Itália

Varane vira problema para o Como dois meses após sua contratação

Zagueiro foi substituído no primeiro jogo da temporada e não voltou mais. Ao todo, acumula 24 lesões em 15 anos de carreira

A primeira temporada do Como de volta à primeira divisão do Campeonato Italiano após 20 anos tinha tudo para ser histórica. Na janela de transferências, foram 20 contratações e algumas delas surpreendentes.

Porém, aquela que talvez tenha sido a mais inesperada, acabou virando uma dor de cabeça e tanto para os italianos.

O zagueiro francês Raphael Varane, que deixou o Manchester United e acertou sem custos com a equipe, vive um drama que pode, inclusive, colocar um ponto final em sua carreira.

Já no primeiro jogo da temporada, no dia 11 de agosto, contra a Sampdoria, na Copa da Itália, o defensor ficou em campo apenas 23 minutos por conta de uma lesão no joelho.

O problema, no entanto, é que o zagueiro de 31 anos tem extenso histórico de lesões. Só em Manchester, nas três temporadas que passou na Inglaterra, foram 11 lesões. Na temporada passada, o jogador chegou a ficar 14 jogos fora por conta de dois problemas físicos.

Fora da lista da Série A, Varane pode deixar o Como

Uma lesão com menos de 45 minutos em campo levantou uma série de dúvidas sobre a recuperação e permanência de Varane no projeto do Como.

A primeira previsão era de que a lesão não passasse de algo simples, mas os 21 dias de afastamento de Varane dos gramados já mudaram a percepção da diretoria.

A gravidade do problema aparenta ser tamanha que o jogador sequer chegou a ser incluído na lista dos inscritos para a disputa da Série A.

Varane sofreu lesão no primeiro jogo da temporada. Foto: Imago
Zagueiro Raphael Varane deixou o campo com 23 minutos, no duelo contra a Sampdoria, após lesão no joelho. Foto: Imago

O problema é tanto que a questão pode, inclusive, ir além disso. A direção do clube italiano estuda a possibilidade de rescindir com o zagueiro, que ainda tem dois anos de contrato pela frente.

Segundo o jornal espanhol Marca, o próprio Varane estaria cogitando a possibilidade de encerrar a carreira, a depender da gravidade da lesão.

Por enquanto, ele continua a sua recuperação em Madrid, enquanto Como e Fábregas, técnico da equipe, aguardam uma definição da sua situação.

Estamos à sua espera. Vamos ver o que pode acontecer, temos que ver como ele está e como se sente. A decisão é dele, e no momento, ele não se recuperou bem, temos que esperar mais. Vou esperar e respeitar qualquer decisão que vier — disse o treinador.

24 lesões em 15 anos: o drama de Raphael Varane

Aos longo dos seus 15 anos de carreira, em apenas três deles o zagueiro não perdeu nenhum jogo por lesão.

O drama do zagueiro francês começou ainda na sua primeira temporada no Real Madrid, em 2012. Após passar ileso na sua temporada de estreia, no Lens, da França, Varane chamou a atenção do clube espanhol.

Varane deixa o campo lesionado. Foto: Imago
Contra o Chelsea, em 2022, Varane saiu de campo com uma lesão na perna que o tirou de campo por 23 dias. O zagueiro perdeu sete jogos neste período. Foto: Imago

Porém, com apenas 15 jogos em seu novo clube, o jogador teve um problema no menisco e ficou afastado por cinco meses. A partir daí, passar uma temporada inteira sem lesão, mesmo que leve, virou algo raro.

Além do seu primeiro ano como profissional, apenas nas temporadas de 2014-2015 e 2019-20 o jogador não perdeu nenhuma partida por questões médicas.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo