Leste Europeu

Sorte de estreante: Ludogorets desbanca CSKA e é campeão búlgaro

O Campeonato Búlgaro ganhou um novo campeão nesta quarta-feira. O Ludogorets Razgrad levantou a taça logo em sua primeira participação na primeira divisão. A conquista veio de forma dramática, em confronto direto com o tradicionalíssimo CSKA Sofia, maior vencedor local, pela última rodada da liga. A vitória por 1 a 0 foi suficiente para que os novatos ultrapassassem os Reds e ficassem com um ponto a mais que os concorrentes no topo da tabela.

Jogando em casa, o Ludogorets marcou o gol decisivo com 19 minutos de jogo, com Miroslav Ivanov. O CSKA ficou com dez homens em campo no final do primeiro tempo, mas os anfitriões perderam a vantagem numérica logo no início da etapa complementar, quando também tiveram um jogador expulso. No restante do jogo, o Ludogorets não cedeu o empate, que daria o título ao clube de Sofia.

A conquista na liga confirma a dobradinha do Ludogorets nesta temporada. Na última semana, o time já havia conquistado a Copa da Bulgária, também pela primeira vez, batendo o Lokomotiv Plovdiv por 2 a 1 na decisão. Entre os destaques do elenco estão dois brasileiros: o lateral Guilherme Choco, formado pelo Santos, e o meia Marcelinho, que atuou pelo Bragantino em sua última passagem pelo país.

Já o artilheiro da competição foi outro brasileiro: o atacante Moraes, autor de 16 tentos pelo CSKA Sofia. “Fico feliz por ter feito uma excelente temporada, terminando como artilheiro do campeonato. A alegria só não foi completa porque não conseguimos ficar com o título”, afirmou o ex-santista.

Fundado em 1945, o Ludogorets sempre militou nos níveis inferiores do futebol local. A grande ascensão do clube aconteceu a partir da temporada 2009/10, quando foi segundo colocado na terceira divisão e, no ano seguinte, conquistou a segunda divisão. Desde 2010, o clube é presidido por Kiril Domuschiev, milionário da indústria farmacêutica búlgara.

Com o título, o Ludogorets se confirma na segunda etapa qualificatória da Liga dos Campeões 2012/13. Já CSKA Sofia, Levski Sofia e Lokomotiv Plovdiv disputarão as fases preliminares da próxima Liga Europa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo