Leste Europeu

Campeonato Ucraniano será retomado no fim de agosto, segundo o Ministro dos Esportes

Nova temporada da liga ucraniana começará em 23 de agosto, no próprio território, mas sem a presença de público

Não há sinais de um cessar-fogo na Ucrânia, com os ataques mantidos pela Rússia. Porém, o Campeonato Ucraniano deverá ser retomado em pouco mais de um mês. Segundo o Ministro dos Esportes do país, a nova temporada da liga nacional terá seu pontapé inicial marcado para 23 de agosto. Vadym Gutzeit fez o anúncio em suas redes sociais, declarando ainda que a competição respeitará algumas recomendações de segurança – incluindo a ausência de público nas arquibancadas dos estádios.

Gutzeit afirmou que os jogos do Campeonato Ucraniano acontecerão no território nacional. Não está claro se a competição se concentrará em algumas cidades específicas ou se os times poderão atuar em suas regiões – nas menos afetadas pela invasão russa. O Ministro dos Esportes ainda apontou que, durante ataques aéreos, as partidas serão interrompidas. Jogadores e demais envolvidos precisarão se abrigar. Vale ressaltar que diversos estádios no país foram alvo de bombardeios, como estruturas usadas pelas forças de defesa.

O Campeonato Ucraniano de 2021/22 não chegou a ser concluído. A competição teve sua interrupção anunciada logo depois da invasão russa, em 24 de fevereiro. Já em 26 de abril, durante assembleia, a federação local decidiu que o torneio seria encerrado sem a declaração de um campeão. O Shakhtar Donetsk liderava com dois pontos à frente do Dynamo Kiev. Os dois clubes disputarão a próxima edição da Champions League, mas com partidas disputadas a princípio em território neutro. O Dynamo faz pré-temporada na Suíça, enquanto o Shakhtar procura um novo técnico após o anúncio da saída de Roberto de Zerbi nesta segunda.

Outro detalhe é que diversos clubes ucranianos perderam seus destaques nos últimos meses. Jogadores estrangeiros em atividade no país tiveram seus contratos temporariamente suspensos pela Fifa e puderam assinar com clubes de outros locais sem que uma taxa de transferência fosse estabelecida. Assim, a tendência é que a liga concentre atletas ucranianos. Apesar disso, alguns clubes fazem contratações. O destaque fica para o Kryvbas Kryvyi Rih, recém-promovido da segunda divisão, que garantiu a chegada do técnico Yuriy Vernydub – responsável por levar o Sheriff Tiraspol à fase de grupos na última Champions. O treinador juntou-se ao exército com o início da guerra.

A segurança da população deveria ser vista como prioridade. A realização de partidas do Campeonato Ucraniano poderá tornar as equipes também um alvo de ataques. Resta saber até que ponto as autoridades desejarão levar em frente a retomada da competição, que também transmite uma mensagem política por si.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo