Leste Europeu

O final emocionante do Campeonato Polonês valeu a explosão da torcida do Legia Varsóvia

Na série de finais emocionantes da temporada 2016/17, o Campeonato Polonês merece uma página especial. A Ekstraklasa chegou à sua rodada derradeira com quatro concorrentes à taça. No fim das contas, as posições foram mantidas, com dois empates nos dois confrontos diretos que envolveram os quatro candidatos. Mas não sem a sua dose de suspense. O Legia Varsóvia assegurou o título ao ficar no 0 a 0 com o Lechia Gdansk. Contou com uma forcinha do empate entre Jagiellonia Bialystok e Lech Poznan por 2 a 2. O Jagiellonia, aliás, arrancou o resultado aos 42 do segundo tempo e, mesmo com o vice-campeonato, comemorou bastante a vaga na Liga Europa.

Favorito ao bicampeonato e dono de quatro dos últimos cinco títulos, o Legia Varsóvia dependia apenas de si. Missão não tão simples, considerando o jogo tenso que fez em casa contra o Lechia Gdansk. Desperdiçando diversas chances, o Legia ficou em vantagem numérica aos 23 do segundo tempo, quando Slawomir Peszko foi expulso. Logo depois, os visitantes tiveram sua melhor oportunidade de marcar, parando no goleiro Arkadiusz Malarz. Sem balançar as redes, os líderes precisaram torcer no outro jogo da disputa pelo título.

Na visita a Bialystok, o Lech Poznan abriu dois gols de vantagem antes do intervalo, com Radoslaw Majewski e Lukasz Tralka. De qualquer maneira, a equipe dependia de um tropeço do Legia se quisesse ser campeã, já que levava a pior nos critérios de desempate. E as esperanças se esvaíram na etapa complementar, quando o Jagiellonia balançou as redes aos 32 e aos 42 minutos, com Jacek Góralski e Arvydas Novikovas. Com um a mais nos instantes finais, o Jagiellonia ficaria com a taça caso virasse o placar. Não aconteceu, o que não frustrou sua torcida, comemorando bastante a melhor campanha da história do clube.

Com a confirmação do título, o Legia Varsóvia viu uma explosão de sua fanática torcida. Os tricolores, que já tinham feito uma bela coreografia nas arquibancadas, acenderam sinalizadores e invadiram o campo para celebrar o momento, assim como tomariam as ruas da cidade nas horas seguintes. Apesar da dominância recente, o clube deu uma guinada surpreendente na campanha, após rondar as últimas posições em meados de setembro. A partir de então, aconteceu a ascensão que respingou também na Liga dos Campeões e valeu a passagem aos 16-avos de final da Liga Europa, caindo para o Ajax. Segundo colocado na temporada regular, atrás do Jagiellonia, o Legia manteve sua invencibilidade no octogonal final, algo essencial para a conquista.

O Legia Varsóvia se garante na segunda fase qualificatória da Liga dos Campeões. Jagiellonia e Lech Poznan avançam à Liga Europa, assim como o Arka Gdynia, campeão da Copa da Polônia. Górnik Leczna e Ruch Chorzów caíram, enquanto o acesso ficou com Sandecja Nowy Sacz e com o tradicional Górnik Zabrze, maior campeão nacional ao lado do Ruch Chorzów.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo