Itália

Qual deve ser a primeira escalação de Thiago Motta na Juventus na temporada?

Com seu inusitado 2-7-2, Thiago Motta vai mudar a identidade da Juventus -- e tudo começa com sua primeira escalação

Nesta segunda-feira (19), às 15h45 (horário de Brasília), a Juventus estreia na temporada diante do Como, no Allianz Stadium, pela rodada de abertura da Serie A. Essa também será a primeira partida oficial de Thiago Motta à frente da Velha Senhora.

Após um trabalho histórico no Bologna — que rendeu uma classificação à Champions League após 59 anos –, o técnico ítalo-brasileiro foi o escolhido pela Juventus para tentar retomar a hegemonia na Itália e se tornar competitiva na Europa.

Motta ganhou notoriedade por seu inusitado 2-7-2, utilizando o goleiro como um de seus jogadores de “meio-campo”. E a pré-temporada serviu para alinhar as ideias do treinador com o novo elenco dos Bianconeri.

E a Trivela traz uma análise revelando como deve ser a primeira escalação de Thiago Motta na Juventus.

Como chega a Juventus para 2024/25?

Com a saída de Massimiliano Allegri, a Juve promoveu uma verdadeira reformulação em seu elenco. Além dos reforços, a Juventus se desfez de vários jogadores que não se encaixam ao estilo proposto pelo ítalo-brasileiro.

Entram

Douglas Luiz – volante
Khéphren Thuram – volante
Juan Cabal – lateral
Michele Di Gregorio – goleiro

Saem

Matías Soulé – atacante
Dean Huijsen – zagueiro
Samuel Iling-Junior – atacante
Moise Kean – centroavante
Koni De Winter – zagueiro
Enzo Barrenechea – volante
Kaio Jorge- centroavante
Gianluca Frabotta – lateral
Marley Aké – atacante
Adrien Rabiot – meia
Wojciech Szczęsny – goleiro
Alex Sandro – lateral

Além disso, Federico Chiesa — principal nome da Velha Senhora nos últimos anos — deixou de ser prioridade na nova Juventus e tem futuro indefinido. O atacante pode ser negociado ainda nesta janela de transferências.

O esquema tático de Thiago Motta

Para explicar, o 2-7-2 de Thiago Motta deve ser entendido verticalmente, e não na horizontal, como estamos acostumados. Ou seja, a Juventus terá dois jogadores na faixa esquerda, sete no centro (incluindo o goleiro) e outros dois no lado direito.

A saída de bola proposta pelo técnico ítalo-brasileiro começa com o goleiro, que precisa ser bom com os pés para tocar curto. Aliás, isso explica o adeus de Szczęsny, que foi titular da Juventus nas últimas temporadas, mas nunca teve essa característica.

Di Gregorio, por sua vez, tem o perfil exigido por Motta. Como o arqueiro irá participar da transição ofensiva da Juve, um dos volantes terá liberdade para subir uma linha. Esse espaço será ocupado por um dos zagueiros, gerando superioridade numérica.

Com a posse mais avançada, os meias da Juventus se aproximarão dos pontas, enquanto o centroavante se movimentará bastante para tentar criar espaços. Inclusive, será interessante ver o Vlahovic — que não é tão móvel assim — exercer esse papel.

Sem a bola, os Bianconeri serão orientados pelo técnico a fazer uma marcação-pressão na defesa adversária, cujo objetivo é recuperar a posse para tentar atacar novamente. Dito tudo isso, veja abaixo como deve ser a primeira escalação de Thiago Motta na temporada:

Foto: (Trivela/Homecrowd) - Próvavel primeira escalação da Juventus de Thiago Motta para 2024/25

Essa linha defensiva da Juventus tem técnica para iniciar as jogadas com passes curtos. Para um rápido avanço ao último terço, Thuram, Locatelli e Douglas Luiz — assim como os pontos Weah e Yildiz — precisarão se movimentar bastante.

O volante francês — filho do icônico Lilian Thuram e irmão de Marcus, da Internazionale — percorre todos os setores de campo e tem ótimas valências defensivas e ofensivas. Por isso, o brasileiro estará mais livre para se aproximar da grande área adversária.

Os pontas são agudos e velozes, o que pode gerar lances perigosos para a Velha Senhora. Agora, resta esperar o pontapé inicial para ver na prática como Thiago Motta irá revolucionar a Juventus.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo