Meia holandês marca dois, Atalanta quebra tabu diante do Milan com virada e vai à semifinal da Copa Itália
Com dois gols de Koopmeiners, o Atalanta virou por 2 a 1 sobre o Milan em pleno San Siro
O Atalanta não tinha as odds a seu favor no confronto contra o Milan, pelas quartas de final da Copa da Itália, mas a equipe de Piero Gasperini não se acanhou diante do adversário mais forte. Os Nerazzurri foram até o San Siro, nesta quarta-feira (10), e venceram os donos da casa de virada, por 2 a 1, com dois gols de Koopmeiners, um deles de pênalti. Rafael Leão foi quem marcou para o lado rossonero.
O Atalanta vai encarar a Fiorentina na semifinal da competição. Também nestá quarta, a Lazio bateu a Roma e aguarda o vencedor do duelo entre Juventus e Frosinone, que medem forças nesta quinta-feira (11).
? PASSIAMO NOI!
We’re through to the semifinal! ✈️#MilanAtalanta 1-2 | FT #CoppaItalia #GoAtalantaGo ⚫️? pic.twitter.com/kfyf4x8VQR
— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) January 10, 2024
Atalanta bate favorito e quebra tabu de três anos
Tanto Milan e Atalanta chegaram para a partida desta quarta com bons resultados na bagagem pela Copa da Itália. No entanto, os milanistas era favoritos, principalmente após golearem o Cagliari por 4 a 1, enquanto a equipe azul e branca havia batido o Sassuolo por 3 a 1.
Além disso, o triunfo do Atalanta quebrou um tabu de três anos sem vencer o Milan. No retrospecto geral, as equipes se enfrentaram 140 vezes, sem contar a partida desta quarta. Eram 66 vitórias do Milan, 46 empates e apenas 28 resultados positivos para a equipe azul e branca.
Milan com casa cheia só fica no empate
O Milan teve casa cheia e foi incendiado pela sua torcida no início da partida. Até os 20 minutos de bola rolando, a equipe rubro-negra subiu suas linhas e marcou forte a saída dos visitantes.
Uma das melhores chances do time comandado por Stefano Pioli foi na jogada de Yunus Musah, aos 19 minutos. O meia, queridinho de Stefano Pioli, aproveitou um passe na medida e disparou uma bomba no alto do gol de Marco Carnesecchi. O arqueiro estava alerta e fez boa defesa.
O Milan seguiu com mais posse de bola, superior aos 60% ao longo da primeira etapa, mas só conseguiu abrir o placar depois dos 45, no talento de Rafael Leão.
Theo Hernandez subiu bem pela esquerda, quase chegou à linha de fundo, e tocou para trás para a chegada do atacante português, que bateu de primeira, da entrada da área, e acertou o canto direito do gol. Foi um golaço do camisa 10.
A felicidade do torcedor rossonero não durou muito. Antes do intervalo do primeiro tempo, o Atalanta empatou em um contra-ataque de muita velocidade. Koopmeiners, que tem sido o cara do ataque do nerazzurri, entrou em velocidade na área, após subida rápida dos companheiros, e aproveitou um passe curto para disparar contra a meta de Maignan.
Atalanta decide o placar no contragolpe
Depois de sofrer um empate relâmpago na etapa inicial, o Milan sabia que dependia de um gol para seguir vivo na Copa da Itália. Por isso, Pioli deixou o time mais aberto no segundo tempo. A estratégia não surtiu o efeito esperado, principalmente pela defesa compacta do Atalanta. No contra-ataque, o esquema custou caro.
Aos 13 minutos, mais uma vez Koopmeiners entrou em ação para definir o placar. Alejandro Jimenez fez falta dentro da área, e o árbitro Marco Di Bello estava de frente para o lance e marcou pênalti.
Por fim, Koopmeiners colocou os visitantes na frente – com direito a bola pra um lado e goleiro para o outro – ao chutar no canto esquerdo.