León conquista Concachampions pela primeira vez em sua história contra o LAFC e devolve o título ao México
Após vencer na ida, León vence também a volta contra o LAFC e leva o troféu da Concachampions de volta para o México

O León acabou com o sonho do Los Angeles FC de ser campeão continental e venceu pela segunda vez nestas finais para ficar com o título da Champions League da Concacaf, carinhosamente conhecida como Concachampions. O clube mexicano já tinha vencido o jogo de ida por 2 a 1 em casa, venceu novamente nos Estados Unidos e, assim, leva o troféu de volta ao México, depois do título do Seattle Sounders em 2022. É também a primeira vez que o León vence a competição continental em seus 78 anos de história.
A superioridade do León acabou ficando evidente nos dois confrontos. O jogo de ida acabou em vitória por 2 a 1 por milagres do goleiro John McCarthy. Os mexicanos poderiam ter vencido por uma vantagem bem maior e praticamente ter decidido o título em casa. Com o placar apertado, ficou tudo para o jogo de volta no Banco f California Stadium, em Los Angeles, e a torcida do clube californiano estava esperançosa.
Os torcedores do LAFC fizeram um mosaico espetacular com o personagem Scorpion, de Mortal Kombat, e os dizeres “Finish ‘Him 'em”, uma referência ao “Finish Him”, do jogo, antes do Fatality. Só que quem finalizou mesmo foi o León, que aproveitou a chance que teve, marcou o gol que daria a vitória e aguentou a pressão dos americanos até o fim do jogo. Foi a segunda derrota do LAFC em finais de Concachampions, depois de perder também para o Tigres, em 2020.

Se no primeiro jogo o León dominou, desta vez o LA FC veio com uma postura diferente. Só que depois de criar uma boa chance logo nos primeiros minutos, o LAFC acabou surpreendido com um gol do León. Em um ataque pela direita, Ivan Moreno tocou para o meio e o argentino Lucas Di Yorio marcou. Com isso, a vantagem aumentou para 3 a 1 no placar agregado.
O LAFC precisava reagir com ao menos dois gols para empatar o confronto, mas a missão se mostraria muito difícil. Apesar de ter a posse de bola e finalizar mais, o time sofria para criar chances claras de marcar. Pior ainda: o León continuava sendo perigoso quando atacava.
Nas chances que criou, o LAFC desperdiçou. Não conseguiu converter e colocar fogo no jogo. Foram basicamente quatro boas chances que o time americano teve. Não marcou e viu os mexicanos comemorarem em pleno território americano. O León, que não está nem entre os melhores mexicanos, conseguiu o título. Enquanto o LAFC, um dos melhores, se não o melhor time da MLS no momento, sofreu novamente na decisão. A vitória do Seattle Sounders em 2022 continua uma exceção. A diferença não é mais nem tanto a financeira, mas faltou capacidade de decidir em um torneio que não permite erros, especialmente na final.

Finalizado
0
-1

Los Angeles FC - Leon
CONCACAF Champions Cup - BMO Stadium
1° Turno
Los Angeles FC

Leon
