As homenagens para Giroud, Pioli e Kjaer na despedida do Milan em San Siro
Trio é aclamado pela torcida no último jogo com a camisa do Rossonero

Um emocionado público no San Siro presenciou neste sábado (25) a despedida de um trio que foi essencial para o Milan reencontrar o caminho das glórias com o Scudetto de 2022 e jogar a Champions League novamente.
Estamos falando de Stefano Pioli, Olivier Giroud e Simon Kjaer, que deixam o clube Rossonero ao término desta temporada e receberam homenagens antes, durante e depois do agitado empate por 3 a 3 com a Salernitana, pela última rodada da Série A 2023/24.
Pioli é celebrado em todos os momentos
Sendo uma partida que não valia nada, o dia era de agradecer, celebrar e aplaudir. Antes do apito inicial, abraços apertados com os jogadores, conversas longas com os proprietários e um aplauso absoluto das arquibancadas quando citado pelos alto-falantes.
Esse foi o pré-jogo de Pioli, que também recebeu os afagos aos 22 minutos do primeiro tempo, quando Rafael Leão marcou e todos os jogadores foram em direção à área técnica.
Era momento de abraçar e comemorar com o técnico italiano, aquele que recuperou a confiança dos torcedores, apesar de entender que era momento de mudar (analisamos aqui a saída do treinador após cinco temporadas).

Após a partida, discursou para as arquibancadas e foi levantado pelo elenco. Merece. Foram 240 jogos sob o comando do italiano, com 132 vitórias, 56 empates e 52 derrotas.
“Pioli está pegando fogo”, é o que gritavam os fãs, relembrando um grito dos melhores momentos, substituído recentemente pelo pedido de saída do técnico.
Agradeço a quem me deu a oportunidade de treinar um clube fantástico, obrigado aos proprietários e a todos os funcionários. Para minha equipe, para meus jogadores, vocês são especiais e certas coisas permanecerão. E depois tem todos vocês [apontando para torcida]. Eram tantos de vocês que nos estimularam. Sofremos e vencemos juntos, você colocou um fogo no meu coração, e ele permanecerá sempre aceso e não vou te esquecer. – celebrou um emocionado Stefano Pioli.
Além do título italiano de 2021/22, o primeiro desde 2011, levou o time de volta para uma Champions após oito anos longe, alcançando uma semifinal em 2023 – a última tinha sido em 2007.
Giroud só poderia ir embora com golaço
O centroavante francês do Milan é conhecido por seus golaços na carreira, como aquele lindo escorpião pelo Arsenal. Por isso, ele só poderia se despedir do Rossonero com uma pintura: um voleio quase caído, indefensável.
Contratado sem muitos holofotes em 2021, Giroud entregou com a camisa do Milan. Foi titular no Scudetto de 2022 e exerceu com maestria a função do camisa nove – também sendo importante fora da área.
Como Pioli, o francês não segurou as lágrimas. Ele parte com 131 partidas, 48 gols e 20 assistências. A partir de 1º de julho, jogará no Los Angeles FC.
Quando era jovem sonhava com este Milan, agora tive uma passagem da qual me orgulho. Jamais esquecerei esses 3 anos no Milan.
Olivier Giroud says goodbye to AC Milan and European football! ?⚫️??
“When I was young I dreamed about this Milan, now I had a spell that I am proud of. I will never forget these 3 years at Milan”, Olivier says. pic.twitter.com/9eRLdq6gN0
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) May 25, 2024
Ótimo zagueiro, Kjaer se despede lesionado – infelizmente, realidade
Foram apenas dois minutos mais acréscimos de Simon Kjaer em campo hoje. O dinamarquês estava com outro problema físico e se recuperou apenas para se despedir.
As lesões roubaram um pouco do brilho no clube. Foram 15 problemas físicos diferentes no período, segundo o Transfermarkt, o tirando de ação por 507 dias – ou 85 partidas.
Mas nada disso apaga os seus méritos. “Um líder nato, um grande homem e um verdadeiro defensor robusto”, o Rossonero o definiu assim em um post nas redes sociais e é realmente a figura desse ótimo defensor nos quatro anos que esteve em Milão, atuando em 120 jogos e com participação no título nacional de dois anos atrás.
Aos 35 anos, ainda não decidiu seu próximo passo no futebol.
A born leader, a great man and a true defensive stalwart ?#MilanSalernitana #SempreMilan pic.twitter.com/v6sL4tMMy7
— AC Milan (@acmilan) May 25, 2024
Quem substitui Pioli?
Há muitos nomes badalados no mercado de transferências de técnicos. Thomas Tuchel, Roberto De Zerbi, Xavi Hernández são alguns deles. Mas o Milan não buscará um nome midiático para substituir Stefano Pioli.
O português Paulo Fonseca, de saída do Lille após dois anos no cargo, é o favorito, conforme aponta a imprensa europeia.
O jovem técnico de 51 anos, nascido em Maputo, Moçambique, também passou por Porto, Braga, Shakhtar Donetsk e Roma. Até hoje, conquistou três Campeonatos Ucranianos, uma Copa de Portugal e uma Supercopa Portuguesa.