Fifa planeja novo playoff para definir adversário do Flamengo no Mundial, diz TV
Fifa planeja eliminatória entre times de Estados Unidos e México para definir substituto do Léon, excluído da competição por ser de mesmo dono do Pachuca

De mesmo dono que o Pachuca, o Léon foi excluído pela Fifa do “Super” Mundial de Clubes em 21 de março, seguindo o regulamento da competição. A decisão gerou polêmica e abriu uma disputa para quem irá ocupar a vaga do clube mexicano, parte do grupo D, o mesmo de Flamengo, Chelsea e Espérance de Tunis.
Neste domingo (30), surgiu o caminho que a entidade máxima do futebol planeja. Segundo informações da emissora “ESPN”, a organização da competição estuda realizar um playoff entre Los Angeles FC, da MLS, vice-campeão da Conchampions para o Léon em 2023, e o América, do México, o time melhor posicionado no ranking de clubes da Concacaf.
Essa eliminatória só irá acontecer caso o pedido de reintegração à competição do Léon não seja aceito no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
— O LAFC participaria [do playoff] como vice-campeão do Club Léon na Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, pela qual o Club Léon se classificou [ao Mundial]. O Club América participaria como o time mais bem classificado no ranking de confederações da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, pelo qual a qualificação também é determinada. O vencedor do play-off se classificaria, a menos que procedimentos legais decidam o contrário — disse a Fifa em comunicado publicado pela “ESPN”.
🚨 Reporta @lizzy_becherano que, en caso de que León no tenga éxito ante el TAS, FIFA considera un partido entre el Club América y LAFC para definir la última plaza de Concacaf para el @FIFACWC.
— Luis Omar Tapia (@LuisOmarTapia) March 30, 2025
📌 América, mejor posicionado en el Ranking
📌 LAFC, finalista en @TheChampions 2023 pic.twitter.com/9RmV2PrYD1
Quando sai a decisão do TAS que pode definir adversário do Flamengo?
A audiência do TAS está marcada para acontecer em 23 de abril, em Madri, na Espanha, e analisará também o recurso da Liga Deportiva Alajuelense, equipe costarriquenha que foi a primeira a questionar a participação do time mexicano na competição por conta do regulamento.
Eles também reivindicam o lugar no Mundial porque são os melhores colocados no ranking da Concacaf considerando o limite de que um mesmo país só pode ter dois representantes no torneio, caso não sejam campeões continentais — México possui Monterrey e Pachuca e Estados Unidos tem Inter Miami e Seattle Sounders.
Léon e a Alajuelense têm até a próxima quarta-feira (2) para reunir a documentação a ser apresentada ao TAS.
Enquanto isso, a Fifa aguarda a decisão da entidade para definir o último representante do Mundial.
🏆 Por que time da Costa Rica reivindica vaga no 'Super Mundial'?
— Trivela (@trivela) November 20, 2024
Alajuelense alega que Fifa vai contra seu próprio regulamento para tentar participar da competição; entenda o caso:https://t.co/zhmodlsP3N
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Se for o América classificado, técnico brasileiro estará no Super Mundial
Caso realmente aconteça o playoff e o América seja o vencedor, o Mundial terá outro técnico brasileiro: André Jardine, que faz sucesso no México. O treinador, inclusive, foi questionado sobre o assunto em entrevista coletiva e lamentou a eliminação do Léon, mas viu mérito no que seu time vem construindo para conseguir a possível classificação.
— O León deveria ir para o Mundial de Clubes. Estou triste pela instituição e gostaria que eles encontrassem uma solução para que pudessem ir. Se isso não acontecer, então o América vem fazendo as coisas bem há muito tempo. É verdade que eles ainda não ganhamos a Conchampions, que é um sonho nosso e um objetivo muito claro — disse.
— Estamos liderando a maioria dos torneios mexicanos, e o ranking da Concacaf, que é um dos critérios. Se você me perguntar se eu quero ir para o Mundial de Clubes, é claro que é verdade, mas eu gostaria de ir para o Mundial de Clubes conseguindo isso em campo. É para isso que estamos trabalhando — completou.

Procurados pela “ESPN”, representantes do Los Angeles FC não comentaram o assunto.
O Mundial de Clubes, chamado pela Fifa de “Copa do Mundo”, está marcado para começar 14 de junho e acabar em 13 de julho. São 32 times na disputa, sendo quatro brasileiros (além do Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo).
Confira todos os grupos do Mundial de Clubes 2025
Grupo A
- Palmeiras
- Porto
- Al-Ahly
- Inter Miami
Grupo B
- Paris Saint-Germain
- Atlético de Madrid
- Botafogo
- Seattle Sounders
Grupo C
- Bayern de Munique
- Auckland City
- Boca Juniors
- Benfica
Grupo D
- Flamengo
- Chelsea
- Espérance
Grupo E
- River Plate
- Internazionale
- Monterrey
- Urawa Reds
Grupo F
- Fluminense
- Borussia Dortmund
- Ulsan HD
- Mamelodi Sundowns
Grupo G
- Manchester City
- Juventus
- Wydad Casablanca
- Al-Ain
Grupo H
- Real Madrid
- Salzburg
- Al-Hilal
- Pachuca