Leste Europeu

Na reversal russa, o clube vacina você: Zenit oferece Sputnik V aos seus torcedores gratuitamente

O mantra em todo o mundo para combater a pandemia é “fique em casa”. Torcedores esperam pela vacina para poder voltar a acompanhar seus clubes e viver novamente o futebol. Na reversal russa (ou inversão russa), porém, é o clube que vacina você. O Zenit, um dos mais poderosos clubes da Rússia, passou a oferecer a vacina Sputnik V, produzida no país, a todos os torcedores que forem ao seu estádio, a Gazprom Arena, de forma gratuita. A medida irá valer até o fim da temporada e vale para todos os torcedores com ao menos 18 anos.

Vale destacar que os torcedores podem frequentar os estádios na Rússia, ainda que de forma limitada. Tanto que o Zenit, atual campeão e um dos principais clubes do país, tem média de cerca de 17 mil torcedores por partida, a maior da liga, seguida pelo Rostov (11 mil). Houve público mesmo em jogos internacionais, como os da Champions League, no segundo semestre de 2020.

Um centro de vacinação móvel começou a funcionar duas horas antes do jogo com o Zenit contra o Akhmat Grozny, no sábado, 13, no estádio do clube. O programa continuará funcionando até o final da temporada. O último jogo na Gazprom Arena será no dia 2 de maio contra o Lokomotiv Moscou.

Os torcedores foram chamados para trazerem seus passaportes e cartões de vacinações para receberem a vacina. “O programa de vacinação da Sputnik V está funcionando aqui na Gazprom Arena”, diz um post no Twitter do clube no último sábado. “Nós iremos oferecer vacinações gratuitas em cada um dos nossos quatros jogos restantes em casa na temporada”.

A Sputnik V tem uma efetividade de 91,6% contra a COVID-19 quando as duas doses são aplicadas. Novos estudos ainda atestaram que a vacina também é eficaz contra as novas variantes da doença. A Rússia tem 90.958 mortes, segundo os dados da Johns Hopkins University consultados no fechamento deste texto.

O Zenit lidera o Campeonato Russo com 45 pontos, depois de 22 jogos. O Spartak Moscou é o segundo, com 41. Restam oito rodadas para o fim da liga. O time tem no seu elenco os brasileiros Douglas Santos, lateral esquerdo, Wendel, ex-Sporting, meio-campista, e Malcom, atacante, ex-Barcelona.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo