Leste Europeu

Os moscovitas estão chegando

Há poucas semanas esta coluna abordou o Rubin Kazan, que, após três rodadas, era o único clube com três vitórias na Premier Liga. Depois de mais três partidas, a equipe grená segue como a única com 100% de aproveitamento. Nos próximo jogos, no entanto, chegou a vez do Rubin comprovar suas reais pretensões.

Após vitórias sobre Lokomotiv Moscou, Luch-Energiya, Zenit St. Petersburg, Tom Tomsk, Khimki e Amkar Perm, o time terá uma seqüência de três confrontos contra times da capital: Dynamo (F), Spartak (C) e Moscou (F).

Claro que a equipe já demonstrou seu potencial ao longo das seis primeiras partidas. Na estréia bateu o Lokomotiv, que pode não viver grande fase mas sempre é um time difícil de ser batido em casa. Além disso, derrotou em São Petersburgo o atual campeão Zenit, de virada, com gols no final do jogo – mas era um Zenit totalmente focado na Copa Uefa.

Agora, serão três jogos contra adversários complicados. O Dynamo renasceu nesta temporada e é o vice-líder da competição. Alexandr Kerzhakov desencantou na última rodada e espera-se muito dele. Além disso, é um confronto direto pelo primeiro lugar, já que a equipe está quatro pontos atrás do Rubin, e ainda por cima acontecerá em Moscou.

Depois a equipe recebe o sempre forte Spartak. O time moscovita não vem bem na temporada. Acumula somente duas vitórias, três empates e uma derrota, sendo que a defesa é uma das piores da competição – já levou nove gols. De qualquer modo, é comum o Spartak começar mal e se recuperar ao longo do ano. Iniciar essa reabilitação pra cima do líder não seria nada mal.

Para completar a trinca moscovita, o Rubin volta à capital para enfrentar o Moscou, até agora a grande decepção da Premier Liga. Após um 2007 brilhante, quando terminou em quarto lugar, ocupa a vice-lanterna neste ano.

Ao que parece, duas mudanças foram muito sentidas no clube. As saídas do técnico Leonid Slutsky, substituído pelo ótimo Oleg Blohkin, e do meia Sergey Semak, parecem ter feito muita diferença no time.

Por sinal, Semak (foto) tem sido, justamente, o principal jogador do… Rubin Kazan! Será a primeira vez que o meia de 32 anos enfrentará seu ex-clube. Além deles, outros veteranos têm ajudado o time a se manter na ponta, casos de Sergey Rebrov e Savo Milosevic – o que, em outra análise, pode ser prejudicial ao longo da competição, extremamente desgastante.

Quem também não tem decepcionado, foi a contratação mais cara da temporada do Rubin. O turco Gokdeniz Karadeniz, que chegou do Trabzonspor por quase € 9 milhões, tem marcado muitos gols e sido peça fundamental do meio-campo.

Enfim, até agora o Rubin Kazan tem surpreendido pelo 100% de aproveitamento. Por outro lado, seu bom futebol mostra que a liderança não é obra meramente do acaso, e sim de um bom planejamento e contratações acertadas. Por enquanto foi o suficiente. Nas próximas partidas será possível avaliar as reais pretensões do time.

Retomada da liderança

Como previsto, o Shakhtar Donetsk retornou à liderança da Vyscha Liga. Na terça-feira, fez seu jogo atrasado com o Zorya e goleou, fora de casa, por 4 a 1. Com isso, a equipe, que já havia enfiado outros quatro gols no final de semana (4 a 0 no Metalurh Zaporizhya), foi a 62 pontos, faltando quatro rodadas.

O Dynamo Kiev, que bateu o Naftovyk-Ukrnafta, fora, por 3 a 0 na última rodada, está com 61 pontos. A federação anunciou que o jogo está sob investigação, devido aos incidentes provocados pelos torcedores visitantes, que depredaram partes do estádio e trens da cidade. O Dynamo corre o risco (mínimo) de perder os pontos.

Na briga pela terceira colocação e a vaga na segunda rodada preliminar da Copa Uefa, o Dnipro Dnipropetrovsk parece ter decepcionado de vez. Após brigar pelo título até poucas rodadas atrás, o time perdeu para o Arsenal Kiev por 2 a 1, estacionou nos 51 pontos e agora está quatro atrás do Metalist Kharkiv.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo