Jude mais ofensivo. O então camisa 22 brilhou ao destilar a habilidade para encontrar espaços e o repertório técnico nas atuações com o Dortmund.

Jude é um garoto extraordinário. Ele nos entrega muito. Nunca para de correr e joga muito bem — elogiou Rose em 2021.

O ano derradeiro no Signal Iduna Park teve aumento no número de gols marcados (14 em 42 partidas) e, apesar da queda nas assistências (7), exibiu a veia goleadora do jogador — característica impulsionada logo no ciclo de estreia no Real Madrid com 23 bolas na rede.

Atualmente, Jude Bellingham pode ser definido como meia-atacante na equipe Merengue e na seleção inglesa.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Chegada de Jobe ao Dortmund deixa Kovac com curinga na manga

Jobe ressaltou no vídeo de apresentação no Borussia Dortmund que “não está seguindo os passos de ninguém”, e as atuações e preferências o desprendem das comparações com o irmão.

O jovem estava no recém-promovido Sunderland desde 2023 com a versatilidade na lista de qualidades. Para se ter ideia, ele chegou a ficar na posição de atacante nos Black Cats em alguns momentos e somou oito participações em gols nos 47 duelos feitos na temporada inaugural.

A campanha posterior teve Jobe mais recuado e mostrou que o inglês pode ocupar também a função de volante. A promessa registrou o maior número de desarmes (79) na Championship, a segunda divisão inglesa, no recorte de jogadores com 21 anos ou menos.

Ele também foi o jogador com mais passes decisivos (48) entre atletas sub-21 da competição e se envolveu diretamente em sete gols ao longo dos 43 jogos. Todas essas experiências proporcionaram autoconhecimento, ao mesmo tempo em que abrem leque de possibilidades a Kovac no time alemão.

— Sei que jogar box-to-box é o que eu mais gosto porque se pode começar as jogadas e avançar. Posso mostrar mais do que sou capaz nesta posição, mas acho que tenho boas habilidades como atacante ou camisa 10 — afirmou Jobe à “Sky Sports” em 2023.

Jobe Bellingham Sunderland
Jobe Bellingham em ação pelo Sunderland (Foto: Imago)

Kovac assumiu o Dortmund em fevereiro de 2025 e implementou algumas mudanças, como o esquema tático formado por três defensores. Uma das características de atuar no 3-4-3 ou no 3-4-2-1, como o técnico tem feito, é solidificar a defesa, mas isso requer muita adaptabilidade por parte do elenco.

Ter Jobe, um jogador moldável e com categoria para se encaixar em qualquer sistema, é importante. O recém-contratado pode flutuar na faixa central e realizar a tarefa que mais gosta — ajudar na transição ao ataque — e ainda contribuir na defesa em momentos sem a posse de bola.

Ele é um jogador jovem com capacidade de atuar em muitas funções diferentes. (…) Tem potencial em muitas áreas. Ele ainda tem elementos a desenvolver, então ainda podemos ser surpreendidos com suas outras qualidades — disse Régis Le Bris, treinador do Sunderland, à “Sky Sports”.

A comissão técnica, o elenco e os torcedores do Borussia Dortmund certamente mal podem esperar para ver Jobe escrever a própria história no clube. O — agora — meia tem contrato até junho de 2030 e deve estrear no Mundial de Clubes, onde a equipe alemã enfrenta Fluminense, Mamelodi Sundowns e Ulsan no grupo F.

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Se formou em Comunicação Social em 2019.
Botão Voltar ao topo