Mundial de Clubes

Por que adversário do Flamengo foi excluído do Mundial e quem pode herdar a vaga

Clube mexicano promete recorrer de decisão que chamou de "inaceitável"

A três meses para o começo de Mundial de Clubes, a Fifa confirmou uma mudança importante entre os participantes da competição. Nesta sexta-feira (21), a maior entidade do futebol mundial anunciou a exclusão do León, do México.

O clube seria um dos adversários do Flamengo na fase de grupos do Mundial. Além do Rubro-Negro, o time mexicano também enfrentaria o Chelsea, da Inglaterra, e o Espérance, da Tunísia, no Grupo D da competição.

Por que o León foi excluído do Mundial de Clubes?

O León foi excluído do Mundial de Clubes por violar o regulamento da Fifa em relação à multipropriedade de clubes. O León pertence ao Grupo Pachuca, que é dono do Pachuca, outro clube mexicano que também está classificado para o Mundial de Clubes.

O Grupo Pachuca poderia ter escolhido um dos dois clubes para disputar o Mundial, mas a organização questionou o regulamento da Fifa. Assim, a entidade decidiu pela exclusão do León.

O artigo 10 do regulamento do Mundial de Clubes diz que “nenhuma pessoa física ou jurídica pode ter o controle ou influência sobre mais de um clube participante da competição”.

— Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclubes estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo — diz um trecho do comunicado da Fifa.

O León é o atual vice-líder do Clausura do Méxica (Foto: Imago)
O León é o atual vice-líder do Clausura do Méxica (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quem vai substituir o León no Mundial de Clubes?

De acordo com o regulamento do Mundial de Clubes, o secretariado geral da Fifa deve decidir sobre qual clube irá substituir o León na competição. Ainda segundo as regras, deve ser levado em consideração o respectivo ranking da confederação a qual o clube pertence e a cota máxima de clubes por país no Mundial.

Dessa forma, a vaga seguirá para um clube da Concacaf, mas não há definição sobre quem irá substituir o León. Caso seja levado em consideração apenas o ranking da confederação, o América do México seria o substituto.

No entanto, o México já tem dois clubes na competição: Pachuca e Montererrey. O país só poderia ter outro clube caos mais de dois times fossem campeões continentais nos últimos quatro anos.

Seguindo o ranking, o Philadelphia Union, da MLS, seria outro candidato para a vaga. Mas os Estados Unidos também já têm dois clubes na competição: o Inter Miami, de Messi, e o Seattle Sounders.

Assim, o primeiro clube não-mexicano e não-norte-americano no ranking da Concacaf é o Alajualense, da Costa Rica. O time ocupa apenas a 15ª colocação do ranking. O Alajualense foi campeão da Taça Centro-Americana, competição que classifica clubes da América Central para a Copa dos Campeões da Concacaf, e já havia entrado com um pedido na Fifa para ocupar a vaga que seria deixada por Pachuca ou León.

A Fifa anunciou que irá comunicar em breve qual clube irá substituir o León no Grupo D do Mundial de clubes.

León vai recorrer para disputar o Mundial

Pouco após o anúncio da Fifa, o León divulgou uma nota em que classificou a decisão como “inaceitável, cruel e injusta”. O clube ainda afirmou que é uma “equipe independente, autônoma e soberana”.

O León ainda afirmou que ira recorrer em todas as instâncias para apelar sobre esta decisão e que vai até as últimas consequências para defender a vaga conquistada para o Mundial de Clubes.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo