Itália

Tragédia envolvendo morte de torcedor marca confronto entre Milan e Napoli

A vítima, Antonio Scotto Di Luzio, de 42 anos, e um amigo tentaram entrar no estádio Diego Armando Maradona sem ingressos para assistir clássico italiano entre Milan e Napoli

O empate entre Milan e Napoli por 2 x 2, em jogo válido pela 10ª rodada da Serie A, ficou em segundo plano. Uma tragédia marcou o encontro após os 90 minutos, e abalou as estruturas do futebol italiano nesta segunda-feira (30). Após o duelo no Estádio Diego Armando Maradona, um homem foi encontrado sem vida no estacionamento do local. Segundo informações do jornal La Gazzeta dello Sport um torcedor teria caído de uma distância de 20 metros ao tentar adentrar ao estádio, sem ingresso.

Ainda segundo a imprensa, Antonio Scotto Di Luzio, de 42 anos, e um amigo, insistiram em ter acesso ao local, e ao se depararem com um caminho bloqueado por uma viga, a vítima acabou decidindo por escalar a estrutura, o que teria ocasionado o acidente fatal. O homem não tinha antecedentes criminais, e morava na cidade de Bacoli. O corpo foi encontrado por volta das 2h da manhã desta segunda-feira (30), em um túnel que daria acesso à parte de dentro do estádio, não muito longe do setor reservado aos visitantes.

Os investigadores estão avaliando e estudando mais alguns elementos para compôr o inquérito, e estão cautelosos, não descartando outras possibilidades para o cenário desta fatalidade. Em relação ao jogo, o empate foi muito ruim para o time Rossonero, que perdeu uma posição na tabela de classificação da Serie A, e viu a Juventus, que bateu o time do Hellas Verona por 1 x 0, assumir a vice-liderança da competição.

Napoli registra mais uma morte de torcedor após cinco meses

Esta não é a primeira vez que um torcedor napolitano morre após um jogo da equipe. No fim da temporada passada, um homem de 26 anos acabou morto após ser ferido a tiros durante a festa de comemoração do seu 3º Scudetto, após 33 anos de fila. Na época, outras três pessoas ficaram feridas por conta dos tiros, e as autoridades não conseguiram detectar se os disparos foram feitos acidentalmente em meio à euforia pela conquista do título, ou se foram motivados por algum ato criminoso.

Após o anúncio do falecimento do torcedor, alguns parentes da vítima atacaram a unidade de emergência do hospital Cardarelli, local onde foi levado. Segundo informações do jornal La Stampa, a vítima dos disparos tinha ligações com a máfia de Camorra, e a polícia abriu um inquérito para investigar as circusntâncias dos tiros no centro histórico da cidade.

Uma confusão generalizada tomou as ruas de Nápoles após a confirmação do título do Gil Azzuri. Um contingente de 203 pessoas foram atendidas pelos serviços de emergência da cidade. Algumas pessoas foram feridas com facas, outras sofreram queimaduras graves por conta de disparos de fogos de artifício, e outras ficaram asfixiadas ao inalarem a fumaça emitida pelos sinalizadores.

A confirmação do 3º Scudetto da história do Napoli foi confirmado ainda na 33ª rodada, após empate diante da Udinese, fora de casa. Na temporada atual, os comandados de Rudi aparecem na 5ª colocação da Serie A com 18 pontos ganhos, em uma campanha com cinco vitórias, três empates e duas derrotas. O empate diante do Milan aumentou a série invicta dos napolitanos para três jogos, contando o triunfo diante do Union Berlim pelo placar de 1 x 0 na última rodada da Champions League. Foi a segunda vitória do Napoli na principal competição europeia de clubes.

Últimos cinco jogos do Napoli na temporada:

Italy Serie A 26/05/24

E

Lecce

Lecce

0

Napoli

Napoli

0

Italy Serie A 17/05/24

E

Fiorentina

Fiorentina

2

Napoli

Napoli

2

Italy Serie A 11/05/24

D

Bologna

Bologna

2

Napoli

Napoli

0

Italy Serie A 06/05/24

E

Udinese

Udinese

1

Napoli

Napoli

1

Italy Serie A 28/04/24

E

Roma

Roma

2

Napoli

Napoli

2

O time italiano está na 2ª colocação do Grupo C, com seis pontos ganhos, e está atrás do Real Madrid, que continua invicto na competição, e com 100% de aproveitamento. Os Gil Azzuri voltam a enfrentar o Union Berlim pela Champions League no próximo dia oito de novembro, uma quarta-feira, no Estádio Diego Armando Maradona, e a bola rola a partir das 14h45 (horário de Brasília).

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo