Cesc Fàbregas pode largar sensação italiana para assumir desafio na Bundesliga
Aos 37 anos, técnico espanhol faz boa campanha na volta do Como à Serie A e atrai interesse de clube alemão

Em sua primeira experiência como técnico, Cesc Fàbregas faz um bom trabalho no Como, que voltou à Serie A após 21 anos. Com a permanência na elite encaminhada, o comandante espanhol pode largar a sensação italiana para assumir um novo desafio na Bundesliga: o RB Leipzig.
Segundo o jornal “Leipziger Volkszeitung”, o clube alemão tem Fàbregas como opção favorita no mercado para suceder Marco Rose, demitido no final de março. Por ora, o Leipzig é comandado pelo interino Zsolt Löw.
O treinador de 37 anos é bem avaliado por nomes importantes do departamento de futebol do Grupo Red Bull, como Oliver Mintzlaff, CEO do conglomerado; Marcel Schäfer, diretor esportivo do RB Leipzig; e Jürgen Klopp, diretor global da empresa.
Outro detalhe importante é que Thierry Henry, ex-companheiro do espanhol no Arsenal e um dos sócios do Como, mantém excelentes contatos com o CEO da Red Bull desde seu envolvimento com o Red Bull New York, quando ainda era jogador.
A intenção do Leipzig é anunciar um novo treinador antes do início da próxima temporada. Além de Cesc Fàbregas, o grupo Red Bull monitora Oliver Glasner, do Crystal Palace, Alexander Blessin, do St. Pauli, e Roger Schmidt, livre no mercado após deixar o Benfica.
O RB Leipzig é o 5º colocado da Bundesliga com 45 pontos em 28 rodadas. A diferença para o G-4, que garante vaga na próxima Champions League, é de apenas um ponto. A equipe foi eliminada na semifinal da Copa da Alemanha para o Stuttgart no início de abril.
O Como de Fàbregas

Com passagens por Barcelona, Chelsea e Arsenal, Fàbregas também marcou época na seleção espanhola, onde fez mais de 100 jogos e foi campeão da Copa do Mundo, em 2010. Antes de pendurar as chuteiras, o meia esteve por último no Como, que tinha um projeto ambicioso.
Com os irmãos Robert e Michael Hartono — empresários indonésios bilionários — como sócios majoritários do clube, Henry e Fàbregas também investiram. Contudo, o espanhol resolveu assumir o Como na última temporada, ainda na segunda divisão.
O treinador foi vice-campeão da segunda divisão italiana e conquistou o acesso à Serie A. Para manter o Como na elite, reforços badalados foram contratados para o elenco de Cesc Fàbregas: o goleiro Pepe Reina, o lateral-esquerdo Alberto Moreno e o meias Sergi Roberto e Dele Alli são alguns exemplos.
E o técnico espanhol não tem passado tanto sufoco em 2024/25, já que ocupa a 13ª posição do campeonato com 33 pontos em 31 rodadas, nove pontos à frente do Empoli, que abre a zona de rebaixamento para a Serie B.