Principais negócios
Nos próximos dois finais de semana a bola começa a rolar na Ucrânia e na Rússia. O Campeonato Ucraniano tem seu primeiro jogo da temporada 2012/13 no dia 13, quando Volyn Lutsk e Karpaty Lviv abrem a competição. Já o Russão vai de Mordovia Saransk, recém promovido da segundona, e Lokomotiv Moscou no dia 19 para inaugurar a primeira temporada encaixada no calendário predominante na Europa.
Enquanto isso, as equipes dos países, em plena pré-temporada pelo sul do continente, já se agitam bastante no mercado e fazem diversas contratações. Abaixo um resumo do que aconteceu de mais importante nas últimas semanas, com alguns comentários no final.
RÚSSIA
Mário Fernandes no CSKA Moscou
Rômulo no Spartak Moscou
Iván Marcano no Rubin Kazan
Lacina Traoré no Anzhi Makhachkala
Vedran Corluka e Aleksandr Samedov no Lokomotiv Moscou
Ángel Dealbert e Daniel Niculae no Kuban Krasnodar
Jan Holenda no Rostov
Petr Nemov no Krylya Sovetov
Levan Kenia no Zenit São Petersburgo
Começando pelos brasileiros, CSKA e Spartak Moscou se reforçaram com dois ótimos jogadores. Se não sumir ou arranjar problemas, Mário Fernandes será titular na lateral-direita do CSKA e fundamental no esquema do técnico Leonid Slutskiy, que exige muita força na marcação de seus laterais. Sobre Rômulo, tecnicamente, é um acerto; No entanto… Fiz um post sobre o assunto – leiam aqui.
A negociação mais cara (18 milhões de euros) foi realizada entre Anzhi e Kuban, selando a ida de Lacina Traoré para Makhachkala. Com 18 gols na temporada passada, o marfinense já provou sua eficiência, mas o problema é que ele atua como referência na grande área. Com sua chegada, Samuel Eto'o sairá mais da grande área ou Traoré ficará no banco? No aguardo da decisão de Guus Hiddink.
Outro negócio que chama a atenção envolveu o Lokomotiv. O clube presidido por Olga Smorodskaya fechou com Vedran Corluka, excelente defensor, ex-Tottenham e Bayer Leverkusen. Na Rússia, aliás, ele será treinado por seu ex-comandante na seleção croata, o ofensivo Slaven Bilic, que substituiu o demitido José Couceiro.
UCRÂNIA
Maicon Oliveira e Marko Devic no Shakhtar Donetsk
Niko Kranjcar e Miguel Veloso no Dynamo Kiev
William no Metalist Kharkiv
Na comparação com o mercado russo, os ucranianos são sempre mais modestos. No entanto, entre todos os times da região, nenhum se reforçou tão bem como o Dynamo Kiev. Do Tottenham veio o ótimo meia croata Kranjcar, que fará muito bem a ligação da defesa com o ataque em Kiev. Além dele, a equipe fechou também com o volante Miguel Veloso, ex-Genoa, que fez ótima Eurocopa – ao lado de Vukojevic, formará uma dupla de marcação no meio fortíssima.
Já Shakhtar Donetsk e Metalist Kharkiv aumentaram suas legiões de brasileiros. O primeiro foi na garantia e contratou Maicon Oliveira, atacante de 24 anos, com passagens pela base de Flamengo e Fluminense, e artilheiro da última temporada, atuando pelo Volyn Lutsk, ao lado de Yevhen Seleznyov, do próprio Shakhtar – e artilheiro da temporada anterior, pelo Dnipro.
O Metalist foi no campeão da Libertadores da América buscar o reserva do Romarinho: William defenderá a equipe de Kharkiv a partir dos próximos dias. Contratação feita sem muita pesquisa, certamente. Pra fechar, o Shakhtar também acertou com Marko Devic, do Metalist: ótimo reforço.