Leste Europeu

Zenit derrota Spartak e está na Liga dos Campeões

O Zenit São Petersburgo derrotou o Spartak de Moscou por 2×1, em seu estádio, pela última rodada do campeonato russo 2009, e conseguiu, com a terceira posição no campeonato, a vaga restante para a Liga dos Campeões na temporada 2010-2011.

Os gols do Zenit foram marcados por Konstantin Ziryanov, cobrando falta aos 44 minutos do primeiro tempo, e Nicolas Lombaerts, cabeceando sozinho em meio à zaga do time moscovita, aos cinco minutos da segunda etapa. Aos 37 minutos, Malik Fahti descontou para o Spartak.

O Zenit disputava a última vaga para a Liga dos Campeões com o Lokomotiv de Moscou, que venceu o Khimki por 3×1, mas acabou ficando atrás do Zenit pelo saldo de gols, o terceiro critério de desempate (os dois primeiros são número de vitórias e confronto direto). Peter Odemwingie e Dmitri Sychev (2) anotaram os gols do Lokomotiv, enquanto Alexander Antipenko descontou para o lanterna do campeonato.

Nos outros jogos, o Rostov empatou com o Amkar Perm por 1×1. Sergei Volkov abriu o placar para o Amkar, mas Alexander Pavlenko igualou o marcador.

O já campeão Rubin Kazan visitou o Kuban Krasnodar e fez 3×0, com gols de Hasan Kabze, Rafal Murawski e Igor Portnyagin. O resultado rebaixou o Kuban para a segunda divisão.

Num confronto moscovita, o FC Moscou fez 2×1 no Dinamo. Denis Kolodin e Leandro Fernández anotaram para o Dinamo, enquanto o mesmo Kolodin, contra, fez o gol do FC Moscou.

Já o Spartak Nalchik fez 4×2 no Terek Grozny. Leandro da Silva, Alexander Amisulashvili, Vladimir Kisenkov e David Siradze anotaram os gols do Spartak, enquanto Timur Dzhabrailov e Shamil Lakhiyalov fizeram os gols do Terek.

O CSKA recebeu o Saturn e fez 3×0, com gols de Alan Dzagoev, Milos Krasic e Pavel Mamaev. E finalizando, o Krylya Sovetov recebeu e perdeu para o Tom Tomsk por 3×1. Kiril Kovalchuk, Artem Dzyuba e Valeri Klimov fizeram os gols do Tom, enquanto Eugeny Savin anotou pro Krylya.

A classificação final do campeonato russo 2009 ficou assim:

1- Rubin Kazan* 63
2- Spartak Moscou* 55
3- Zenit S. Petersburgo* 54
4- Lokomotiv Moscou** 54 (perde pro Zenit no saldo de gols)
5- CSKA Moscou** 52
6- FC Moscou 48
7- Saturn 45
8- Dinamo Moscou 42
9- Tom Tomsk 41
10- Krylya Sovetov 36
11- Spartak Nalchik 35
12- Terek Grozny 33
13- Amkar Perm 33 (perde pro Terek no número de vitórias)
14- Rostov 32
15- Kuban Krasnodar*** 28
16- Khimki*** 10

* classificado para a Liga dos Campeões 2010-2011
** classificado para a Liga Europa 2010-2011
*** rebaixado para a segunda divisão

Artilheiros: Welliton (Spartak Moscou), 21 gols; Alexsandr Bukharov (Rubin Kazan), 16; Alejandro Dominguez (Rubin Kazan), 15.

Ainda há uma vaga em aberto para a Liga Europa da próxima temporada, que ficará com o vencedor da Copa da Rússia. O torneio está atualmente na fase de quartas de final, que acontecem em abril de 2010. Caso o Zenit vença o torneio, abrirá uma vaga extra para a LE através da classificação do campeonato, que iria para o FC Moscou. O próprio Moscou ainda está na disputa pela Copa.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo