Leste Europeu

Brasileiros decidem, e Shakhtar bate Roma na Itália

O Shakhtar Donetsk ficou mais próximo das quartas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira. No Estádio Olímpico, na capital italiana, a equipe surpreendeu a Roma e venceu por 3 a 2 o confronto de ida das oitavas de final da competição.

Com um grande primeiro tempo, os ucranianos – que não atuavam em uma partida oficial há 80 dias – contaram com a eficiência do quarteto ofensivo brasileiro do time – Jádson, Douglas Costa e Luiz Adriano marcaram, somente Willian passou em branco. Mas ao menos na segunda etapa, os italianos conseguiram evitar um desastre maior.

Mesmo jogando em Roma, o Shakhtar não se amedrontou no início da partida. Aos oito minutos, criaram a primeira chance de gol: cruzamento da esquerda e, na pequena área, Jádson chutou de primeira. A bola explodiu em John Arne Riise e saiu.

A Roma chegou com perigo, pela primeira vez, aos 20 minutos. Após cobrança de escanteior, Nicolás Burdisso apareceu no meio da área e, livre, cabeceou para fora.

E pouco depois, aos 28, os italianos abriram o placar. Taddei, pela esquerda da área, levantou a bola na segunda trave e Simone Perrota tocou de cabeça para o centro. Razvan Rat tentou cortar e mandou para as redes.

Só que no lance seguinte, o Shakhtar rapidamente conseguiu o empate. Jádson pegou um rebote na entrada da área, dominou com calma e chutou forte. A bola desviou em Daniele De Rossi e matou as chances de Doni.

A virada ucraniana veio aos 36 minutos. Douglas Costa dominou pela direita e cortou para o centro. Da entrada da área, bateu forte, de esquerda, e marcou um golaço.

Pouco depois, aos 40, Mirko Vucinic quase empatou. O atacante foi lançado ela direita, se livrou da marcação e chutou colocado, no outro canto. Só que na jogada seguinte, Riise perdeu a bola na lateral, Willian tocou rápido para Luiz Adriano, que finalizou na saída de Doni, para fechar o primeiro tempo com 3 a 1 para o Shakhtar.

Já no segundo tempo, o time ucraniano voltou se defendendo bem e ameaçando nos contra-ataques. O primeiro veio aos cinco minutos, mas Willian, pela direita da área, chutou muito alto e isolou a bola.

A Roma, porém, conseguiu diminuir com um lindo chute de Jérémy Ménez. Aos 16 minutos, o francês dominou a bola na intermediária, foi avançando, ganhou de Jádson e chutou colocado, de direita, no ângulo do gol de Andriy Pyatov.

Após isso, o Shakhtar voltou a ameaçar os giallorossi. Aos 23, Luiz Adriano foi lançado e apareceu livre na frente de Doni. Os dois dividiram o lance, e o goleiro brasileiro conseguiu afastar a bola. Aos 27, foi a vez de Henrik Mkhitaryan pegar um rebote da entrada da área e chutar com muito perigo.

Pouco depois, a Roma teve a última grande chance de empatar: Francesco Totti recebeu cruzamento na área, limpou a defesa e chutou em cima de Pyatov.

Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar em 8 de março. O Shakhtar precisa apenas de um empate para avançar, ou mesmo derrotas por 1 a 0 ou 2 a 1, graças aos gols marcados fora de casa nesta quarta.

Ficha técnica

Roma 2×3 Shakhtar Donetsk

Local: Olímpico, em Roma (ITA)
Data: 16/02, quarta-feira
Árbitro: Olegário Benquerença (POR)
Gols: Simone Perrotta aos 28'/1T e Jérémy Ménez aos 16'/2T (Roma); Jádson aos 29'/1T, Douglas Costa aos 36'/1T e Luiz Adriano aos 41'/1T (Shakhtar)
Cartões amarelos: Marco Cassetti e Jérémy Ménez (Roma); Dmytro Chygrynskiy, Yaroslav Rakitskiy e Luiz Adriano (Shakhtar)

Roma
Doni, Marco Cassetti, Nicolás Burdisso, Philippe Mexès e John Arne Riise (Paolo Castellini no intervalo); Daniele De Rossi, Taddei, Simone Perrotta e Jérémy Ménez; Francesco Totti e Mirko Vucinic (Marco Borriello aos 22'/2T). Técnico: Claudio Ranieri.

Shakhtar Donetsk
Andriy Pyatov, Dariko Srna, Dmytro Chygrynskiy, Yaroslav Rakitskiy e Razvan Rat; Henrik Mkhitaryan (Vitaliy Vitsenets aos 33'/2T), Tomás Hubschman, Jádson (Alex Teixeira aos 40'/2T), Willian e Douglas Costa (Eduardo da Silva aos 20'/2T); Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo