Dele Alli é recebido por time de Fabregas na Itália, mas técnico fecha as portas
Livre no mercado, Dele Alli não disputa uma partida há quase dois anos e vive momento complicado na carreira
Livre no mercado, Dele Alli foi convidado pelo Como, da Itália, para treinar no CT a partir de janeiro. Entretanto, o técnico Cesc Fàbregas fechou as portas para uma contratação do meia de 28 anos.
O inglês ainda se recupera de uma lesão após seu vínculo com o Everton ter encerrado em junho deste ano. A última vez que Alli entrou em campo foi em fevereiro de 2023. Desde então, o meia tem sofrido com diversos problemas físicos.
Ele esteve nas arquibancadas do estádio Giuseppe Sinigaglia no último domingo (15), durante a vitória do Como por 2 a 0 sobre a Roma, pela 16ª rodada da Serie A. Em coletiva, o treinador espanhol disponibilizou as instalações do clube para Dele Alli:
O que aconteceu com Dele Alli?
Cria das categorias de base do Milton Keynes, o meia surgiu como uma promessa do futebol inglês no Tottenham, em 2015. Em suas duas primeiras temporadas nos Spurs, Dele foi eleito o melhor jogador jovem do ano na Premier League.
O bom futebol levou o inglês à seleção, despontando como um dos principais jogadores do país. Entretanto, tudo começou a mudar a partir da temporada 2018/19, quando o meia não teve as mesmas boas atuações de outrora.
Com a chegada de José Mourinho ao Tottenham, em novembro de 2019, Dele Alli perdeu espaço entre os titulares. O treinador português deixou o cargo em abril de 2021, porém, o meia inglês não se recuperou esportivamente.
Em janeiro do ano seguinte, Alli se transferiu para o Everton, inicialmente de graça. Quando ele completasse 20 jogos pelos Toffees, os Spurs receberiam 12 milhões de euros (cerca de R$ 77,5 milhões na cotação atual), como noticiado à época pelo jornal “The Guardian”.
Contudo, o meia fez apenas 13 jogos pelo Everton desde então. Além do desempenho abaixo do esperado, o inglês não foi utilizado frequentemente pelos Toffees devido às lesões.
Na temporada 2022/23, Dele Alli foi emprestado ao Besiktas, onde também não se firmou. Na Turquia, o meia inglês sofreu um grave problema no quadril e precisou voltar para o Everton para se recuperar.
Ainda no ano passado, Dele desabafou sobre como os problemas pessoais afetaram sua trajetória no futebol. Em entrevista a Gary Neville, o meia expôs as lutas com sua saúde mental e o tratamento de um vício em pílulas para dormir.
O inglês ainda revelou que sofreu abuso sexual quando tinha 6 anos, além de ter traficado drogas durante sua infância. Aos 12, Dele Alli foi adotado e, dali para frente, perseguiu seus sonhos no futebol.
E o futuro?
Apesar de não ter mais contrato, o meia inglês vinha treinando no CT do Everton como parte do projeto de reabilitação de uma antiga contusão na coxa. Agora, a tendência é que Alli continue sua recuperação no Como.
Os Toffees têm interesse em fechar um vínculo de uma temporada com o meia, mas, para isso, o inglês deve primeiro aprimorar sua condição física. Ao cumprir o programa individual de treinos, Dele Alli será avaliado em atividades com o restante dos jogadores do Everton. A informação é do portal “The Athletic”.