Itália

Jovem volante argentino pode destravar ida de Douglas Luiz para Juventus

A serviço da Seleção Brasileira para a Copa América, Douglas Luiz está perto da Juventus, que vai realizar uma troca de jogadores

Enquanto está nos Estados Unidos com a seleção brasileira na preparação para a Copa América 2024, Douglas Luiz está próximo de se transferir para a Juventus. E apesar do negócio envolvendo o Aston Villa ter emperrado no início desta semana, a equipe italiana parece ter encontrado uma solução.

Para a negociação destravar, um volante argentino pode ser incluído na proposta da Juve para os Villans. Trata-se de Enzo Barrenechea, que passou a última temporada emprestado ao Frosinone.

Tudo começou quando a Juventus ofereceu Samuel Iling-Junior e Weston McKennie para o Aston Villa em troca de Douglas Luiz. Entretanto, o volante americano não chegou a um acordo sobre salários e comissões com os Villans.

Para que McKennie não seja o responsável por melar a transferência do brasileiro para a Premier League, a Velha Senhora decidiu substituí-lo por Barrenechea, segundo a imprensa italiana.

Foto: (IconSport) - Conheça Enzo Barrenechea
Foto: (IconSport) – Conheça Enzo Barrenechea

Além dos dois jogadores, a Juventus está disposta a pagar mais € 25 milhões (cerca de R$ 146,5 milhões) por Douglas Luiz, que inclusive já aceitou os termos para jogar na Serie A em 2024/25.

Quem é o argentino que pode destravar o negócio da Juventus?

Enzo Barrenechea é cria das categorias de base do Newell's Old Boys, que o vendeu para o Sion, em 2019. Dois anos depois, o volante argentino foi contratado pelo Juventus.

Sem muito espaço no time principal dos Bianconeri, Barrenechea foi emprestado no início de 2023/24. Apesar do rebaixamento do Frosinone para a segunda divisão italiana, o argentino de 23 anos foi titular do meio-campo.

Enzo Barrenechea pelo Frosinone em 2023/24

  • Jogos: 39 (36 pela Serie A e três pela Copa da Itália)
  • Gols: 1
  • Assistências: 1
  • Desarmes por partida: 1,8
  • Bolas recuperadas por partida: 6,4

Por que o Aston Villa decidiu vender Douglas Luiz?

Apesar de ser um dos grandes responsáveis pela ótima temporada do Aston Villa, Douglas Luiz será negociado com a Juventus devido às obrigações para com o fair play financeiro da Premier League.

Os Villans estão sendo investigados por possíveis violações das regras de lucro e sustentabilidade (PSRs) da liga, que limita o acúmulo de dívida dos clubes em um período de três anos. Cada time pode somar, no máximo, 105 milhões de libras no vermelho.

Aqueles que não respeitam o fair play financeiro são punidos. O Everton (duas vezes) e o Nottingham Forest, por exemplo, sofreram deduções de pontos na última temporada da Premier League.

Para não ter o mesmo destino, o Aston Villa precisa registrar lucros até o final deste mês. A melhor forma para fazer caixa é vender um de seus principais jogadores o mais rápido possível.

A Juve vê em Douglas Luiz uma opção de peso para Thiago Motta, que vai implementar uma nova filosofia de trabalho a partir da próxima temporada — e o volante brasileiro se encaixa nas ideias do treinador.

O impacto do volante no Aston Villa

Douglas Luiz foi um dos principais responsáveis por levar o Aston Villa de volta à Champions League após 41 anos. O impacto do volante brasileiro sob o comando de Unai Emery ilustra sua importância para os Villans.

Douglas Luiz pelo Aston Villa em 2023/24

  • Jogos: 53
  • Gols: 10
  • Assistências: 10

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo