Leste Europeu

Bola de cristal russa

Tudo começou em março do ano passado. Esta foi a temporada de adaptação do calendário russo ao europeu, logo, a mais longa de toda história do país. Neste final de semana chegará ao fim com o campeão já definido há algum tempo, é verdade, mas com boa briga por Liga dos Campeões, Liga Europa e contra o rebaixamento.

A classificação tem CSKA Moscou na segunda posição com 73 pontos, seguido por Spartak (72), Dynamo (71) e Anzhi Makhachkala (70). Hoje, estariam classificados, pela ordem, para a terceira fase preliminar da Champions, play-offs da Liga Europa, terceira preliminar da LE e segunda preliminar também da Europa League. Lokomotiv (66), Rubin Kazan (65, mas classificado aos play-offs da Liga Europa por ter conquistado o título da Copa da Rússia nesta semana) e Kuban Krasnodar (60) não têm mais objetivos.

Antes dos prognósticos dessa rodada decisiva, uma ressalva: se o Chelsea for campeão da LC, o vice-campeão russo será promovido para os play-offs da Champions na próxima temporada. Agora os confrontos.

Rubin Kazan x CSKA Moscou

Após uma série negativa de cinco jogos sem vitórias, o CSKA se recuperou na reta final e não perde há três rodadas. A equipe do técnico Leonid Slutskiy, mesmo com muitos desfalques (Sergei Ignashevich, Vasili Berezutskiy, Keisuke Honda, Alan Dzagoev, entre outros), mostrou força e agora é o favorito para ficar com o vice-campeonato. Terá pela frente o Rubin, campeão da Copa nesta quarta e, certamente, pensando apenas na próxima temporada. Palpite: vitória do CSKA Moscou.

Lokomotiv Moscou x Spartak Moscou

Clássico moscovita da rodada, valendo demais para a equipe mais popular da capital. O Spartak não poderá contar com Emmanuel Emenike, expulso de maneira absurda na sofrida vitória sobre o Zenit por 3 a 2, na última rodada. De qualquer modo, assim como o CSKA, encara um adversário com jogadores preocupados com suas férias. Palpite: vitória do Spartak Moscou.

Kuban Krasnodar x Dynamo Moscou

Maior decepção do returno da fase final do Campeonato Russo, o Dynamo Moscou precisa vencer o Kuban, fora de casa, e torcer para que CSKA e Spartak não vençam seus compromissos. Contra o CSKA, leva vantagem no primeiro critério de desempate, o número de vitórias. Mas o momento do Dynamo é muito ruim. A equipe não vence há três rodadas e perdeu a final da Copa da Rússia na quarta para o Rubin. Chega sem moral e contra um time que empatou seus cinco últimos jogos. Palpite: empate.

Zenit São Petersburgo x Anzhi Makhachkala

O Zenit, naturalmente, não está mais jogando com a mesma motivação de algumas rodadas atrás. Isso, porém, não significa que tenha abandonado a competição, e o jogo contra o Spartak no final de semana passado é uma prova disso. Por isso o Anzhi, de Samuel Eto'o (cinco gols nos últimos quatro jogos), precisa entrar em campo extremamente concentrado. Em São Petersburgo, e certamente com o estádio Petrovskiy lotado, a tarefa de vencer os donos da casa é muito complicada. Precisa triunfar em campo e torcer por derrota do CSKA e no máximo empates de Spartak e Dynamo. Palpite: empate.

Na outra chave…

Teremos, também, a luta contra o rebaixamento. Por lá, Krasnodar (60 pontos), Amkar Perm (52) e Terek Grozny (51) estão livres. O Kyrlya Sovetov (50) precisa bater o Terek para garantir a permanência na primeira divisão. Caso contrário, torcerá para que o Rostov não vença o já rebaixado Tom Tomsk.

Aliás, o lanterna Spartak Nalchik também está rebaixado. O Volga Nizhny Novgorod está “classificado” para os play-offs contra o descenso, de onde Krylya e Rostov buscam sair. Haverá, então, a disputa contra o terceiro e o quarto colocados da segunda divisão.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo