Copa da Itália

Thiago Motta detona eliminação da Juventus: ‘Tenho vergonha do que vi do meu time’

Juventus não conseguiu passar pelo Empoli na Copa da Itália, o que gerou duras críticas por parte de Thiago Motta

A Juventus escreveu um novo capítulo de decepção nesta temporada. Agora, os Bianconeri foram eliminados nas quartas de final da Copa da Itália pelo Empoli. E Thiago Motta detonou o próprio time após mais um tropeço.

Na última quarta-feira (26), a Juventus ficou apenas no empate por 1 a 1 com os Azzurri, no Allianz Stadium. Nos pênaltis, a Velha Senhora desperdiçou suas cobranças com Dusan Vlahovic e Kenan Yildiz, enquanto o Empoli acertou todas no alvo.

Em coletiva pós-jogo, o técnico ítalo-brasileiro rasgou o verbo contra os próprios jogadores. Thiago Motta assumiu a responsabilidade pela queda precoce no torneio, porém, cobrou os atletas da Juventus pela postura dentro de campo:

— Não há explicação. A responsabilidade é certamente minha. Me sinto envergonhado por ver a minha equipe jogar assim.

— No 1º tempo, houve falta de atitude, o que significa que (eu) não soube transmitir a importância de jogar um jogo destes com a camisa da Juventus. Pode errar um passe, mas ninguém assumiu a responsabilidade.

Antes do intervalo, a Juve dominou a posse de bola (69%), porém, pouco incomodou os Azzurri. A Juventus fez apenas duas finalizações, enquanto o Empoli chutou quatro vezes — e uma delas terminou no fundo da rede.

Foi somente no 2º tempo que os Bianconeri controlaram a partida. O problema é que as 13 finalizações não foram suficientes, já que apenas Khéphren Thuram colocou a bola no fundo da casinha.

— Peço desculpa às pessoas que vieram. Me sinto envergonhado por ver uma coisa destas e espero que os meus jogadores também se sintam assim.

Thiago Motta enfrenta desconfiança na Juventus

Thiago Motta, da Juventus Foto: (Imago)
Thiago Motta não é unanimidade na Juventus Foto: (Imago)

Após um trabalho surpreendente no Bologna, Thiago Motta foi contratado pela Juventus para 2024/25 sob grandes expectativas. Com uma filosofia de jogo completamente diferente do antecessor Massimiliano Allegri, o técnico seria a cara de uma nova era da Velha Senhora.

Para isso, a diretoria não economizou na hora de contratar reforços que se encaixassem no perfil do ítalo-brasileiro. Entretanto, Thiago Motta ainda não é unanimidade entre os torcedores da Juventus.

Na última semana, a Juve foi eliminada nos playoffs da Champions League para o PSV, na prorrogação. Na Serie A, a equipe do treinador ítalo-brasileiro ocupa apenas a 4ª posição com 49 pontos em 26 rodadas — oito pontos atrás da líder Internazionale.

Entre as principais críticas ao trabalho de Thiago Motta, está o número excessivo de empates. No campeonato, por exemplo, a Juventus tem menos vitórias (12) do que empates (13).

A grande chance de título em 2024/25 era a Copa da Itália. Atuais campeões da competição, os Bianconeri eram favoritos diante do Empoli, que está na zona de rebaixamento da Serie A e não vence uma partida desde o dia oito de dezembro.

Esse cenário ajuda a explicar o descontentamento do técnico com a queda nas quartas de final. Como ainda restam 12 jogos no calendário da Juventus, o ítalo-brasileiro espera uma reação imediata de seus jogadores:

— Tem faltado atitude. A vontade de fazer as coisas. A nossa equipa não se pode dar ao luxo de criar muito pouco. Espero críticas bastante duras.

— Acho que os nossos torcedores foram, na verdade, bastante simpáticos conosco, considerando a exibição do 1º tempo. Espero uma reação imediata destes jogadores, porque tenho vergonha do que vi do meu time.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo