Itália

Livre no mercado, Varane fica perto de time comandado por Fàbregas

Multicampeão pelo Real Madrid, zagueiro francês não teve seu contrato renovado no Manchester United

Após três anos apagados, Raphael Varane se despediu do Manchester United. No último mês de maio, o zagueiro francês, em fim de contrato com os Red Devils, anunciou a saída do gigante inglês.

Agora livre no mercado, Varane está perto de definir seu próximo clube. Neste sábado (29), o ex-Real Madrid desembarcou na Itália para negociar com o Como, equipe recém-promovida à Serie A e comandada pelo técnico e ex-jogador da seleção espanhola, Cesc Fàbregas.

O contrato do defensor com o United se encerra oficialmente neste domingo (30). Ele gostou da abordagem do Como e, por isso, se reunirá pessoalmente com a diretoria do time italiano. A ideia é entender melhor o projeto do clube para os próximos anos e sua função no elenco.

Fàbregas será peça-chave nas negociações

Empolgado com a possibilidade de ter Varane no plantel, Fàbregas participará da reunião. O ex-meia, que assumiu o comando do Como em novembro de 2023, gosta do estilo de jogo do zagueiro francês e é um dos entusiastas de sua contratação no clube.

Aposentado desde julho do ano passado, Fábregas primeiro comandou o time B (elenco sub-19) do Como. Posteriormente, com a saída de Moreno Longo, o espanhol foi chamado para dirigir interinamente a equipe principal.

Fábregas pegou o Como na sexta colocação da Serie B. Apesar do bom momento do time na liga, a diretoria resolveu promover uma “mudança dinâmica” na época — segundo relatos da imprensa local. Deu muito certo.

A equipe terminou na vice-liderança da competição e regressou à elite do futebol italiano depois de 21 anos.

Cesc Fàbregas, técnico do Como
Cesc Fàbregas, técnico do Como (Foto: Icon Sport)

Os objetivos do Como

Administrado pela companhia britânica SENT Entertainment, que pertence ao grupo indonésio Djarum, o Como tinha o ambicioso projeto de voltar à Serie A.

O objetivo foi alcançado, porém, o clube quer seguir surpreendendo no cenário do futebol nacional. Permanecer na elite passou a ser a nova meta. Por isso, a diretoria vem ousando nas movimentações de mercado.

Na última terça-feira, o Como anunciou a contratação de Andrea Belotti. O atacante pertencia à Roma, mas estava emprestado para Fiorentina. A equipe da Lombardia pagou 4,5 milhões de euros aos giallorossi.

Varane, como citado, é o próximo alvo. Fábregas deseja adicionar experiência e qualidade no miolo de zaga, e o francês pode ajudá-lo nesse sentido. A conferir o avanço das tratativas na Itália, mas a tendência é que o negócio de fato aconteça.

Jogadores do Como comemoram acesso do clube
Plantel do Como celebra acesso à Serie A (Foto: Icon Sport)

Carreira de Varane

Revelado nas categorias de base do Lens, Raphael Varane foi contratado pelo Real Madrid em junho de 2011. Ao todo, defendeu o clube merengue por 10 temporadas. Com a camisa madridista, conquistou quatro vezes o Mundial de Clubes, quatro vezes a Champions League, três vezes a LaLiga, entre outros títulos.

Em julho de 2021, Varane chegou ao Manchester United com status de líder, referência técnica da defesa e candidato a ídolo do clube. Entretanto, a verdade é que nunca conseguiu corresponder às expectativas.

O francês alternou entre bons e maus momentos, e sofreu com diversas lesões durante sua passagem pelos Red Devils. No gigante inglês, disputou 95 jogos, marcou dois gols e faturou os títulos da Copa da Inglaterra (2023/24) e Copa da Liga Inglesa (2022/23).

Pela seleção francesa, Varane conquistou a Copa do Mundo de 2018 e a Liga das Nações da Uefa de 2021.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo