Leste Europeu

Atraso de 10 anos: Uefa toca hino iugoslavo no Europeu Sub-19

A seleção da Iugoslávia desapareceu há 10 anos. Em 2003, a nação que já vira a independência de croatas, bósnios, eslovenos e macedônios foi renomeada como Sérvia e Montenegro. Uma alcunha que durou apenas por três anos, quando sérvios e montenegrinos também se separaram. Todo este pano de fundo histórico, porém, foi ignorado pela Uefa no Campeonato Europeu Sub-19.

O imbróglio aconteceu durante a execução do hino nacional nas semifinais. Ao invés da canção da Sérvia, a organização do torneio tocou a velha música da Iugoslávia. E o erro pareceu não surpreender os garotos, que ouviram o hino errado e fizeram questão de cantar o certo antes do pontapé inicial. Fez efeito: a equipe venceu Portugal nos pênaltis e estará na decisão.

No vídeo, o momento em que os jogadores se reúnem para cantar o hino sérvio:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.