Leste Europeu

Resumo soviético

A poucos dias do Natal e Reveillon, todos não vêem a hora de largar o trabalho e descansar. Com o futebol europeu, devido ao rigoroso inverno, não é diferente. Com isso, aproveitamos o momento e a última coluna Rússia/Ucrânia do ano para trazer um resumo do atual momento dos campeonatos nacionais das antigas repúblicas soviéticas.

Como os leitores bem sabem, a Premier Liga russa, que segue o calendário solar, já terminou e sagrou o Zenit St. Petersburg campeão nacional.

Geórgia
Dois times com o final do primeiro turno parecem despontar na briga pelo título georgiano. Dynamo Tbilisi, com 36 pontos em 13 jogos, e Zestaponi, com 34, são os líderes da competição. Em terceiro, com 28 pontos, corre por fora o WIT Georgia.

Moldávia
Na luta pelo oitavo título nacional seguido, o Sheriff Tiraspol caminha a passos largos. Após 17 rodadas, tem 45 pontos, dez a mais que o Dacia Chisinau – que tem um jogo a menos no entanto. O Campeonato Moldavo só recomeça em 2 de março do próximo ano.

Ucrânia
A Vyscha Liga começou com uma disparada do Shakhtar Donetsk. Com uma sequência de vitórias impressionante e o péssimo desempenho do rival Dynamo Kiev, parecia, desde o começo, que a temporada teria poucas emoções. Ficou apenas no “quase”…

O Shakhtar entrou em crise com o desastre promovido na Liga dos Campeões. Após duas vitórias nas primeiras duas rodadas, quatro derrotas nas quatro partidas seguintes eliminaram a equipe até mesmo da Copa Uefa. Junto com isso vieram resultados ruins no Campeonato Ucraniano, que foram suficientes para tirar o time do topo da tabela (41 pontos). Nesta semana, inclusive, o clube anunciou o empréstimo do meia-atacante Nert Castillo, para o Manchester City-ING. Em poucos meses no clube, o mexicano não mostrou nem de perto o bom futebol apresentado na Copa América.

Por outro lado, o Dynamo, após trocar de treinador três vezes, conseguiu melhorar em nível local – já que na LC teve a proeza de ser o pior time da competição. No entanto, a má campanha inicial ainda pesa nas costas do clube, que permanece apenas em terceiro lugar (39 pontos).

Nesse enredo de novela, quem começou quietinho, fez boas contratações na pré-temporada e agora caiu no gosto do público é o Dnipro Dnipropetrovsk. A tradicional equipe, que há tempos não fazia uma boa campanha, surpreende e lidera a Vyscha Liga com 43 pontos (e um jogo a mais que o Shakhtar, é bem verdade). A outra surpresa é o Metalist Kharkiv, quarto colocado e na cola dos rivais (39 pontos).

Enfim, ainda faltam 12 rodadas e muita coisa vai mudar, certamente, pelos lados do futebol ucraniano. Enquanto isso, a maioria dos outros campeonatos, citados abaixo, tiveram seu fim ainda em novembro, já que, como o Campeonato Russo, também seguem o calendário solar.

CURTAS

ARMÊNIA
– Neste ano o Pyunik Yerevan conquistou seu décimo título nacional com facilidade. Terminou cinco pontos à frente do Banants.

AZERBAIJÃO
– Ao final do primeiro turno, o Olimpik Baku lidera o campeonato com 33 pontos ganhos em 13 partidas. Sete a mais que o Khazar Lenkhoran.

BELARUS
– O BATE Borisov conquistou seu quarto título bielorusso nesta temporada. Em 26 jogos somou 56 pontos, 12 à frente do Shakhtyor Soligorsk.

CAZAQUISTÃO
– O Aktobe fez uma campanha irrepreensível. Foram 72 pontos conquistados em 90 possíveis e o título nacional cazaque.

ESTÔNIA
– Com 91 pontos em 36 partidas, o Levadia Tallinn ficou com o quinto título nacional de sua história. O Flora, vice-campeão, somou 83 pontos.

LETÔNIA
– Em seu aniversário de dez anos, o Ventspils conquistou o bicampeonato letão. Sofreu para isso. Conquistou 60 pontos em 28 jogos, dois a mais que o Liepajas Metalurgs e três à frente do Riga.

LITUÂNIA
– Com enorme facilidade, o Kaunas faturou seu quarto título lituano. Em 36 jogos foram 83 pontos, 15 a mais que o Suduva, vice-campeão.

Mais deste colunista em seu blog.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo