Concacaf
Tendência

León conquista Concachampions pela primeira vez em sua história contra o LAFC e devolve o título ao México

Após vencer na ida, León vence também a volta contra o LAFC e leva o troféu da Concachampions de volta para o México

O León acabou com o sonho do Los Angeles FC de ser campeão continental e venceu pela segunda vez nestas finais para ficar com o título da Champions League da Concacaf, carinhosamente conhecida como Concachampions. O clube mexicano já tinha vencido o jogo de ida por 2 a 1 em casa, venceu novamente nos Estados Unidos e, assim, leva o troféu de volta ao México, depois do título do Seattle Sounders em 2022. É também a primeira vez que o León vence a competição continental em seus 78 anos de história.

A superioridade do León acabou ficando evidente nos dois confrontos. O jogo de ida acabou em vitória por 2 a 1 por milagres do goleiro John McCarthy. Os mexicanos poderiam ter vencido por uma vantagem bem maior e praticamente ter decidido o título em casa. Com o placar apertado, ficou tudo para o jogo de volta no Banco f California Stadium, em Los Angeles, e a torcida do clube californiano estava esperançosa.

Os torcedores do LAFC fizeram um mosaico espetacular com o personagem Scorpion, de Mortal Kombat, e os dizeres “Finish ‘Him 'em”, uma referência ao “Finish Him”, do jogo, antes do Fatality. Só que quem finalizou mesmo foi o León, que aproveitou a chance que teve, marcou o gol que daria a vitória e aguentou a pressão dos americanos até o fim do jogo. Foi a segunda derrota do LAFC em finais de Concachampions, depois de perder também para o Tigres, em 2020.

Mosaico da torcida do LAFC (Kirby Lee-USA TODAY Sports/Sipa USA/Icon sport)

Se no primeiro jogo o León dominou, desta vez o LA FC veio com uma postura diferente. Só que depois de criar uma boa chance logo nos primeiros minutos, o LAFC acabou surpreendido com um gol do León. Em um ataque pela direita, Ivan Moreno tocou para o meio e o argentino Lucas Di Yorio marcou. Com isso, a vantagem aumentou para 3 a 1 no placar agregado.

O LAFC precisava reagir com ao menos dois gols para empatar o confronto, mas a missão se mostraria muito difícil. Apesar de ter a posse de bola e finalizar mais, o time sofria para criar chances claras de marcar. Pior ainda: o León continuava sendo perigoso quando atacava.

Nas chances que criou, o LAFC desperdiçou. Não conseguiu converter e colocar fogo no jogo. Foram basicamente quatro boas chances que o time americano teve. Não marcou e viu os mexicanos comemorarem em pleno território americano. O León, que não está nem entre os melhores mexicanos, conseguiu o título. Enquanto o LAFC, um dos melhores, se não o melhor time da MLS no momento, sofreu novamente na decisão. A vitória do Seattle Sounders em 2022 continua uma exceção. A diferença não é mais nem tanto a financeira, mas faltou capacidade de decidir em um torneio que não permite erros, especialmente na final.

Los Angeles FC
04/06/23 - 22:00

Finalizado

0

-

1

Leon

Los Angeles FC - Leon

CONCACAF Champions Cup - BMO Stadium

1° Turno

Los Angeles FC

Los Angeles FC
5-3-2
77
John McCarthy
us
30
Sergi Palencia
es
3
Jesus Murillo
co
14
Giorgio Chiellini
it
33
Aaron Long
us
12
Diego Palacios
ec
19
Mateusz Bogusz
pl
6
Ilie Sanchez
es
23
Kellyn Acosta
us
10
Carlos Vela
mx
99
Denis Bouanga
ga
Substitutos
18
Erik Duenas
us
2
Denil Maldonado
hn
7
Stipe Biuk
hr
11
Timothy Tillmann
de
20
Jose Cifuentes
ec
1
Eldin Jakupovic
ch
24
Ryan Hollingshead
us
80
Julian Gaines
us
17
Daniel Crisostomo
us
27
Nathan Ordaz
us
22
Kwadwo Opoku
gh

Leon

Leon
4-4-2
30
Rodolfo Cota
mx
3
Ivan Moreno
mx
21
Stiven Barreiro
co
22
Adonis Frias
ar
6
William Tesillo
co
13
Angel Mena
ec
26
Fidel Daniel Ambriz Gonzalez
mx
29
Lucas Romero
ar
11
Elias Hernandez
mx
7
Victor Davila
cl
18
Lucas Di Yorio
ar
Substitutos
1
Alfonso Blanco
mx
40
Oscar Garcia
mx
12
Joel Campbell
cr
34
Oscar Villa
mx
24
Osvaldo Rodriguez
mx
15
Brian Rubio
mx
28
David Ramirez
mx
23
Byron David Castillo Segura
ec
27
Ricardo Angulo
mx
20
Jose Alvarado
mx
8
Jose Rodriguez
mx
25
Paul Bellon Saracho
mx
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo