Itália

Agora técnico, Fàbregas diz que Como brigará pelo acesso e revela conversa com Mourinho

Aos 36 anos, Fàbregas tem seu primeiro desafio como técnico na Serie B da Itália e sonha em levar o Como à Serie A

Cesc Fàbregas foi um jogador que marcou muito atuando por Arsenal, Barcelona e Chelsea, seus três principais clubes na carreira. Aos 36 anos, ele tem um desafio novo, de ser treinador do Como da Itália, na Serie B. Ela se disse surpreso com a escolha da direção, disse que o objetivo é subir para a Serie A e revelou que Mourinho disse uma frase famosa dele quando ele contou que seria técnico.

Ao pendurar as chuteiras, Fàbregas assumiu imediatamente um cargo como técnico no time sub-19 do Como. Foi assim que ele começou a temporada 2023/24. Só que com a demissão do técnico do time principal, Moreno Longo, Fàbregas foi promovido a técnico principal do time.

A decisão de demitir o técnico foi, de certa forma, surpreendente. Longo tinha conseguido seis vitórias em 12 jogos, conquistando 21 pontos e com o time em sexto na tabela, brigando por posições para ir ao playoff do acesso.

“Primeiro de tudo, quero agradecer a Longo pelo que ele fez aqui, especialmente na última temporada quando estávamos sofrendo”, disse Fàbregas, em entrevista à Gazzetta dello Spor. “Um dia, irá acontecer comigo também (ser demitido), é normal neste trabalho. Foi o que Mourinho me disse: ‘Você não é um técnico de verdade até ser demitido”.

Mourinho é alguém com quem Fàbregas teve uma ótima relação nos tempos de jogador. Ele atuou pelo Chelsea comandado por Mourinho e marcou seis gols em 69 jogos. O meio-campista atuou também por Arsenal e Barcelona ao longo da carreira, passou pelo Monaco e terminou a carreira pelo próprio Como na temporada passada.

Fàbregas é treinador e acionista do clube

Na teoria, Fàbregas seria o técnico interino, mas na prática, ele deve ficar até o fim da temporada. Pudera: Fàbregas é um dos acionistas do Como desde que decidiu jogar pelo clube, em 2022. Ainda que não seja o acionista principal, ele é um dos donos do clube.

“Encontrei um grupo de jogadores disponíveis que estão trabalhando muito bem. O time está forte e é capaz de encarar essa mudança. Muitos jogadores também são amigos meus portque eu costumava jogar com eles. Sou realmente positivo”, declarou Fàbregas.

Quando perguntado sobre como escolheu os jogadores que irão jogar, ele brincou. “Só posso te dizer uma coisa: eu não irei jogar”, riu o ex-jogador. “Longo e eu temos ideias diferentes e alguma coisa irá mudar, mas se o Como é um time forte, é mérito dele. Os torcedores querem um time que ataque e vença, então temos que nos tornar protagonistas com a bola”.

“Eu não tenho modelos ou exemplos do passado, futebol é o mesmo em todo lugar. O Catanzaro vem da Serie C, mas joga um futebol melhor que o nível da Serie B. Eu estudo muito os vídeos com meus colaboradores e acredito em espetáculo, jogar com a cabeça erguida, dar emoções aos torcedores”.

O agora ex-meia disse que se surpreendeu ao ser escolhido como técnico do time. “Não (se esperava virar o técnico do time). Eles me ligaram no domingo para fazer o anúncio já à tarde. Eu não sabia de nada. Eles querem subir para a Serie A e tentaremos conseguir isso”.

O Como volta a campo neste sábado, pela Serie B, contra o Feralpisalò. A Serie B é liderada pelo Parma, com 29 pontos, com o Venezia logo atrás em segundo. Os dois primeiros sobem direto para a Serie A. O terceiro e o quarto se classificam para as semifinais dos playoffs diretamente. Do quinto ao oitavo se enfrentam pelas quartas de final.  

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo