Liberado pela Juventus, Danilo toma decisão sobre retorno ao futebol brasileiro
Em seu último ano de contrato com a Juventus, Danilo foi comunicado pela diretoria que pode buscar um novo clube
A chegada do Ano Novo também significa a reabertura da janela de transferências das principais ligas europeias. Em final de contrato com a Juventus, Danilo não está nos planos de Thiago Motta e foi liberado pela diretoria a buscar um novo clube.
Aos 33 anos, o lateral-direito é um dos homens de confiança de Dorival Júnior na seleção brasileira. Procurado por clubes de sua terra natal, Danilo tomou uma decisão sobre a volta para casa — o que não deve acontecer agora.
Segundo o “ge”, o lateral optou por adiar um retorno ao futebol brasileiro. Nas últimas semanas, o veterano esteve na mira do Vasco e chegou a conversar com a antiga diretoria do Flamengo, mas sem abrir negociações.
Após um período de reflexão, Danilo entendeu que ainda tem mercado na Europa e estuda para onde irá após deixar a Velha Senhora. O lateral-direito tem vínculo com a Juventus até junho de 2025, porém, a partir desta quarta-feira (1), já pode assinar um pré-contrato.
Danilo deve seguir na Itália
Como a Juve não quer perder o brasileiro sem custos de transferência, a ideia é negociá-lo já em janeiro. E rivais no futebol italiano estão de olho em Danilo, que tem uma proposta em mãos.
Trata-se do Napoli, que divide a liderança da Serie A com a Atalanta. A equipe comandada por Antonio Conte aguarda uma resposta do lateral, que pode assinar um contrato pelas próximas temporadas.
Entretanto, o capitão do Brasil também recebeu ofertas de outras ligas e definirá seu futuro no início de 2025. A tendência é que Danilo sequer entre em campo pela Juventus até o fim de 2024/25, caso ele deseje cumprir seu vínculo até o final.
O lateral-direito não viajará para a Arábia Saudita com o restante da delegação dos Bianconeri para a disputa da Supercopa da Italia, cuja semifinal contra o Milan acontece nesta sexta-feira (3), às 16h (horário de Brasília).
Juventus abriu mão do lateral
Desde 2019 na Juventus, Danilo se tornou uma das lideranças do vestiário nos últimos anos. O brasileiro foi o primeiro capitão estrangeiro em 60 anos a ser campeão com a Velha Senhora.
Apesar disso, a Juventus abriu mão do lateral por entendimento da nova gestão, que defende uma reformulação do grupo, abrindo mão de veteranos. O alto salário do lateral-direito brasileiro também motivou tal escolha.
A chegada do técnico ítalo-brasileiro também interrompeu a sequência de Danilo entre os titulares. Uma série de desentendimentos entre Thiago Motta e o lateral tornaram a relação entre os dois distantes.
O afastamento do brasileiro rendeu críticas por parte da torcida ao treinador e à Juve. Revelado pelo América-MG, Danilo se destacou no Santos de Neymar. Na sequência, o lateral-direito passou por Porto, Real Madrid e Manchester City.