Leste Europeu

Orgulho e frustração

O empate por 1 a 1 entre Rubin Kazan e Inter de Milão, em jogo realizado nesta terça-feira, em Kazan, pela Liga dos Campeões poderia, em tese, ser considerado um bom resultado para a equipe russa. Afinal, era apenas a segunda partida do clube na história da competição, e a primeira em casa. O adversário impunha respeito apenas com o nome e a derrota na estreia, contra o Dynamo Kiev minou ainda mais as esperanças de sucesso dos kazanianos.

O que se viu após o jogo, porém, foram lamentações por oportunidades perdidas e a sensação de que, com um pouco mais de confiança, o resultado do duelo poderia ser outro. Afinal, os russos jogaram com um homem a mais durante mais de 30 minutos e esbarraram na própria falta de competência, algo que sobra no goleiro Julio Cesar, que garantiu o empate para os nerazzurri com boas defesas e ainda contou com a sorte em alguns momentos, como a bola na trave de Semak.

Após o jogo, as declarações revelaram uma mistura entre orgulho e tristeza, pois a possibilidade de vitória acabou se revelando muito mais real do que os russos poderiam imaginar.

O técnico da equipe, Kurban Berdyev, destacou a preparação que foi feita para a partida. “Estudamos muito os movimentos dos jogadores da Inter de Milão e tivemos poucas falhas durante o jogo. Eles aproveitaram uma delas”, observa, para depois elogiar o empenho da equipe. “Esse empate torna nossa situação muito difícil. Perdemos dois pontos, mas estou muito orgulhoso dos meus jogadores, que lutaram até o fim”, afirma.

Para o centroavante Aleksandr Bukharov, “a equipe criou várias situações de perigo e demonstrou muita consistência tática durante os 90 minutos”. Terceiro colocado na artilharia do Campeonato Russo, Bukharov também falou sobre a diferença técnica entre as duas competições. “Jogamos apenas duas partidas na Liga dos Campeões, mas já podemos perceber que o nível é muito mais alto”, analisa.

O principal destaque do time foi, novamente, o argentino Alejandro Domínguez, que fez seu segundo gol na competição e é, até agora, o único jogador da história do Rubin a marcar na Liga dos Campeões. Após o jogo, seu discurso foi parecido com o de Berdyev. “Tivemos possibilidades de ganhar o jogo, mas não conseguimos. Jogamos bem, e estou feliz por isso”.

Apesar de o empate ter mantido os kazanianos na lanterna da competição, ficou claro que, se eles repetirem a atuação desta terça-feira, poderão vencer com tranquilidade o jogo da volta contra o Dynamo Kiev e criar problemas para o todo-poderoso Barcelona, ao menos dentro de casa. Uma vaga na Liga Europa é perfeitamente possível.

Boa recuperação

O CSKA se recuperou das derrotas para o Wolfsburg, pela Liga dos Campeões, e para o Zenit, no Campeonato Russo, com uma vitória sobre o Besiktas por 2 a 1, no Estádio Luzhniki, em Moscou. O destaque do jogo, mais uma vez, foi Alan Dzagoev, que abriu o placar aos 7 minutos do primeiro tempo com um belíssimo chute da entrada da área. O sérvio Milos Krasic ampliou no segundo tempo, e Ekren Dag descontou para os turcos, já nos acréscimos da partida.
Com a vitória, o time do exército chega à terceira posição do Grupo B, com três pontos, atrás do Manchester United, com seis e do Wolfsburg, que tem os mesmos três pontos, mas possui melhor saldo de gols. E Dzagoev, que foi sondado pelo Real Madrid na semana passada, se consolida cada vez mais como uma das principais promessas do continente.

Sinal amarelo para o Rubin

O empate contra a Inter de Milão já aumenta a série de jogos sem vencer do Rubin Kazan para três, pois a equipe não venceu nas duas últimas rodadas do Campeonato Russo e viu sua diferença para o Spartak Moscou cair de sete para quatro pontos. No último fim de semana, os kazanianos perderam em casa para o Amkar por 2 a 1.

O Spartak, por sua vez, aplicou 5 a 0 no Tom Tomsk, com destaque para os dois gols do ganense Quincy Owusu-Abeyie. O técnico da equipe, Valery Karpin, dá sinais de que começa a remontar a equipe e ainda pode, caso o Rubin tropece, lutar pelo título. Outro concorrente parece ser o Zenit, que, com gols de Bystrov e do estreante Kezman, venceu o CSKA por 2 a 0 e chegou a 40 pontos, ultrapassando o próprio CSKA e dando indícios de que pode continuar no embalo.

Quem também perdeu uma grande oportunidade de encostar nos líderes foi o Lokomotiv Moscou, derrotado pelo Terek por 2 a 1, em Grosny. O time agora é o quinto colocado, com 39 pontos, mas pode embolar ainda mais o campeonato na próxima rodada, quando encara o Rubin Kazan em Moscou. Se vencer, o Loko não só se credencia para a disputa do título como ajuda todos os outros concorrentes que estão à sua frente.

Ucrânia

“Fizemos o que pudemos, mas o Barcelona está em outro nível”. A frase, do técnico do Dynamo Kiev, Valery Gazzaev, sintetiza bem o que foi a partida desta terça-feira no Camp Nou. A vitória do Barça por 2 a 0 , com gols de Messi e Pedro, poderia ter sido bem mais tranquila se o goleiro Alexander Shovkovsky não estivesse inspirado.

Com a derrota, o Dynamo caiu para a segunda posição do grupo, com três pontos, um a menos que os blaugranas. Mas, se conseguir um bom resultado diante da Inter, na próxima rodada, pode começar a pensar em passar de fase, algo inimaginável logo após o sorteio das chaves, mas que, com o futebol apresentado pelos italianos até aqui, se tornou possível.

Seleção Russa

O técnico Guus Hiddink convocou, na última sexta-feira, 23 jogadores para as partidas contra Alemanha e Azerbaijão, nos dias 10 e 14 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Os russos só dependem de si e, se vencerem as duas partidas, carimbam passaporte para a África do Sul. As novidades dessa lista são o goleiro Soslan Dzhanayev, do Spartak Moscou, e o meia Dmitry Torbinsky, do Lokomotiv, que volta após longo período afastado por lesão.

Confira o elenco:

Goleiros: Igor Akinfeyev (CSKA Moscou), Vyacheslav Malafeyev (Zenit St Petersburg), Soslan Dzhanayev (Spartak Moscou).

Defensores: Sergei Ignashevich (CSKA Moscou), Alexei Berezutsky (CSKA Moscou), Vasily Berezutsky (CSKA Moscou), Yuri Zhirkov (Chelsea-ING), Renat Yanbayev (Lokomotiv Moscou), Alexander Anyukov (Zenit St Petersburg).

Meio-campistas: Igor Semshov (Zenit St Petersburg), Konstantin Zyryanov (Zenit St Petersburg), Vladimir Bystrov (Zenit St Petersburg), Igor Denisov (Zenit St Petersburg), Sergei Semak (Rubin Kazan), Alan Dzagoyev (CSKA Moscou), Diniyar Bilyaletdinov (Everton-ING), Alexei Rebko (FK Moscou), Dmitry Torbinsky (Lokomotiv Moscou).

Atacantes: Andrei Arshavin (Arsenal-ING), Roman Pavlyuchenko (Tottenham-ING), Pavel Pogrebnyak (Stuttgart-ALE), Alexander Kerzhakov (Dynamo Moscou), Alexander Bukharov (Rubin Kazan).

Seleção Ucraniana

O técnico da seleção ucraniana, Olexiy Mikhailichenko, chamou, nesta quarta-feira, 23 jogadores para os confrontos contra Inglaterra e Andorra, também nos dias 10 e 14 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Os ucranianos estão em terceiro lugar da chave, com 15 pontos, e, se vencerem as duas partidas, garantem lugar na repescagem.

O defensor Taras Mykhalyk e o meia Olexander Aliyev, ambos do Dynamo Kiev, são as principais novidades da lista, que tem como grande ausência o zagueiro Dmytro Chygrynskiy, do Barcelona, que está lesionado.

Goleiros: Andrei Pyatov (Shakhtar Donetsk), Stanislav Bogush (Dynamo Kiev) e Alexander Shovkovsky (Dynamo Kiev)

Defensores: Vitaly Mandzyuk (Dynamo Kiev), Taras Mikhalik ( Dynamo Kiev), Vasily Kobin (Shakhtar Donetsk), Vyacheslav Shevchuk (Shakhtar Donetsk), Alexander Kucher (Shakhtar Donetsk),, Nikolai Ishchenko (Shakhtar Donetsk), Yaroslav Rakitsky (Shakhtar Donetsk), e Grigory Yarmash (Poltava)

Meio-campistas: Alexei Gai (Shakhtar Donetsk), Alexander Aliev (Dynamo Kiev), Oleg Gusev (Dynamo Kiev), Andrei Yarmolenko (Dynamo Kiev), Sergei Nazarenko (Dnipro), Ruslan Rotan (Dnipro), Anatoly Tymoshchuk (Bayern Munich/GER)

Atacantes: Andrei Voronin (Liverpool-ING), Vladimir Gomenyuk (Dnipro), Yevgeny Seleznov (Dnipro), Artem Milevsky (Dynamo Kiev) e Andrei Shevchenko (Dynamo Kiev).

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo