Leste Europeu

100 milhões de euros em um dia

Estava realmente estranho. A janela de transferências se aproximava do fim e o Zenit São Petersburgo permanecia tranquilo. Após perder alguns jogadores, casos de Alessandro Rosina e Szabolcs Huszti, o clube viu seu elenco se reduzir e os adversários se reforçarem bastante. Assim, nesta segunda-feira, o Zenit, bancado pela Gazprom, resolveu quebrar o mercado: torrou 100 milhões de euros em dois jogadores, Hulk e Axel Witsel, com contrato de cinco anos para ambos.

Não gosto de discutir valores de jogadores, porque estes dependem muito de situações momentâneas, esporádicas ou dos clubes que negociam. No caso do Porto, por exemplo, as vendas são sempre muito elevadas. Ou seja, não há uma regra mundial e, logo, não há um parâmetro de definição dos valores de mercado de jogadores de futebol.

Esportivamente, no entanto, o Zenit contratou dois atletas excepcionais. Com Danny recuperado fisicamente e Roman Shirokov, o brasileiro – que foi surpreendido com o desfecho das negociações – formará uma linha ofensiva no 4-2-3-1 do técnico Luciano Spalletti fortíssima. No comando de ataque, Aleksandr Kerzhakov será extremamente beneficiado com a chegada do jogador da Seleção Brasileira.

Já no meio-campo Witsel lutará um pouco mais pelo lugar de titular. Assim como Hulk, naturalmente terá que se adaptar ao futebol russo, bem mais forte fisicamente e veloz do que o português. Mas o ex-jogador do Benfica e um dos muitos talentos da atual seleção belga tem tudo para se tornar titular rapidamente e tirar o veterano Konstantin Zyryanov do time, para formar uma dupla de boa marcação e ótima saída de bola com Igor Denisov.

No Campeonato Russo, o Zenit, que já era o favorito ao título, incrementa ainda mais seu favoritismo. Campeonato Russo, aliás, que fica bem mais forte e vai se consolidando como, pelo menos, o sexto mais forte do continente e um dos mais atraentes para o público, com a chegada de diversas estrelas do futebol mundial. Já na Liga dos Campeões, contra Milan, Málaga e Anderlecht, o time russo aumenta bastante sua superioridade técnica a espanhóis e belgas e se aproxima consideravelmente dos italianos. Muita gente já coloca o time de São Petersburgo à frente do heptacampeão europeu. Calma. Dinheiro não compra tradição, e tradição faz muita diferença na Liga dos Campeões. Aliada, é claro, a um bom time, como é o caso dos rossoneri.

Adendo: a janela de transferências na Rússia se encerra somente na quinta-feira (06/set), mas segunda foi a data limite para o envio da lista de jogadores à Uefa.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo