Leste Europeu

Velhas rivalidades

Enquanto os campeonatos russo e ucraniano não começam, os torcedores de algumas equipes podem se preparar com os torneios amistosos de começo de ano. Um, em especial, tem ganho bastante atenção nos últimos anos. Não só pelas equipes participantes, mas também pela premiação distribuída.

Neste ano acontece pela terceira vez seguida a First Channel Cup, torneio disputado em Israel, e idealizado para reviver as antigas rivalidades entre russos e ucranianos. Em 2006 o Shakhtar Donetsk ficou com o título e em 2007 foi a vez do Spartak Moscou levantar a taça. Para este ano, os convidados são muitos parecidos de outras edições.

Shakhtar Donetsk, CSKA Moscou e Beitar Jerusalém (atual campeão israelense) estão no Grupo A, enquanto Dynamo Kiev, Spartak Moscou e Estrela Vermelha (atual campeão sérvio) compõem o Grupo B. As equipes jogam entre si nas próprias chaves e os campeões de cada grupo se enfrentam na decisão. Serão distribuídos mais de US$ 2 milhões em prêmios.

Obviamente o torneio não tem significativa importância, mas pelos confrontos Shakhtar x CSKA e Dynamo x Spartak têm merecido muita atenção da imprensa russa e dos clubes também. Nenhum deles quer começar o ano perdendo para rivais históricos, dos tempos de União Soviética. Com isso o jogo entre o Dynamo Kiev e Spartak Moscou, dois maiores campeões soviéticos, é o que mais mobiliza a atenção.

Veja abaixo a tabela da competição:

23/01 – Beitar 0x3 Shakhtar
24/01 – Spartak x Dynamo
26/01 – Dynamo x Estrela Vermelha
27/01 – CSKA x Shakhtar
28/01 – Estrela Vermelha x Spartak
29/01 – CSKA x Beitar
31/01 – Final

Seleção russa

Guus Hiddink já começa a preparar a Rússia para a disputa da próxima Eurocopa, que acontece em junho na Áustria e Suíça. Os russos estão no Grupo D, ao lado de Grécia, Espanha e Suécia.

O técnico holandês anunciou a convocação da equipe para um período de preparação na Turquia, entre os dias 2 e 6 de fevereiro. A maior novidade foi o retorno do meia Marat Izmailov, mas esta não foi a única surpresa. Hiddink convocou também quatro jogadores pela primeira vez: Ivan Taranov, Renat Yanbaev, Roman Shirokov e Roman Adamov, este último artilheiro da Premier Liga russa em 2007.

Confira a lista dos convocados:

Goleiros: Igor Akinfeev (CSKA Moscou), Vladimir Gabulov (Kuban) e Vyacheslav Malafeev (Zenit St. Petersburg);

Defensores: Aleksandr Anyukov (Zenit St. Petersburg), Aleksei Berezutski (CSKA Moscou), Vasili Berezutski (CSKA Moscou), Sergei Ignashevich (CSKA Moscou), Denis Kolodin (Dynamo Moscou), Ivan Taranov (Krylya Sovetov) e Renat Yanbaev (Lokomotiv Moscou);

Meio-campistas: Diniyar Bilyaletdinov (Lokomotiv Moscou), Dmitri Torbinskiy (Lokomotiv Moscou), Vladimir Bystrov (Spartak Moscou), Yuri Zhirkov (CSKA Moscou), Konstantin Zyrianov (Zenit St. Petersburg), Roman Shirokov (Zenit St. Petersburg), Marat Izmailov (Sporting-POR) e Igor Semshov (Dinamo Moscou);

Atacantes: Roman Adamov (FC Moscou), Andrei Arshavin (Zenit St. Petersburg), Aleksandr Kerzhakov (Sevilla/ESP), Roman Pavlyuchenko (Spartak Moscou), Dmitri Sychev (Lokomotiv Moscou) e Ivan Saenko (Nuremberg-ALE).

CURTAS

RÚSSIA
– O meia Daniel Carvalho se machucou durante a pré-temporada do CSKA Moscou nos Emirados Árabes Unidos e viajou para a Alemanha, onde será melhor avaliado. O clube não divulgou detalhes sobre a lesão, apenas informou que não é séria.

– O zagueiro Oleg Pashinin, de 33 anos, que defendeu o Lokomotiv Moscou na última pré-temporada, anunciou sua aposentadoria. Ele pretende se tornar treinador agora.

UCRÂNIA
– O Shakhtar Donetsk acertou a transferência de Konstyantyn Kravchenko, meia que estava no Dnipro Dnipropetrovsk e passou pela seleção ucraniana sub-21. A transferência ficou em € 3,6 milhões.

ARMÊNIA
– O meia Levon Pachajyan, de 24 anos e eleito melhor jogador armeno de 2007, foi contratado pelo GAIS Goteborg-SUE. O jogador foi decisivo no sétimo título nacional seguido ganho pelo Pyunik no ano passado.

BELARUS
– O Hamburg-ALE anunciou a contratação por empréstimo de um ano do meia Anton Putsilo, de apenas 20 anos, do Dynamo Minsk. O jogador impressionou a comissão técnica após um período de treinamentos com o clube em dezembro.

GEÓRGIA
– Com somente 17 anos, o meia Levan Kenia deixou o Lokomotiv Tbilisi e assinou um contrato até 2012 com o Schalke 04-ALE. A revelação georgiana estreou pela seleção aos 16 anos e já tem seis jogos pela equipe. Foi um dos destaques do time na vitória sobre a Escócia, por 2 a 0, em outubro, pelas eliminatórias da Euro.

Mais deste colunista em seu blog.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo