Leste Europeu

Zico, enfim, chega ao CSKA

No último dia 9, Zico foi oficialmente apresentando como novo técnico do CSKA Moscou. O brasileiro, de 55 anos, substitui Valery Gazzaev, que permaneceu no cargo por quase cinco anos e foi responsável pelo período mais vitorioso da história do clube. Zico, que deixou o Bunyodkor, do Uzbequistão, assinou contrato por cinco anos para trabalhar na capital russa.

Na coluna da semana passada, a possibilidade dele fechar com o CSKA já era dada como certa, por isso todas as expectativas acerca de seu acerto foram abordadas. Agora, como novo treinador oficialmente, vale a pena dar espaço para o próprio dizer o que pensa – ele já está com o elenco na pré-temporada em Israel, que termina no dia 27.

Logo após ser “empossado”, Zico deu uma longa entrevista ao Sport-Express. Abaixo, alguns dos principais trechos.

“Acabei de conhecer o time, e o CSKA preenche todas minhas expectativas. A infraestrutura é maravilhosa e todos no clube só pensam em vitórias e títulos. Assim, acho que meu emprego vai ser muito interessante”.

“Meu principal objetivo é continuar com o que Valery Gazzaev começou. Isso significa que o time deve não só vencer, mas também trazer alegria para seus torcedores. O CSKA é capaz de mostrar um futebol efetivo e espetacular, e na próxima temporada não vamos dar um passo atrás nas táticas ofensivas”.

“Eu conheço pessoalmente o Gazzaev, nos encontramos em 2007 em um fórum na Uefa. E agora o destino me fez substitui-lo no cargo de técnico. Ele alcançou grandes resultados”.

“Compreendo que os torcedores adorem Valery e espero que eu seja capaz de ganhar essa afeição. Só há um modo de alcançar isso: o CSKA deve vencer e dar um passo à frente. Acho que isso é a Liga dos Campeões. Tentaremos quebrar a tradição de não avançar da fase de grupos”.

“A principal característica do meu trabalho é que todos os jogadores merecem o mesmo tratamento. Não tenho favoritos. Não importa se você é brasileiro, russo ou sérvio. Todos precisam provar sua qualidade no campo. Posso errar na escalação da equipe, mas isso nunca acontecerá porque eu prefiro alguns jogadores. Já disso aos atletas que todos são iguais para mim. Todos terão a chance de serem titulares”.

“Queria trabalhar na Europa e o CSKA me ofereceu essa oportunidade. Hoje em dia, a Rússia é uma das principais nações futebolísticas, enquanto o CSKA é seu maior representante. É muito honroso e prestigioso treiná-lo. O fator esportivo foi o principal na minha decisão de se mudar para Moscou”.

“Acho que a transferência é um passo à frente na minha carreira. Espero colocar em prática tudo que quero. E acreditem, o lado financeiro não importou. Não vou ganhar mais do que eu ganhava no Uzbequistão”.

Arshavin entre os melhores

Cristiano Ronaldo foi o grande vencedor da eleição realizada pela Fifa para definir o melhor jogador do mundo em 2008. Andrei Arshavin, sensação da Rússia e do Zenit na temporada passada, no entanto, também marcou presença na lista.

O atacante russo terminou na 11ª posição a enquete, que contou com votos de todos os treinadores e capitães de seleções de todo o mundo. Ficou à frente de nomes de peso, como Lampard, Ibrahimovic e Aguero. Ao todo, Arshavin recebeu quatro nomeações como primeiro, três como segundo e sete como terceiro.

As seguintes pessoas escolheram o jogador em suas listas, com a posição na sequência:

George Dublin, capitão de Antígua e Barbuda: terceiro
Emir Spahic, capitão da Bósnia: primeiro
Sami Hyypia, capitão da Finlândia: terceiro
Hatem Argel, capitão da Jordânia: segundo
Amin Vyacheslav, capitão do Quirguistão: primeiro
Collin Benjamin, capitão da Namíbia: segundo
Anvar Norkulov, capitão do Tadjiquistão: primeiro

Dunga, técnico do Brasil: terceiro
Raymond Domenech, técnico da França: terceiro
Bernd Storck, técnico do Cazaquistão: terceiro
Ormombekov Anarbek, técnico do Quirguistão: terceiro
José Couceiro, técnico da Lituânia: segundo
Pulod Kodirov, técnico do Tadjiquistão: primeiro
Oleksiy Mikhailychenko, técnico da Ucrânia: terceiro

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo