Leste Europeu

O Radnik Surdulica foi outra zebra do dia, ao quebrar a invencibilidade de 51 jogos do Estrela Vermelha na liga sérvia

Brigando contra o descenso, o Radnik provocou a primeira derrota do Estrela Vermelha na liga desde junho de 2020

A quarta-feira de zebras pela Europa guardou também o fim de uma sequência avassaladora no Campeonato Sérvio: depois de 51 jogos invicto, o Estrela Vermelha voltou a ser derrotado na liga nacional. E o revés não aconteceu contra o Partizan Belgrado ou qualquer adversário tradicional do país. Promovido à elite local apenas na última década e penúltimo colocado no início da rodada, o Radnik Surdulica foi o responsável por desbancar os alvirrubros, no Estádio Cidade de Surdulica. O triunfo por 2 a 1 encerrou a invencibilidade do time de Dejan Stankovic que perdurava desde junho de 2020.

O Estrela Vermelha vive a maior sequência de títulos nacionais de sua história, mesmo considerando os tempos de Iugoslávia. Os alvirrubros são os atuais tetracampeões sérvios, com raríssimas derrotas no período. O time perdeu apenas um jogo em 2017/18 e também um jogo em 2018/19. Em 2019/20, foram duas derrotas da equipe de Dejan Stankovic. Já o feito mais impressionante dos Crveni aconteceu em 2020/21, com o título invicto, e numa edição inchada do Campeonato Sérvio, com 20 participantes. A campanha fantástica teve 35 vitórias em 38 rodadas. Apenas Partizan Belgrado, Javor Ivanjica e Rad Belgrado foram capazes de evitar a derrota contra os campeões.

Na atual campanha, o Estrela Vermelha sofreu dois empates nas primeiras 12 rodadas do Campeonato Sérvio, ficando na igualdade com Vojvodina e Partizan. Ainda assim, os alvirrubros tinham vencido os quatro últimos compromissos, incluindo um 7 a 1 sobre o Kolubara. Desta vez, o Radnik Surdulica conseguiu surpreender. O time da casa abriu dois gols de vantagem, com tentos de Milo Spasic aos 13 do primeiro tempo e de Viktor Lukic aos nove do segundo. Logo na sequência, o Estrela Vermelha até descontou com El Fardou Ben Nabouhane, mas a reação não passou disso. O goleiro Stefan Randelovic operou ótimas defesas e ainda contou com a sorte numa bola que bateu na trave já no fim. A série invicta caiu por terra.

O resultado ajuda o Radnik Surdulica na luta contra o rebaixamento. A equipe agora ocupa o 13° lugar entre 16 equipes, saltando posições. O triunfo encerrou uma sequência de sete rodadas sem vitórias do time, que soma apenas três triunfos em 13 partidas pela liga. Já o Estrela Vermelha vê sua sequência de títulos ameaçada. Os alvirrubros ficam na segunda colocação, com 32 pontos, cinco a menos que o líder Partizan. Os alvinegros é que arrancam com tudo, com 12 vitórias até o momento, só empatando mesmo no clássico contra os Crveni.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo