Leste Europeu

Hora de aproveitar bom momento

A Rússia teve uma ótima participação na Eurocopa. Mostrou sua força, se colocou novamente entre as grandes seleções européias e deixou uma sensação de que os bons tempos podem voltar. Chegou agora a vez da Premier Liga se aproveitar do bom momento do futebol no país.

A seleção “revelou” para o mundo uma safra de excelentes jogadores, sendo que todos atuam no país. Arshavin, Zhirkov, Zyryanov, Akinfeev, Kolodin, Pavlyuchenko, enfim, são muitos os atletas talentosos que permanecem em solo russo. Além disso, o título da Copa Uefa conquistado pelo Zenit apenas confirma essa boa fase.

Três jogos abrem a 12ª rodada no sábado: Luch-Energiya x Khimki, Krylya Sovetov x Rubin Kazan e Spartak Nalchik x Shinnik. No domingo, outros quatro: Terek x Spartak Moscou, CSKA x Dynamo Moscou, Zenit St. Petersburg x Tom Tomsk e Lokomotiv Moscou x Amkar Perm.

Devido à campanha do Zenit na Uefa, a equipe está com cinco jogos a menos que os adversários – o que resultou em algumas partidas a menos para outras equipes também. Por isso, essa rodada será completada na quarta-feira, com Saturn x Moscou e o Zenit novamente em campo, diante do Spartak Nalchik.

A atual classificação mostra o surpreendente Rubin na liderança com 25 pontos. Após um começo arrasador, com oito vitórias em dez jogos, a equipe conquistou apenas um ponto nas últimas duas rodadas e viu a aproximação do Spartak Moscou, que chegou a 20. Durante a Euro a diretoria agiu rápido e fez uma excelente contratação, ao tirar o atacante Roman Adamov do Moscou.

No geral, foram pouquíssimas as contratações. Atualmente, são as especulações que dominam o noticiário do futebol russo, como a saída de Arshavin do Zenit para Barcelona-ESP ou Arsenal-ING.

O próprio Zenit terá uma dura missão. Com apenas sete pontos ganhos, terá que vencer suas cinco partidas de desvantagem para entrar na briga pelo título. Visto que o Rubin deve perder o fôlego mesmo, é previsto que a equipe de São Petersburgo entre na disputa com os grandes de Moscou – além, também, do Amkar Perm, que surpreende com 19 pontos ganhos.

Quem vive um cenário incerto é o CSKA Moscou. Atualmente na sétima colocação, com 15 pontos, mas dois jogos a menos, o time negociou nesta semana o atacante Jô com o Manchester City-ING por € 23 milhões. Com isso, o plantel ficou ainda mais carente de avantes. Conta apenas com Vagner Love, Ricardo Jesus e o polonês Dawid Janczyk, além de Dmitri Ryzhov, de apenas 18 anos.

Virão reforços? Dada a situação financeira do clube, que difere bastante de seus principais rivais, movidos por dinheiros de estatais ou empresários bilionários, é muito improvável. Assim, a temporada para o Exército Vermelho não promete muito.

Copas européias

Definidas as primeiras rodadas preliminares da Liga dos Campeões e Copa Uefa, temporada 2008/09. Abaixo, todas as equipes da região soviética envolvidas nestes embates.

LC – Primeira fase preliminar
ida: 15/16 de julho
volta: 22/23 de julho

Dynamo Tbilisi (Geórgia) x NSÍ Runavík (Ilhas Faroe)
Santa Coloma (Andorra) x Kaunas (Lituânia)
Llanelli (País de Gales) x Ventspils (Letônia)
Anorthosis Famugusta (Chipre) x Pyunik (Armênia)
Inter Baku (Azerbaijão) x Rabotnicki (Macedônia)
Aktobe (Cazaquistão) x Sheriff (Moldávia)
Drogheda United (Irlanda) x Levadia Tallinn (Estônia)
BATE Borisov (Belarus) x Valur Reykjavík (Islândia)

Copa Uefa – Primeira fase preliminar
ida: 17/julho
volta: 31/julho

Vetra (Lituânia) x Viking (Noruega)
Glentoran (Irlanda do Norte) x Liepajas Metalurgs (Letônia)
Nordsjaelland (Dinamarca) x TVMK Tallinn (Estônia)
Olimps (Letônia) x Saint Patrick's Athletic (Irlanda)
Djurgarden (Suécia) x Flora Tallinn (Estônia)
Suduva (Lituânia) x The New Saints (País de Gales)
Red Bull Salzburg (Áustria) x Banants (Armênia)
Ararat Yerevan (Armênia) x Bellinzona (Suíça)
Dacia Chisinau (Moldávia) x Borac (Sérvia)
Tobol Kostanay (Cazaquistão) x Austria Viena (Áustria)
Hertha Berlim (Alemanha) x Nistru Otaci (Moldávia)
Khazar Lenkoran (Azerbaijão) x Lech Poznan (Polônia)
Legia Varsóvia (Polônia) x Gomel (Belarus)
Spartak Trvana (Eslováquia) x WIT Georgia (Geórgia)
MTZ-RIPO Minsk (Belarus) x Zilina (Eslováquia)
Shakhtyor Karagandy (Cazaquistão) x Debrecen (Hungria)
Olimpik Baku (Azerbaijão) x Vojvodina (Sérvia)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo