Leste Europeu

Raros clubes fizeram uma comemoração de centenário tão impressionante quanto a do Zeljeznicar, da Bósnia

Um dos clubes mais tradicionais da Bósnia, o Zeljeznicar contou com uma festa fantástica neste fim de semana

O Zeljeznicar figura entre os clubes mais tradicionais dos Bálcãs. Os Azuis foram fundados por ferroviários em Sarajevo e atravessaram as mais diferentes barreiras ao longo de sua história, desde as dificuldades financeiras dos primórdios aos diferentes conflitos armados que ocorreram no entorno. Seu estádio chegou a ser incendiado durante a Guerra da Bósnia. Independentemente dos impactos, a agremiação se manteve como uma das mais populares e vitoriosas da região – com o orgulho de ter faturado uma edição do antigo Campeonato Iugoslavo, além de seis troféus do Campeonato Bósnio. E o final de semana seria mais do que especial para sua torcida. Os fãs do Zeljeznicar proporcionaram uma festa poucas vezes vista para celebrar os 100 anos de fundação do time.

Parte importante da festa aconteceu nas arquibancadas do Estádio Grbavica, casa do Zeljeznicar, durante o último sábado. Os torcedores lotaram as tribunas e as coloriram de azul durante o empate com o Velez Mostar, pelo Campeonato Bósnio. Porém, o melhor ficaria para o domingo, data do aniversário. Na linha férrea de Sarajevo, uma multidão se reuniu para criar um corredor de fogo com sinalizadores, lembrando as origens da agremiação. Mas nada se compara à queima de fogos promovida pelos Azuis. Uma festa tão impressionante que deixa as comemorações de Ano Novo em muitas cidades grandes no chinelo. Vale ver:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo